Geladeira organizada: aprenda a guardar os alimentos nos locais certos
Sustentabilidade > Em Casa

Geladeira organizada: aprenda a guardar os alimentos nos locais certos

Camila Luz em 24 de janeiro de 2017

Você mantém sua geladeira organizada de forma intuitiva? Simplesmente tira as compras da sacola e vai colocando nas prateleiras e gavetas em qualquer ordem? Se sim, seus alimentos provavelmente estão nos lugares errados.

Diferentes tipos de comida requerem diferentes tipos de armazenamento. Alguns vegetais precisam ficar livres para respirar, enquanto outros só ficam crocantes quando armazenados nas gavetas. Além disso, seu refrigerador não tem a mesma temperatura em todas as áreas.

LEIA MAIS
App Responsa: encontre orgânicos e grupos de consumo responsável
LEIA MAIS
Casa organizada: método Marie Kondo muda sua vida com uma faxina

As prateleiras mais baixas são as mais frias, ideais para guardar ingredientes crus. As superiores são ligeiramente mais quentes e ideais para armazenar alimentos preparados e sobras que já estão prontas.

Fora da geladeira, a maioria das suas frutas ficará bem no balcão da sua cozinha, enquanto legumes como cebola e batata duram mais tempo em espaços fechados.

Organizar a geladeira da forma correta é uma forma de evitar o desperdício e economizar dinheiro. Alimentos bem preservados duram mais tempo e não apresentam risco de fazer mal à saúde.

Como organizar a geladeira

O site Lifehacker preparou um guia para organizar a geladeira.

geladeira organizada

Foto: Istock/Getty Images

Dica: frutas, legumes e verduras devem ficar longe de carne crua e laticínios, para evitar contaminação por bactérias.

Prateleira de cima

Queijos, laticínios bebidas, embutidos, iogurtes e sobras de alimentos que já foram preparados.

Prateleira do baixo

Ingredientes crus, como leite, ovos, carnes e frutos do mar.

Gaveta inferior

Se você tiver duas gavetas, divida cogumelos e frutas como uva, maçã e pera em uma, e legumes como brócolis, repolho e pimentão em outra. Frutas ficam melhor em gavetas semi-abertas, com saídas de ar para que não apodreçam prematuramente. Já legumes devem estar nas fechadas, onde é preciso reter umidade para que fiquem crocantes e fresquinhos.

Porta

Ketchup, mostarda, maionese, geleia e embutidos como picles devem ficar nas prateleiras superiores da porta. Nas inferiores, onde houver mais espaço, armazene garrafas de água, suco e outras bebidas.

Alimentos que devem ficar fora da geladeira

O Lifehack afirma que certos alimentos não devem ser armazenados na geladeira e ficam melhor no balcão da cozinha ou em armários.

No balcão

Frutas como banana, mirtilo, kiwi, pepino, tomate, melão e manga. Mas atenção: todas as frutas devem estar com casca.

No armário

Cebola, alho, batata doce, abacate, abóbora e batata comum.

O tamanho do desperdício de alimentos

Organizar a geladeira da forma correta provavelmente é bem diferente do que você pensava, mas não é difícil, certo? Reorganizar os alimentos irá tomar poucos minutos do seu tempo e ainda ajuda a evitar o desperdício de comida, um problema global bastante grave.

Alimentos desperdiçados são grande parte do lixo sólido: US$165 bilhões são jogados fora todos os anos e se decompõem em lixões e aterros. Além disso, esses resíduos contribuem para a emissão de gases poluentes, que geram o efeito estufa e o aquecimento da terra.

Se você ainda não está convencido sobre o grande impacto do desperdício de alimentos, preste atenção neste dado chocante: um terço da comida produzida no mundo é jogada fora. Além dos alimentos desperdiçados em casa, há os que são descartados após seu plantio, sua produção, armazenamento ou passando do prazo de validade em mercados. Saiba mais sobre o assunto neste infográfico.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 205 [2] => 97 [3] => 76 [4] => 222 [5] => 157 [6] => 276 [7] => 12 [8] => 249 [9] => 94 [10] => 267 [11] => 68 [12] => 16 [13] => 115 [14] => 186 [15] => 17 [16] => 173 [17] => 175 [18] => 238 [19] => 62 [20] => 92 [21] => 236 [22] => 25 [23] => 153 [24] => 125 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence