Cultive plantas em casa com luzes artificiais
orquídeas cultivadas com luzes artificiais
Foto: iStock/GettyImages
Sustentabilidade > Em Casa

Cultive plantas em casa com luzes artificiais

Camila Luz em 27 de abril de 2016

Folhas e flores precisam de luz para crescer. Na falta de quintal, o único jeito de cultivar plantas em casa pode ser usando luzes artificiais.

Cidades com invernos rigorosos ou com grandes períodos de chuva podem passar dias sem ver a luz do sol. Nos locais onde a incidência solar é maior, posicionar plantas perto da janela nem sempre funciona. A quantidade de luz pode não ser suficiente, ou a fonte pode ser direta demais, prejudicando o crescimento.

Luzes artificiais são solução para todos esses problemas. Há diferentes tipos de lâmpadas que podem ser montadas de várias maneiras dependendo das necessidadest. Elas fornecem a quantidade exata de luz, na intensidade necessária.

Quando devo usar luzes artificiais para cultivar plantas em casa?

Para florescer, a maioria das plantas precisa de pelo menos seis horas de sol por dia. Se isso não for possível, elas vão precisar da ajuda das luzes artificiais.

Algumas plantas precisam de muito mais do que seis horas de luz por dia, como é o caso de orquídeas, flores tropicais e plantas comestíveis. Elas são as que mais se beneficiam do sistema artificial de iluminação.

Durante o inverno, quando a incidência do sol é baixa, vale a pena dar uma ajuda extra para suas plantas. Sementes precisam de uma média de 14 horas de sol por dia. Por isso, para cultivá-las dentro de casa, luzes artificiais serão necessárias.

Cada espécie de planta precisa de uma quantidade de luz específica. Além disso, ângulo de inclinação e distância variam. No caso de orquídeas, por exemplo, as luzes precisam ficar a uma distância de 30 centímetros.

Antes de escolher o tipo de lâmpada, entenda qual é a necessidade da planta que quer cultivar. Quanto tempo ela precisa ficar na luz? Quanto tempo precisa ficar no escuro? Qual deve ser a distância?

Escolhendo as melhores lâmpadas para cultivar plantas em casa

Essas lâmpadas podem vir na cores azul, vermelha ou branca. Luzes azuis são usadas durante o estado vegetativo (quando as plantas estão realizando fotossíntese e acumulando recursos para floração e reprodução). Luzes vermelhas ajudam as plantas a florecer, depois que já desenvolveram os primeiros gomos.

Tudo isso pode ser combinado em lâmpadas fluorescentes de espectro total, que unem luz quente e fria para criar luz branca.

A parte mais legal, no entanto, é que as lâmpadas de LED fazem as plantas e o ambiente parecem meio psicodélicos.

Quem não está muito a fim desse clima de balada em sua sala de estar deve preferir as lâmpadas fluorescentes de espectro total. Elas produzem luzes quentes e frias em taxas até duas vezes maiores do que lâmpadas incandescentes, por exemplo.

E aí? Pronto para começar a cultivar plantas em casa?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence