Como consumir menos roupas: conheça a Roupateca, Entre Nós
roupateca
Foto: Reprodução/Facebook
Sustentabilidade > Em Casa

“Vestir também é um ato político”: conheça a nova Roupateca

Diana Assennato em 11 de outubro de 2016

Comprar verde, comprar orgânico, comprar fair trade e comprar “de quem faz” são tendências de consumo dos últimos anos, mas ainda envolvem acumular coisas e pagar pela sua posse.

Daniela Ribeiro sentada e Nathália Roberto em pé

Daniela Ribeiro e Nathália Roberto. Foto: Divulgação

Essa ideia de que podemos comprar transformações sociais a partir daquilo que escolhemos consumir é real, se o problema não fosse um pouco mais grave quando falamos da indústria da moda. Neste caso, o simples ato de comprar já é reafirmar um modelo cheio de falhas onde muitos saem perdendo.

Mas porque você precisa necessariamente comprar tudo o que você tem desejo de usar? Lema da Nova Economia, a fórmula ACESSO > POSSE também é a bandeira da Roupateca, Entre Nós, um guarda-roupa compartilhado entre pessoas e marcas que funciona por assinatura mensal.

Recentemente re-inaugurada pelas mãos dos empresários Daniela Ribeiro, Nathalia Roberto e Rodrigo Leal, a Roupateca, Entre Nós propõe uma alternativa ao consumo desenfreado de roupas através do reuso do que já temos disponível no mundo. É simples, mas transformador. Nathalia explica:

“O que queremos é convidar as pessoas para assumir o vestir também como um ato político. Um ato de amor, que, aqui Entre Nós, fazemos em rede, de forma coletiva.”

A multiplicação da Nova Economia

Sim, você já ouviu falar deste conceito antes por aqui. Em abril contamos a história da House of Bubbles e o seu esquema de assinatura de roupas, também chamada “Roupateca”. O projeto beta da Roupateca foi uma aposta entre o empresário da economia colaborativa Wolfgang Menke e as sócias Nathália Roberto e Daniela Ribeiro, que testaram esse modelo nas casas colaborativas de Pinheiros, em São Paulo.

Durante o período beta, Wolf percebeu um potencial enorme e m envolver marcas de peso interessadas em entender mais o desejo de moda de uma juventude que compra cada vez menos. Por conta da diversidade de pessoas que passam nas “Houses de Pinheiros“, Wolf também quis incluir no seu projeto a curadoria de influenciadores de estilos, tamanhos e públicos diferentes para criar um guarda-roupa realmente plural e democrático.

Por outro lado, Daniela e Nathalia alimentavam ainda mais uma inquietação antiga: a de gerar cada vez mais desejo em mulheres que são foco da indústria do fast fashion por um serviço de compartilhamento que se baseia em acesso, e não em posse. Formar um público politizado sobre o que veste. Por isso em setembro deste ano as iniciativas se dividiram e tomaram rumos complementares.

O que significa consumir menos

Já falamos antes sobre como o fast fashion está destruindo o mundo. De fato, a indústria têxtil é a segunda que mais polui com maiores desperdícios de água: é preciso 10.000 litros de água para produzir 1 calça jeans.

Leia também:
Aplicativo ensina a ter estilo e comprar menos
Países africanos não querem mais roupas doadas de outros países
Oficinas ensinam a fabricar e customizar roupas em SP

Em seu site, as sócias provocam um novo discurso:

“Todas as decisões que envolvem o vestir tocam a vida de muitas pessoas, de muitas cadeias e de universos tanto particulares quanto globais. Desejar, comprar, usar e enjoar. Cada etapa é permeada por escolhas estéticas e financeiras que nem sempre são feitas com plena consciência. E tudo bem. Mas se o nosso guarda-roupa é um reflexo de quem somos, é também de como somos no mundo.

Na Roupateca, Entre Nós, as pessoas, juntas, em rede, são mais importantes que a roupa que consomem. Pessoas e marcas nos ajudam a construir um acervo vivo, com peças de qualidade e atemporais, que carregam informação de moda e beleza, mas também trazem conexões. Este acesso passa a nos conectar com todos os pontos da cadeia, e nos permite escrever um novo pedaço dessa história. Inclusive da nossa.

E você? Dividiria o seu guarda-roupa com estranhos?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence