Aplicativos ajudam a fazer e cuidar da sua horta em casa
Apps para plantar em casa
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Aplicativos auxiliam a plantar uma horta em casa

Camila Luz em 24 de maio de 2016

Cultivar horta em casa pode ser uma tarefa desafiadora. É preciso fornecer a quantidade correta de água, luz e nutrientes, além de controlar pragas. Há aplicativos que oferecem dicas e auxiliam quem deseja plantar seus próprios alimentos.

Se estiver em dúvida quanto a iniciar ou não uma horta doméstica, lembre-se de que ela te fornecerá alimentos frescos. Todo grande chef de cozinha sabe que esses produtos, principalmente os orgânicos, fazem diferença no sabor de uma refeição.

Leia mais:
14 alimentos que você pode replantar em casa
Aprenda a comprar, conservar e cozinhar suas hortaliças

Além disso, é uma forma de economizar, já que supermercados podem vender orgânicos por preços altos. Caso sua horta seja bem cultivada e renda frutos em grande quantidade, será possível usá-la como fonte de renda, por meio da venda dos excedentes.

Ainda não está convencido? Conheça os aplicativos abaixo e descubra que plantar uma horta em casa pode ser simples:

Aplicativos para plantar uma horta em casa

Minha Horta

screenshot aplicativo

Minha Horta App Foto: Dilvugação

Desenvolvido pela Casa do Aplicativo, ensina a cultivar 18 alimentos, como manjericão, rúcula, salsa, cenoura, beterraba e alho. Há uma descrição de cada um deles, resumindo seus benefícios para o corpo, como quantidade de vitaminas e minerais.

O app também disponibiliza um calendário para cada produto, indicando qual é a época certa para semear, plantar e colher. Há, ainda, dicas úteis.  No caso do alface, por exemplo, o solo deve ser mantido sempre úmido e deve ficar em local que tenha boa exposição solar. Já a ervilha precisa ficar em terra mais seca no início de seu desenvolvimento. Quando a planta florescer e as vagens começarem a inchar, é preciso regar bastante.

Minha Horta fornece dicas de consumo para cada um dos alimentos. Você sabia que o tomilho é um ótimo tempero para carnes, além de ser bastante usado na preparação de azeites e vinagres aromatizados? Disponível na App Store e Google Play.

Plantit

screenshot aplicativo

Plantit App Foto: Divulgação

O aplicativo foi desenvolvido pela companhia Plantit Hortas Ecológicas, que se baseou nos princípios da agricultura biológica. Esse modo de produção tem como objetivo gerar alimentos saudáveis, de alta qualidade e que causem impactos positivos no ecossistema.

Funciona de forma semelhante ao Minha Horta. Há resumos sobre os alimentos, calendários para cada um deles e dicas úteis.

Vinte e oito espécies estão disponíveis, como brócolis, couve, espinafre e morango. O aplicativo também dá dicas de consumo e ensina a controlar pragas de forma natural. Disponível na App Store e na Google Play.

Guia Salad

Foi desenvolvido pela rede de alimentação consciente Salad. No aplicativo, é possível baixar um manual prático que ensina a plantar e cultivar a própria horta orgânica.

O guia explica quais são as ferramentas necessárias, como terra adubada, pá e regador. Depois, dá dicas sobre umidade e rega, locais para plantar cada espécie e como controlar insetos e doenças. Plantas como alecrim, hortelã e coentro auxiliam na prevenção de pragas, por exemplo.

O aplicativo ainda dá informações específicas sobre os alimentos, como quantidade de sol necessária, e mostra o que fazer com eles. Você sabia que o hortelã é eficiente contra enjoos e auxilia na digestão? O Guia Salad ainda disponibiliza outros guias, com dicas de detox e de receitas. Disponível na App Store e Google Play.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence