Como produzir menos lixo mudando seus hábitos
iStock_000024673095_Full-canna-2
Foto: Istock, Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Aprenda a produzir menos lixo mudando seus hábitos

Redação em 18 de abril de 2016

Em tempos de escassez de recursos naturais, produzir menos lixo é essencial. Consumir menos ou priorizar produtos que não agridam o meio ambiente são boas soluções que podem ser adotadas na rotina de qualquer pessoa.

Hoje, o número de marcas que trabalham com linhas mais sustentáveis está crescendo. São empresas de diferentes segmentos, como moda, alimentação e beleza. No entanto, iniciativas individuais também fazem a diferença e são parte de um estilo de vida consciente.

O que é viver com consciência?

Para Fernanda Cannalonga, fundadora da marca vegana de bolsas e acessórios Canna, viver com consciência é saber do impacto de suas escolhas. “Quando temos consciência, dificilmente conseguimos ficar parados. Saímos do lugar comum, começamos a questionar tudo”, explica.

Produzir menos lixo é uma forma de preservar a natureza, já que poucos elementos são extraídos da dela e, além disso, menos resquícios poluentes são emitidos.

 

mulher encostada em parede branca com plantas

Fernanda Cannalonga distribui conhecimento sobre escolhas e mudança de vida internet afora. Foto: Arquivo Pessoal

 

Para mim, esse é um movimento que está em todas as esferas da vida, na alimentação, na moda, na beleza, no transporte e nos relacionamentos. Não tem como colocar cada cenário em uma caixinha. Está tudo interligado.

Como produzir menos lixo

Não se engane: viver de maneira sustentável não é fácil, exige aprendizado e disposição.

Fernanda conta que, em casa, trocou os guardanapos de papel pelos de pano, plantou uma mini horta para produzir temperos e evitar mais embalagens, reutiliza tecidos, usa sobras de legumes para fazer caldos e ainda produz parte dos dos seus próprios cosméticos.

mesa de mármore com ingredientes para fazer cosméticos naturais

Além de ensinar a produzir menos lixo, Fernanda também ensina a produzir cosméticos naturais

Na rua, a história é parecida. Leva sua própria garrafa de água, carrega guardanapo e lenço de pano, recusa canudinhos, e toma outras pequenas ações que, no final das contas, evitam enorme volume de lixo.

A reciclagem é indispensável. Caso a sua rua não tenha coleta de lixo reciclável, vale a pena descartá-lo em algum dos locais cadastrados pela prefeitura da sua cidade. Em São Paulo, por exemplo, existem os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), cujos endereços estão disponíveis no próprio site da prefeitura.

Reutilize e Compre Menos

Outra boa dica é prestar atenção na hora de comprar os produtos de limpeza. Os supermercados oferecem uma grande variedade com diferentes finalidades, como limpar a pia, o fogão e o piso. É possível usar um único limpador para todos os fins. Também há a possibilidade de você mesmo fabricá-lo em casa, com vinagre. Aposte ainda em embalagens grandes, evitando a compra de várias menores.

Os criativos podem deixar a imaginação bem solta e reutilizar embalagens que iriam para o lixo. Pegue alguma embalagem descartável e utilize a sobra de tecidos para fazer objetos úteis, como vasos e potes de mantimentos.

#vailaSP

Quem deseja adotar um estilo de vida consciente e produzir menos lixo precisa conhecer o perfil de Instagram @vailasp. O projeto foi criado em 2012, pela Contente. Em 2016, com a colaboração de Cannalonga, passou por uma reformulação.

Segundo Fernanda, o objetivo do projeto reformulado é “repensar nossa relação com a cidade e mostrar que é possível comprar pão do vizinho, contribuir com uma hora colaborativa, consumir de pequenas marcas. Tudo isso sem precisar deixar de lado lazer e desejo”.

Siga o @vailasp no Instagram e conte para a gente se você já está produzindo menos lixo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence