14 alimentos que você pode replantar em casa
replantar-alimentacao-saudavel-hortas
foto: iStock, Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

14 alimentos que você pode replantar em casa

Redação em 17 de maio de 2016

Eis uma boa dica para economizar uma grana e ainda deixar sua dieta mais saudável: há uma série de alimentos que você compra uma vez e pode replantar quantas vezes desejar. Cenoura, alho e hortelã são algumas das comidas que, provavelmente, fazem parte do seu dia a a dia e poderiam ser cultivados em casa.

Além do dinheiro economizado, você garante que o alimento será cultivado sem agrotóxico e ainda deixa sua casa um pouco mais agradável — pés de alecrim, erva cidreira e manjericão, por exemplo, são super bonitinhos.

Leia também:
Aprenda a comprar, conservar e cozinhar suas hortaliças
Dicas simples e práticas para uma rotina saudável
Aprenda a produzir menos lixo mudando seus hábitos

A ideia de manter uma mini-horta em casa também tem tudo a ver com o conceito de permacultura. É uma filosofia criada pelos ecologistas Bill Mollison e David Holmgren, que trabalham com o tema desde a década de 1970 na Austrália. A permacultura fala sobre criar ambientes que interajam em harmonia com a natureza. Ela segue 12 princípios que explicamos nesse infográfico.

É claro que, para cultivar tais alimentos em casa, são necessários alguns cuidados básicos como irrigação, solar e outros pequenos fatores. O blog SOS Solteiros reuniu dicas para fazer a plantação caseira. Reproduzimos essas dicas na galeria abaixo.

 

abacaxi

Abacaxi: depois de comer a fruta, separe a “coroa” dela e mergulhe em um copo com água, que deve ser trocada periodicamente. Após algumas semanas, quando as raízes crescerem, plante-as em um vazo com terra (ela não deve ser nem muito úmida nem muito seca). Depois de um ano, mude a planta para um vazo maior e de melhor drenagem. foto: iStock, Getty Images.

aipo

Aipó ou salsão: basta deixar os dentes em uma vasilha de vidro com água que os brotos crescerão. foto: iStock, Getty Images.

alecrim

Alecrim: faça o mesmo processo inicial do manjericão e da hortelã. Quando surgirem as raízes, plante os galhos em um vazo também com furos em baixo. Dessa vez, deixe 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Nesse caso, não regue demais. Mas mantenha em local ensolarado. De vez em quando, corte os galhos e replante-os. foto: iStock, Getty Images.

alface-romana

Alface romana: pegue a cabeça da alface, coloque em uma vasilha. Troque a água sempre que necessário. foto: iStock, Getty Images.

alho-poro

Alho-Poró: brota facinho na água. Basta cortar o talo com a parte da raiz e colocar em um recipiente. Use dois palitos como aipó e deixe a água até o começo da raiz. Se for uma época de calor, replante em um vaso com terra preparada. foto: iStock, Getty Images.

alho

Alho: basta deixar os dentes em uma vasilha de vidro com água que os brotos crescerão. foto: iStock, Getty Images.

batata-doce

Batata-doce: deixe na água e, quando criar as raízes, passe para o vazo com terra preparada. Deixe sempre no sol e regue normalmente. foto: iStock, Getty Images.

caipim-limao

Capim-limão /Erva-cidreira: deixe na água e, quando criar as raízes, passe para o vazo com terra preparada. Deixe sempre no sol e regue normalmente. foto: iStock, Getty Images.

cebola

Cebola: use a mesma técnica da cebolinha. Quando as raízes aparecerem, coloque o sol em um vaso com terra e deixe-o no sol. foto: iStock, Getty Images.

cebolinha

Cebolinha: separe toda a parte branca e um pequeno pedaço da verde.Coloque em um copo com água suficiente para cobrir o trecho branco. Deixe o recipiente em um ambiente ensolarado. Em poucos dias ela crescerá. Não se esqueça de trocar a água todos os dias. foto: iStock, Getty Images.

cenoura

Cenoura: também não precisa se replantada. Pegue a cabeça da cenoura, que muitos jogam foram, e coloque-as em uma vasilha com água até a metade. Em até 15 dias elas começam a brotar. foto: iStock, Getty Images.

gengibre

Gengibre: escolha uma raiz fresca e deixe em um pote com água morna durante uma noite. No dia seguinte, enterre-a em um vazo grande e profundo, deixando o broto fora da superfície. foto: iStock, Getty Images.

hortela

Hortelã: corte alguns talos mais saudáveis, retire as folhas da parte de baixo, coloque em um recipiente com água (lembre-se de trocá-la diariamente). Quando as raízes aoarecerem, transfira para um vazo com terra e buracos embaixo.foto: iStock, Getty Images.

manjericao

Manjericão: separe seis hastes, corte-as entre 10 cm e 15 cm, pegue as melhores, tire as folhas inferiores e as flores.Deixe apenas algumas folhas superiores. Coloque em um copo de vidro cheio de água até a metade.Troque a água todos os dias. Quando as raízes tiverem com mais ou menos 2 cm. Ai é só replantar em um vaso médio ou grande e deixe no sol. foto: iStock, Getty Images

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence