Aprenda a comprar, conservar e cozinhar suas hortaliças
iStock_000067117177_Large hortalicas
Foto: iStock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Aprenda a comprar, conservar e cozinhar suas hortaliças

Diana Assennato em 22 de abril de 2016

Você sabe quais alimentos são as hortaliças? Além das folhas que compõem as saladas, alguns frutos e raízes (como melancia e batata) entram nessa categoria.

A Empresa Brasileira de Agropecuária, a Embrapa, fez um site para incentivar o consumo desses produtos, pois são fontes variadas de nutrientes essenciais para uma dieta balanceada. O Hortaliças na Web – 50 Hortaliças traz dicas e informações que ajudam o consumidor a comprar, conservar e cozinhar esses alimentos.

A objetivo é desmistificar a ideia de que comer hortaliças é a parte sem graça da refeição. Eles trazem opções de pratos saborosos e espécies pouco conhecidas. Há receitas práticas, de fácil execução e baixo custo.

Hortaliças para todos os gostos

No site da Embrapa é possível consultar todos os tipos de hortaliças existentes. Elas são divididas por “folhosas”, “frutos verdes”, “frutos maduros”, “subterrâneos e “talos e inflorescências”.

As fotos dos alimentos são acompanhadas de uma pequena legenda informativa ou divertida. A couve, por exemplo, é “originada da costa do Mediterrâneo”, enquanto o espinafre é “para ficar forte”.

A página ainda traz hortaliças pouco conhecidas, como a taioba, que é folhosa e uma excelente fonte de ferro, e a moranga, que tem alta digestibilidade.

Se você já sabe de que hortaliças gosta, ou de quais não gosta, acesse a seção “Sua receita ideal”. Em campos de busca, é possível filtrar o que você quer ou não comer. A Embrapa separa as receitas que têm  a ver com seu gosto pessoal.

Há, por exemplo, sugestões de pratos pensados para vegetarianos que sentem falta de comer algumas carnes. A receita “Falso Siri” é preparada com repolho, tomate, coco ralado, pimentão, ovo, cheiro verde e queijo parmesão.

Hortaliça também pode ser bolo, torta e até sobremesa. O site da Embrapa ensina a fazer o bombom de cenoura, nozes e coco, para quem não quer comer brigadeiro.

Quer comer um doce para se refrescar? Faça uma torta gelada de melão.

A importância das hortaliças na alimentação

As hortaliças são fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e de vários outros compostos químicos necessários para a saúde. Elas ajudam a diminuir o risco de ocorrência de doenças como obesidade, diabetes e até alguns tipos de câncer.

Para ser mais saudável, é importante diversificar o consumo desses alimentos. Cada hortaliça é rica em determinados tipos de nutrientes. Varie entre as cores e os tipos (folhas, frutos e raízes). Assim você não enjoa e come sempre um alimento com capacidade nutricional diferente.

Para consumir hortaliças com frequências, lembre-se de higienizá-las sempre e de mantê-las em boas condições, para que não estraguem. No site da Embrapa, é possível consultar como conservá-las corretamente.

A Embrapa é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e tem por objetivo o “desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileiras”. Suas ações ocorrem junto à sociedade em diferentes áreas de atuação.

A Hortaliças na Web é uma das iniciativas que pretende conscientizar a sociedade para uma vida mais sustentável.

Você tem o costume de consumir hortaliças todos os dias?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence