Economia e sustentabilidade: veja como fazer um Eco-Cooler
Eco-cooler
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Como fazer o Eco-Cooler, um ar-condicionado sem eletricidade

Pedro Katchborian em 7 de dezembro de 2016

Vem chegando o verão: a partir do dia 22 de dezembro, a estação mais quente do ano dá as caras no hemisfério sul. Para fugir do calor, há uma opção muito mais econômica do que os tradicionais ar-condicionados elétricos. Criado pelo inventor Ashis Paul, o Eco-Cooler é um ar-condicionado que não usa a eletricidade. O equipamento foi desenvolvido para amenizar a situação de Bangladesh, país asiático que sofre com temperaturas que ultrapassam os 45ºC no verão. Para se ter uma ideia, o recorde climático do Brasil é de 44,7ºC, em Bom Jesus, no Piauí, em 2005.

eco-cooler

Foto: Reprodução

O Eco-Cooler usa um princípio científico para funcionar e, segundo testes, pode diminuir a temperatura ambiente em até 5ºC. Para explicar como o equipamento funciona, o vídeo de divulgação sugere um simples teste: experimente aspirar ar pela boca aberta em nossas mãos fechadas. O ar sai quente. Mas se você fizer a mesma ação em posição de sopro, o ar sai mais frio. Utilizando garrafas pet e papelão, o Eco-Cooler faz o mesmo: esfria o ar quente vindo do exterior ao mudar a pressão quando o ar transita por um espaço menor.

Nas comunidades mais pobres de Bangladesh, em que é difícil encontrar energia, o equipamento está sendo distribuído. Bancado pela companhia internacional de comunicação Grey Group, o Eco-Cooler foi instalado em aldeias como Nilphamari, Daulatdia e Paturia.

O ar-condicionado sustentável foi criado em Daulatdia, um vilarejo onde 28 mil pessoas vivem sem eletricidade. Como o equipamento utiliza garradas plásticas, as matérias-primas são fáceis de encontrar. A cidade não costuma reciclar, o que possibilita encontrar as garrafas até nas ruas.

LEIA MAIS
Estudo conecta degelo a aquecimento global de maneira cíclica
LEIA MAIS
Faça reciclagem e ganhe descontos na conta de luz e no transporte público

Além de ajudar a melhorar a qualidade de vida desses habitantes, o Eco-Cooler contribuí na preservação do meio ambiente ao dar destino útil para materiais que demoram a se decompor, como é o caso do plástico.

Como fazer o seu Eco-Cooler

São poucos (e simples) passos para fazer o seu Eco-Cooler. Veja:

1) Pegue o maior número de garrafas pet que puder. As tradicionais de refrigerante são ótimas, lembrando que quanto maior a diferença de tamanho entre o corpo e a tampa da garrafa, melhor. Ou seja, sabe as versões de 3 litros que devem chegar para o Natal? São melhores ainda.

2) Meça a janela em que você quer instalar o seu Eco-Cooler e corte um pedaço de papelão com medidas parecidas, certificando de que você deixe pelo menos 2 centímetros de folga em todos os lados.

3) Corte os buracos no papelão de acordo com o tamanho da tampa da garrafa. Não se esqueça de dar o espaçamento correto entre cada buraco, para que as garrafas caibam corretamente.

4) Usando uma tesoura, corte a garrafa ao meio.

5) Corte o gargalo da garrafa, deixando somente um espaço para colocar a garrafa no buraco.

6) Coloque as garrafas nos buracos no papelão.

Nunca esteve tão calor

O aquecimento global indica que as chances de você precisar instalar um Eco-Cooler em sua casa são muito altas. Afinal, 2016 deve ser o ano mais quente da história moderna, segundo a NASA.

Segundo uma análise de clima divulgada no meio do ano pela agência espacial, 2016 caminha para ser o ano mais quente da história. Os dados apontaram que cada mês de 2016 foram respectivamente os mais quentes da história moderna, que data de 1880. 

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 205 [2] => 76 [3] => 222 [4] => 157 [5] => 12 [6] => 249 [7] => 94 [8] => 97 [9] => 267 [10] => 68 [11] => 16 [12] => 115 [13] => 186 [14] => 17 [15] => 173 [16] => 175 [17] => 238 [18] => 62 [19] => 92 [20] => 276 [21] => 236 [22] => 25 [23] => 153 [24] => 125 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence