Árvores frutíferas para cultivar dentro do seu apartamento
árvores frutíferas
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Árvores frutíferas para cultivar dentro do seu apartamento

Camila Luz em 10 de novembro de 2016

Em tempos de vida em apartamento, cultivar árvores frutíferas em casa para colher alimentos fresquinhos parece impensável. Mas algumas espécies, como a pera e o limão siciliano, podem ser cultivadas na varanda ou em outro local que tenha sol, desde que recebam os cuidados básicos necessários.

Se você tem varanda, jardim de inverno ou janela ampla (mas ampla mesmo, daquelas que ocupam quase a parede toda), é possível cultivar árvores frutíferas que crescem em vasos. A maioria das plantas produtoras de frutos são árvores ou arbustos que devem ser plantadas em base profunda e nutritiva, em vasos de pedra ou argila.

A base deve ser preparada com material de drenagem (pedras ou cascalho), terra e composto orgânico, que pode ser feito em casa usando uma composteira orgânica caseira. Regar e podar com frequência, de acordo com a exigência de cada espécie, também é preciso.

Cada espécie de árvore frutífera precisa de cuidados específicos para que se desenvolva de forma correta. A pera, por exemplo, exige uma mistura de terra, substrato e esterco e deve ser plantada em solo profundo e bem-drenado. Para frutificar, requer climas quentes e deve estar posicionada em local ensolarado.

Já o limão siciliano deve ser cultivado em temperaturas mais amenas, que girem em torno dos 15ºC. O vaso deve conter mistura de terra e adubo orgânico sempre úmida. Nesse caso, ficar atento à falta ou excesso de água é preciso.

Leia mais:
Aplicativos ajudam a plantar uma horta em casa
14 alimentos que você pode replantar em casa
Aprenda a comprar, conservar e cozinhar suas hortaliças

Cultivar árvores frutíferas em casa é uma forma de ter alimentos frescos e orgânicos sempre disponíveis, mantendo alimentação mais balanceada e saudável. Para refeições mais completas, também é possível plantar horta em casa com ervas, temperos e vegetais.

Veja, na galeria abaixo, quais outras espécies de árvores frutíferas podem ser cultivadas no conforto do seu apartamento e com espaço reduzido:

árvores frutíferas

Pera Foto: Istock/Getty Images

árvores frutíferas

Uva Foto: Istock/Getty Images

árvores frutíferas

Amora Foto: Istock/Getty Images

árvores frutíferas

Pêssego Foto: Istock/Getty Images

árvores frutíferas

Morango Foto: Istock/Getty Images

árvores frutíferas

Cereja Foto: Istock/Getty Images

árvores frutíferas

Abacate Foto: Istock/Getty Images

árvores frutíferas

Figo Foto: Istock/Getty Images

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence