Formas de lutar contra o aquecimento global segundo Al Gore
al gore
Foto: Divulgação
Sustentabilidade > Em Casa

4 formas de lutar contra o aquecimento global segundo Al Gore

Débora Stevaux em 16 de agosto de 2017

Quando se fala em aquecimento global, muita gente acredita que um planeta devastado pelas mudanças climáticas é um cenário bem distante, mas isso não é verdade. Em diferentes cantos do mundo, já estamos vivendo e sentindo na pele seus efeitos.

Em todo o mundo, o nível das águas do mar já aumentou 50% somente nas duas últimas décadas, segundo dados divulgados pelo Fórum Econômico Mundial. Seja no estado norte-americano da Califórnia, ou no Vietnã, país do sudeste asiático, o cenário é o mesmo: ambos tiveram as temperaturas mais altas registradas em toda a sua história recentemente.

LEIA MAIS
Como parar o aquecimento global? Livro reúne todas alternativas
LEIA MAIS
5 inovações que podem ajudar no combate contra as mudanças climáticas

No Brasil, as notícias também não são animadoras, muito pelo contrário: uma pesquisa inédita desenvolvida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMT) mapeou o risco de perda de solo pela mudança no regime de chuvas: o aquecimento global pode dobrar o processo erosivo das terras do Sul do país até 2099. O estado é alarmante: se não começarmos a agir agora, em três anos, o aquecimento global se tornará completamente irreversível, também segundo levantamento do Fórum Econômico Mundial.

Há mais de dez anos, o ex-candidato à presidência dos Estados Unidos e vencedor do Prêmio Nobel da Paz do ano de 2007, Al Gore, lançou em parceria com o cineasta norte-americano Davis Guggenheim, o documentário “An Inconvenient Truth”, que em livre tradução para a língua portuguesa significa “Uma Verdade Inconveniente”. Vencedor do Oscar na categoria de Melhor Documentário, o filme busca sensibilizar e conscientizar o público e os principais órgãos internacionais sobre os desastres climáticos. O saldo foi positivo não só em termos financeiros — o filme arrecadou cerca de US$ 49 milhões nas bilheterias de todo o mundo. Hoje, sua exibição é praticamente obrigatória nas salas de aula quando o assunto é aquecimento global.

Mas além da teoria, como podemos agir?

Segundo Al Gore, a saída é apenas uma: educação ecológica. Não por acaso, o ex-político agora se dedica à produção de um novo filme, sequência de seu primeiro documentário, “An Inconvenient Sequel: Truth to Power”, que abordará as questões ecológicas sob o espectro do cenário político americano. Em recente entrevista concedida ao portal Futurism, o ecologista que agora condena a decisão do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país do Acordo de Paris, e não hesita em afirmar que os novos rumos são “imprudentes e indefensáveis”.

Entretanto, toda e qualquer grande mudança começa no micro, para então, atingir o macro, e quando se trata de atitudes contra o aquecimento global, essa regra não muda. Portanto, listamos quatro formas para começar a colocar a mão na massa segundo Al Gore.

4 formas de lutar contra o aquecimento global segundo Al Gore

1) Procure saber e fale sobre o assunto

Pode parecer bobagem para alguns ou até mesmo algo muito banal, mas a questão é: qualquer processo de conscientização começa assim — por meio do acesso à informação. Por isso, busque saber e compartilhe com seus amigos, familiares, colegas de trabalho e não tenha medo de falar. “As pessoas às vezes sentem que é difícil falar sobre a crise climática, mas quanto mais você sabe, quanto mais confiante estiver, mais fácil será falar sobre isso com aqueles que estão à sua volta”, explica em entrevista ao site Futurism.

2) Consuma produtos eco-friendly

Uma vez que fazemos parte desta engrenagem desenfreada de consumo de uma sociedade capitalista, fazer escolhas que minimizam o nosso impacto na Terra é muito importante. Afinal, não deixaremos de consumir, mas e se consumirmos produtos de empresas que buscam repensar e diminuir seus impactos na natureza? “Quando você entrar no mercado, escolha a alternativa mais amigável ao meio ambiente”, completa. E o conselho vale tanto para produtos de beleza, quanto para mantimentos básicos para a alimentação, passando por legumes e verduras. Você pagará um pouquinho mais caro, é verdade. Mas pense bem: antes pagar alguns reais a mais agora do que um alto preço lá na frente, concorda?

3) Use menos carro

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) apontou que os carros são responsáveis por 72,6% da emissão de gases do efeito estufa. Conhecidos pela sigla GEE, fazem parte o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, clorofluorcarbonos e ozônio e são os principais catalisadores do aquecimento global.

Logo, não é à toa que uma das dicas de Al Gore é que usemos cada vez menos automóveis como meio de transporte. Bicicleta, transporte público e até mesmo aplicativos de carona são uma boa saída. E não é só meio ambiente que agradece, o seu bolso também.

Além disso, quanto mais pessoas forem adeptas de outros meios de deslocamento que não o carro, mais clara será a mensagem em termos de gestão urbana: investimentos na área de infraestrutura de ciclovias e transporte público precisam ser repensados para acompanhar essa nova mentalidade.

4) Fique de olho nas propostas dos políticos

Afinal de contas, eles estão lá para representar os nossos interesses e demandas. Portanto, é fundamental que eles saibam que é importante para nós que essas questões façam parte de suas agendas e propostas, tanto em nível municipal, quanto estadual e nacional.

Lembrar em quem votamos e levarmos a sério o nosso poder de representatividade é essencial. “Deixe os candidatos pedir seus votos e saberem que isso é importante para você”, e finaliza: “Juntos nós podemos, e vamos ganhar isso.”

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence