Sem carne: será que teremos um futuro vegetariano?
futuro vegetariano
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Sem carne: será que teremos um futuro vegetariano?

Pedro Katchborian em 19 de agosto de 2016

No Brasil, 8% da população é vegetariana. Apesar de pouco, somos um dos países em que essa dieta é mais difundida. No Reino Unido, uma pesquisa mostrou que o número de pessoas que adotam esse estilo de vida está aumentando. Em um mundo em que a conscientização sobre a importância do meio ambiente vem crescendo e cada vez mais se discute o impacto dos nossos atos, estaríamos caminhando para um futuro vegetariano?

“Essa é uma pergunta dúbia. Quando a gente fala que em futuro vegetariano, a gente pensa em um futuro sem carne animal. Pensando dessa maneira, podemos falar que estamos rumando para uma redução muito grande  do consumo de carne animal”, comenta Thiara Cavadas, head de pesquisas na Envisioning, empresa que analisa tendências futuristas e recentemente criou uma plataforma sobre o futuro da alimentação chamada de ZeroHunger.

homem e mulher cortando legumes

Foto: Istock/Getty Images

Segundo Thiara, é necessária uma mudança na maneira que consumimos proteína animal. O principal motivo vai muito além de poupar seres vivos: é a emissão de gases causadores do efeito estufa. Um relatório da ONU aponta que a pecuária é responsável por 18% dessas emissões. “A gente sabe que isso precisa ser revertido de alguma forma se o planeta quer continuar sustentável”, comenta Thiara, sobre o consumo de carne animal.

Além disso, outros estudos falam dos perigos para a saúde com o consumo de carne vermelha e podem ajudar para um futuro vegetariano. O principal deles veio em 2015: a OMS colocou a carne processada como um fator que aumenta o risco de câncer.

Leia mais:
As tecnologias e tendências para o futuro da alimentação
Atletas veganos: as vantagens de uma dieta sem alimentos de origem animal

Thiara acredita que a grande questão deve ser a mudança de como consumir proteína e destaca o crescimento da proteína vinda da alimentação de insetos. “É comum para várias culturas”, explica. “A proteína de grilo entra como uma proteína muito mais limpa, pois não denigre o meio ambiente e a proteína tem um percentual maior do que a carne animal”, explica. Nos Estados Unidos, já há barras de proteína feitas de grilo. Em 2013, a ONU recomendou a inclusão de insetos na dieta.

Futuro vegetariano de maneira total? É difícil

Em relação ao vegetarismo total, ela comenta que é difícil pois a carne está ligada a muitas culturas. “É difícil tirar completamente“, explica. O que pode acontecer é a mudança nesse consumo: uma maneira de substituir a carne animal é a carne in vitro, feita em laboratório com células-tronco de vaca.

Aí fica a questão se a pessoa vegetariana se alimentará com uma carne em que nenhum animal morreu no processo.

O mesmo vale para o consumo de insetos: a pessoa que não se alimenta de carne bovina, poderia se alimentar de insetos? “Historicamente, temos menos apreço por insetos. Também existe esse dilema”, diz Thiara.

Além da carne in vitro, há outras tentativas de simular a carne sem o uso de animais e que podem contribuir para um futuro vegetariano. Uma delas é o Impossible Burguer, hambúrguer vegano que tenta ao máximo chegar no gosto da carne animal. O sucesso foi tanto que desde o lançamento do Impossible Burguer, em um restaurante de Nova Iorque, o estabelecimento tem acumulado filas.

“Essas coisas mostram que há um aumento da tendência vegetariana”, explica Thiara. Ela também lembra que isso é mais uma volta de um equilíbrio alimentar do que uma reinvenção. “A população antes consumia menos carne, a dieta era mais vegetariana. O boom da proteína e da carne processada não aconteceu muito tempo atrás”, comenta.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence