Principais benefícios de ter plantas em casa
iStock_000077505289_Large plantas em casa
Foto: iStock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Os principais benefícios de ter plantas em casa

Diana Assennato em 27 de abril de 2016

Ter plantas em casa não é só uma maneira de decorar o ambiente. Elas podem trazer muitos outros benefícios, como melhorar a qualidade do ar e fazer a manutenção da temperatura.

Usar as plantas como decoração também é uma maneira de deixar a casa mais convidativa e aconchegante. A sensação de bem-estar causada por um ambiente agradável pode reduzir o estresse e até melhorar a saúde mental.

É possível ter diferentes tipos de plantas em casa, como palmeiras, samambaias e flores. A orquídea é considerada sofisticada. O girassol, por outro lado, é alegre e traz cor e energia para ambientes que estão precisando de um astral melhor.

Além desses benefícios bastante conhecidos, ter plantas em casa pode ajudar de outras maneiras. Listamos algumas:

Benefícios de ter plantas em casa

Plantas ajudam a respirar melhor: Quando respiramos, inalamos oxigênio e exalamos gás carbônico. As plantas, na fotossíntese, fazem o contrário. Quando estamos no mesmo ambiente que uma planta, respiramos um ar mais rico em oxigênio.

Mas há um porém: durante a noite, como não há luz para a fotossíntese, muitas plantas absorvem oxigênio e liberam gás carbônico. Por isso, se for colocar plantas no quarto, opte por orquídeas ou bromélias, que liberam oxigênio mesmo durante a noite.

Plantas deixam o ar mais úmido: Toda planta transpira ao absorver a água da terra onde está fixada. Esse líquido evapora e deixa o ar mais úmido. Em períodos de seca, isso ajuda a evitar doenças como a gripe, pois a falta de umidade propicia a entrada de organismos estranhos no nosso corpo. Além disso, o ar com baixa umidade provoca irritação nos olhos e no nariz e deixa a pele ressecada.

Ajudam no processo de cura de doenças: O estudo publicado pelo centro de pesquisa norte-americano National Center for Biotechnology Information afirma que levar plantas para pacientes internados no hospital pode ser mais do que uma gentileza. Estar em contato com flores durante o período de recuperação pode reduzir níveis de estresse e ansiedade, diminuindo os riscos de pressão alta.

O estudo foi feito com 90 pacientes em recuperação de uma hemorroidectomia, uma cirurgia para tratar hemorróidas. Os pacientes que receberam plantas em seus quartos apresentaram recuperação melhor.

Leia mais: Jardinagem: uma poderosa forma de terapia

Além disso, cuidar de plantas pode funcionar como uma terapia para pacientes que passaram por problemas de saúde e procedimentos médicos complicados.

Plantas purificam o ar: Absorvem gases poluidores do ambiente, com monóxido de carbono e metanol. Esses gases são expelidos por carros e indústrias e reduzem a qualidade do ar. Viver cercado de plantas pode te ajudar a respirar um ar mais saudável.

O que o Feng Shui diz

A filosofia oriental Feng Shui diz que plantas são sinônimo de vida, crescimento e abundância. Cada espécie traz vantagens específicas. Se você é um adepto do movimento para organizar seus móveis, veja essas dicas:

  • As plantas verdes trazem paz, harmonia, equilíbrio e segurança. As que possuem tronco, prosperidade e saúde;
  • As plantas que são pontudas, como cactos, devem ser colocadas na janela, para proteger a casa;
  • No quarto, invista em flores. As vermelhas aumentam a paixão e as brancas evitam desentendimentos;
  • Flores lilás trazem calma e serenidade

Quais plantas você tem em casa? Você cuida direitinho delas? Conte para nós.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence