Rótulos, tipos de pele e bons hábitos: aprenda a hidratar o rosto
hidratar o rosto
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Rótulos, tipos de pele e preço: aprenda a escolher seu hidratante para o rosto

Camila Luz em 1 de dezembro de 2016
Dra Christiane Gonzaga, dermatologista. Foto: Divulgação

Dra Christiane Gonzaga, dermatologista. Foto: Divulgação

Cuidar bem da cútis e hidratar o rosto não significa ir até a farmácia e comprar o creme da marca mais cara. Para evitar espinhas, ressecamento, alergias e as temidas marcas de expressão, é preciso consultar um dermatologista que saberá identificar seu tipo de pele e indicar o tratamento adequado.

Hoje, pipocam no YouTube canais sobre beleza nos quais influenciadoras dão inúmeras dicas de cosméticos que prometem a pele de seda. Essas dicas podem ser válidas, mas consultar um especialista com regularidade é importante para manter a saúde da pele e evitar gastar dinheiro à toa. Segundo a dermatologista Christiane Gonzaga, não consultá-lo pode causar problemas de pele, como alergias e acne. “Escolher o hidratante correto para o seu tipo de pele é ideal para mantê-la sempre saudável”, ensina.

LEIA MAIS
Nyle Ferrari fala sobre beleza natural e perigos dos cosméticos tradicionais

Há inúmeras opções de cremes para hidratar o rosto disponíveis no mercado. A primeira dica é aprender a ler os rótulos: muitos produtos prometem maravilhas na embalagem e estampam em letras grandes que contêm ingredientes como aveia e mel, conhecidos por suas propriedades hidratantes. No entanto, se você ler com cuidado as letrinhas pequenas que ficam no verso, poderá descobrir que a quantidade desses ingredientes na fórmula é mínima. Também é preciso ficar atento à componentes aos quais você pode ser alérgico, como o glúten.

Para ajudar a escolher a melhor forma de hidratar o rosto, Christiane dá algumas dicas básicas que não devem ser ignoradas:

Hidratar o rosto com segurança

Preço importa?

“O preço não interfere na qualidade do produto. O ideal é analisar a qualidade do hidratante pelos ativos presentes, sempre atento também à data de validade do hidratante. É muito importante ficar atento à validade, pois essa costuma ser uma das grandes causas de alergias”.

Quais detalhes do rótulo são importantes?

“Para pessoas que possuem pele mista e oleosa, é muito importante atentar para os hidratantes oil free, que não estimulem ainda mais a produção de oleosidade da pele. Os hidratantes em gel são os mais indicados para esse tipo de pele. Para pessoas com peles sensíveis, também é recomendado evitar hidratantes com perfumes e corantes, que podem causar reações indesejadas”.

Quais podem ser as vantagens de usar produtos naturais, sem substâncias químicas?

“Para pessoas com peles sensíveis, hidratantes naturais podem ser a solução para uma hidratação sem descamação, vermelhidão e alergias. No entanto, em alguns casos, os hidratantes naturais são apenas complementos nos cuidados com a pele, sendo necessários ativos mais concentrados para uma melhor hidratação”.

Se você for adepto dos produtos naturais para hidratar o rosto, Christiane indica o uso das máscaras de argila, um dos melhores ingredientes naturais para cuidar da pele.

Quais outros cuidados com a pele são necessários para mantê-la sempre saudável?

Usar bons cremes não é suficiente para manter a hidratação do rosto e a saúde da pele. Christiane indica os bons hábitos diários fundamentais: “Beber muita água, no mínimo dois litros por dia, é muito importante para manter a pele saudável e hidratada. Além disso, aplicar o filtro solar, com fator mínimo de 30FPS, duas vezes ao dia, é um hábito importante para manter a cútis saudável e jovem. Não esqueça também de remover muito bem a maquiagem antes de dormir, pois a má remoção das impurezas pode deixar a pele mais ressecada, oleosa e envelhecida”.

A partir de qual idade é preciso investir nos cremes anti-rugas?

Hidratantes anti-envelhecimento podem custar mais caro. Se essa é a sua preocupação, Christiane aconselha: “A partir dos 30 já pode ser recomendada a utilização de hidratantes anti-idade, mas isso vai variar de pessoa para pessoa. É sempre importante procurar um dermatologista, pois ele irá indicar o melhor hidratante para a pele de cada mulher, que trará resultados mais efetivos no combate às rugas, linhas de expressão e linhas finas”.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence