Dicas para a reciclagem em casa
Woman carrying recycle bin
Foto: iStock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

5 dicas de ouro para reciclar lixo em casa

Redação em 20 de abril de 2016

Fazer a reciclagem em casa é indispensável para quem escolhe ter uma atitude consciente e responsável em relação ao meio ambiente. A primeira coisa que temos que ter em mente é que tipos diferentes de lixo têm destinos diferentes. Aliás, dependendo do material que o produto é feito, às vezes nem é possível reciclá-lo.

Em alguns casos, o lixo é tóxico e deve ser encaminhado para locais específicos, como é o caso de pilhas, baterias, outros materiais eletrônicos e lâmpadas. Além de não serem recicláveis, prejudicam o meio ambiente quando o descarte não é feito da forma correta. Alguns supermercados e estabelecimentos comerciais fazem a coleta desses detritos.

Abaixo, preparamos uma lista com as cinco principais dicas para quem deseja dar um fim adequado à tudo que é consumido e produzido em casa. Veja quais são:

Faça a Coleta Seletiva

É preciso separar os resíduos em três categorias: lixo orgânico, lixo material reciclável e lixo material não reciclável. Além do lixo tóxico, outros tipos de materiais não podem ser reciclados.

Alguns deles são: embalagens metalizadas, isopor, cabos de panela, espuma, bandejas de plástico, acrílico, papel higiênico, papéis plastificados, papéis engordurados, etiquetas e fitas adesivas, papel carbono, latas de tinta e verniz, esponjas de aço, fotografias, esponjas de limpeza, espelhos, porcelana, cerâmica, cristais, bitucas de cigarro, óculos, louças, latas de inseticida, aerossóis e latas de solventes químicos.

Os materiais que podem ser encaminhados para a coleta seletiva são: potes, garrafas e embalagens de plástico e vidro, papel sulfite, jornais, papelão, revistas, folhas de caderno, envelopes, cartolina, papel cartão, caixas de pizza, cartazes velhos, frascos vazios de remédio, panelas sem cabo, arames, embalagens de metal, materiais de ferro, garrafas pet, sacos plásticos, canos de plástico ou metal, tecidos, couro, fios elétricos, pregos e parafusos.

Cuidados com o Lixo

Potes e embalagens sujas, com restos de comida e outros detritos, podem gerar cheiros desagradáveis, além de atrair ratos, insetos, cachorros, gatos e outros animais. Por isso, sempre lave tudo o que será reciclado.

Também é importante embalar o lixo em sacolas grossas, que não irão rasgar durante o processo de coleta, evitando assim a poluição das ruas. Vidro quebrado deve ser embalado em caixas de papelão ou embrulhados em jornal, para evitar que alguém se machuque. Sempre que possível, avise com um papel grampeado à sacola.

Óleo de Cozinha

Em hipótese alguma dispense o óleo de fritura na pia. Apenas um litro de óleo é suficiente para poluir um milhão de litros de água. Quando jogado no ralo, ele permanece no encanamento, causando entupimentos. O ideal é guardar o óleo usado em uma garrafa pet e encaminhá-lo para empresas que o reciclem.

Não desperdice produtos que não podem ser reciclados

Etiquetas adesivas, fita crepe, bitucas de cigarro e fotografias são exemplos de produtos usados com frequência em casa. Como não podem ser reciclados, o ideal é reduzir o consumo, evitando o desperdício.

Como produzir menos lixo no dia-a-dia

Substitua

Troque canudos de plásticos, copos descartáveis e guardanapos de papel por canecas de vidro e guardanapos de pano. Hoje já existem marcas especializadas em produzir acessórios pro dia a dia que diminuam a nossa produção de lixo.

As sacolinhas de plástico também devem ser deixadas de lado. Elas levam anos para se decompor e acabam poluindo muito o meio ambiente. Use sacolas biodegradáveis ou ecobags para fazer suas compras.

Já as fraldas descartáveis levam 500 anos (isso mesmo, 500) para se decompor. Use fraldas de pano pelo menos em casa. É possível encontrar modelos bonitos e práticos, que imitam o formato das descartáveis e duram muito.

Você faz a reciclagem em casa? Como você se organiza para separar o seu lixo?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence