9 dicas para uma alimentação saudável sem gastar muito tempo
alimentação saudável
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

9 dicas para uma alimentação saudável sem gastar muito tempo ou dinheiro

Camila Luz em 26 de julho de 2016

Manter uma alimentação saudável e cozinhar deliciosas refeições em casa não é tão fácil e exige tempo. Prático mesmo é ir ao supermercado e comprar lasanhas congeladas e pacotes de salgadinhos. Certo? Errado! Seguindo alguns truques e dicas, é possível ter alimentos que fazem bem à saúde sempre à disposição.

Com a programação certa, é possível ter alimentação saudável todos os dias da semana sem se esforçar muito. Tirar um tempo no domingo para preparar refeições para a semana toda economiza tempo no dia a dia e torna a rotina mais prática. Para substituir lanches cheios de conservantes e calorias, como salgadinhos e bolachas recheadas, basta preparar pacotinhos de mix de castanhas ou cenourinhas.

Alimentação saudável sem dor de cabeça

1 – Se planeje

Planejar sua rotina de alimentação envolve dois passos: comprar os produtos certos no mercado e preparar com antecedência o que for comer durante a semana.

Antes de ir ao supermercado, faça uma lista tendo em mente quais refeições pretende preparar, além de frutas, mix de castanhas e outros alimentos para comer nos intervalos. Com tudo anotado, você não irá se esquecer de nenhum item importante que poderia afetar todo o seu planejamento. Isso também evita comprar o que é desnecessário por impulso.

Com os alimentos em mãos e já em casa, tire parte do domingo para preparar o que irá comer durante a semana. Você pode fazer refeições completas e congelá-las em sacos ou potes, que podem ser lavados e reaproveitados.

É possível congelar a comida prontinha para ser consumida, ou congelar os ingredientes já picados e prontos para cozinhar.

via GIPHY

2 – Faça o dobro

Quando estiver preparando refeições que não planeja comer por dias seguidos, como pão de queijo, pão caseiro, hambúrguer, molho de tomate, cookie ou arroz, faça o dobro e congele. Dessa forma, quando a larica bater, basta tirar do congelador e colocar no forno ou no fogão.

3 – Lave, corte e armazene vegetais para a semana toda, e coma um pouco em todas as refeições

Acrescentar vegetais em todas as refeições é uma forma de comer saudável sempre. Para tornar essa rotina mais prática, basta lavar e cortar o suficiente para comer a semana toda. Depois, guarde em potinhos e coloque na geladeira ou no congelador, de acordo com o tempo que for demorar para comer.

via GIPHY

Leia mais:
Série de livros ensina a identificar cogumelos comestíveis
Aplicativos auxiliam a plantar uma horta em casa
14 alimentos que você pode replantar em casa

4 – Tenha snacks saudáveis sempre à mão

Cenouras em saquinhos ou mix de castanhas são boas opções para fazer um lanche entre refeições. Isso evita que você fique de estômago vazio, o que é prejudicial ao organismo, podendo causar gastrite e outros problemas de saúde. Além disso, você não irá sentir o impulso de devorar um pacote de bolachas recheadas quando a fome bater.

via GIPHY

5 – Coloque comidas saudáveis na parte da frente da geladeira

Assim que a porta da geladeira abrir, tenha certeza de que comidas saudáveis apareçam primeiro. Se a barra de chocolate estiver à vista, ela provavelmente irá chamar mais atenção do que as frutas que ficam escondidas dentro da gaveta.

6 – Congele ervas frescas

Manjericão, por exemplo, estraga muito rápido. Nada é mais frustrante do que comprar aquele ramo bem bonito de alguma erva e tempero e jogar tudo no lixo em poucos dias. Para evitar esse desperdício, coloque as ervas em uma forminha de gelo com um pouco de água e congele. Quando quiser usar, basta tirar do congelador e colocar o tempero direto na comida.

7 – Substitua a sobremesa por uma fruta

Fruta não é sobremesa, mas é mais saudável e pode ser tão gostosa quanto. A dica é escolher as que você mais gosta, para deixar a refeição mais agradável. Se não curte banana, troque por morango. Mesmo que saia um pouco mais caro, vale a pena.

via GIPHY

8 – Cozinhe grãos com antecedência

Feijão, quinoa, grão de bico e outras leguminosas são super nutritivas e fazem parte da culinária saudável. Para garanti-las sempre em suas refeições, cozinhe tudo com antecedência e guarde na geladeira, pois irão durar cerca de dez dias.

9 – Compre à granel

Geralmente, comprar vegetais, grãos e até carne à granel é a melhor forma de reduzir gastos. Mas isso também pode ser um jeito de fazer compras mais rápido, pois o tempo gasto escolhendo os alimentos é menor. Basta dizer a quantidade ao feirante e ele irá te entregar tudo em saquinhos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence