9 receitas para fazer seu próprio esfoliante caseiro
esfoliante caseiro
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

9 receitas para fazer seu próprio esfoliante caseiro

Camila Luz em 29 de novembro de 2016

O esfoliante que você compra na farmácia ou em lojas de cosméticos pode prejudicar a saúde do seu corpo e do meio ambiente. A composição desse produto tem pedacinhos de plástico que descem pelo ralo junto com a água e chegam até os oceanos, contaminando peixes que nós consumimos. Uma forma de não contribuir com esses impactos negativos é aprendendo a fazer o seu próprio esfoliante caseiro.

As bolinhas de plásticos presentes nos esfoliantes são microesferas de polipropileno. Elas também são inseridas em algumas pastas de dente e outros produtos de higiene diária. Utilizá-las traz a sensação de remover todas as impurezas. No entanto, seus impactos ambientais – e também para a saúde – são tão sérios que o presidente Barack Obama chegou a proibir sua comercialização nos Estados Unidos.

LEIA MAIS
Seu esfoliante para o corpo pode contaminar o oceano e até suas refeições

Fazer seu próprio esfoliante caseiro também é forma de evitar agressões à sua pele. A esfoliação é um processo importante, que limpa sua cútis e retira as células novas, renovando o visual. No entanto, realizar esse processo em excesso, ou utilizar a substância errada, pode machucar a pele e deixá-la avermelhada.

Veja abaixo diferentes receitas para fazer seu próprio esfoliante caseiro e teste o que se adapta melhor ao seu tipo de pele.

Faça seu esfoliante caseiro

Açúcar e óleo vegetal

Ingredientes:
– Açúcar branco ou mascavo;
– Óleo vegetal de sua preferência.

Como fazer: Misture o açúcar e o óleo em proporção de 2 para 1: para cada colher de óleo, adicione duas colheres de açúcar.

Mel cristalizado

Mel puro cristaliza muito rápido, transformando-se em um esfoliante caseiro suave e nutritivo. Basta colocar um pouco nas mãos e usá-lo para massagear lábios rachados, pele do rosto ou dos cotovelos e joelhos.

Açúcar, abacate e pepino — para peles sensíveis

Ingredientes:
– Açúcar mascavo;
– Óleo de abacate;
– Pepino.

Como fazer: Misture o açúcar e o óleo de abacate em uma proporção de 2 para 1 e misture com um pepino médio amassado. Passe na pele e deixe agir por alguns minutos.

Açúcar e aveia

Ingredientes:
– Açúcar;
– Aveia;
– Meio limão, se sua pele for oleosa, ou água, se sua pele for normal ou seca.

Como fazer: Misture um punhado de aveia e três colheres de sopa de açúcar usando uma batedeira. Acrescente o meio limão ou a água e passe gentilmente no rosto.

Sal, azeite e abacaxi — para peles oleosas e porosas

Ingredientes:
-Sal preto havaiano;
– Azeite de oliva;
– Abacaxi.

Como fazer: Adicione sal e azeite de oliva na proporção dois para um e mexa os ingredientes em uma fatia grande de abacaxi maduro amassado. A receita é ideal para peles oleosas e porosas. Ela irá clarear a cútis, deixando-a fresca e brilhante.

O milagroso óleo de coco

Ingredientes:
– Bicarbonato de sódio;
– Óleo de coco.

Como fazer: Apenas misture os dois ingredientes! O bicarbonato de sódio é um conhecido ingrediente para cuidar da pele. No entanto, há quem diga que faz mal para a saúde da cútis a longo prazo, deixando-a seca. O segredo é substituir água por óleo de coco, que  hidrata a pele e acaba com o efeito ressecado do bicarbonato.

Esfoliante revigorante de chá verde

Ingredientes:
– Chá verde forte;
– Açúcar branco;
– Mel.

Como fazer: Chá verde misturado com açúcar branco e mel resulta em uma pasta grossa ótima para esfoliar a pele e deixá-la revigorada.

Limonada rosa

Ingredientes:
– Açúcar branco granulado;
– Óleo de girassol;
– Essência de limão;
– Uma gota de corante para alimentos rosa ou vermelho (opcional).

Como fazer: Deixar de esfoliar a pele será coisa do passado após conhecer esse esfoliante caseiro refrescante e cheiroso. Ao misturar os ingredientes, você obtém uma pasta que é saudável para a sua pele e a deixa renovada.

Café com óleo de semente de uva

Ingredientes:
– Açúcar mascavo;
– Grãos de café;
– Canela;
– Óleo de semente de uva.

Como fazer: Acredite se quiser: o café que você tanto bebe não só te ajuda a ficar acordado, ele também é um ótimo esfoliante caseiro. Combine ¼ de copo de óleo de semente de uva (ou azeite de oliva), 1/3 de copo de açúcar mascavo, três colheres de chá de grãos de café e uma pitada de canela. Aplique na pele úmida e massageie.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence