Confira um passo a passo para ter uma horta em casa
horta em casa
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Cartilha ensina a ter uma horta em casa

Pedro Katchborian em 23 de novembro de 2016

Ter uma horta em casa é o sonho de muita gente que procura uma alimentação saudável e balanceada. Pensando nisso, a UNESP fez uma cartilha online em que dá dicas para qualquer um conseguir plantar, seja em casa com grandes quintais ou em apartamentos, sua própria horta.

Antes, a cartilha resume a importância do consumo regular de hortaliças. “As hortaliças podem nos fornecer carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas. Além disso, podem ter propriedades nutracêuticas, ou seja, além de nutrir, possuem substâncias naturais que trazem benefícios à saúde, incluindo a prevenção e o tratamento de doenças”, diz.

Onde instalar a sua horta em casa

A escolha do local para plantar a sua horta em casa deve ser feita a partir de três quesitos:

Local ensolarado: as hortaliças precisam de luz para crescer. Logo, devem ficar longe de árvores, muros e paredes que façam sombra.

Água potável: o ideal é que o local seja próximo a uma fonte de água de boa qualidade e em abundância.

Terrenos bem drenados: como as raízes das hortaliças respiram muito, o terreno precisa ser bem drenado. Caso seja encharcado, a quantidade de ar disponível no solo é insuficiente e atrasa o crescimento das plantas.

Preparando o terreno

A cartilha sugere formar canteiros de 15 a 20 centímetros de altura, com cerca de 1 metro de largura, com um corredor entre os canteiros de 40 a 50 cm de largura para a circulação.

Os canteiros precisam ser muito bem adubados, já que as hortaliças usam muitos nutrientes do solo. A indicação é usar esterco curtido ou composto orgânico. Não esqueça de capinar o mato e arrancar tocos de árvore, pedras, cacos de telha ou vidro e entulho.

Propagação

Em hortaliças como cenoura, beterraba, rabanete e rúcula, a semeadura pode ser feita em sulcos rasos, de 1 a 3 centímetros de profundidade. Em hortaliças que produzem frutas, como melão ou melancia, a semeadura precisa ser feita em covas de 3 a 5 cm de profundidade. Depois de semeadas, deve-se cobrir com um pouco de terra e molhar bem todos os dias.

Clima

O clima tropical do Brasil ajuda as hortaliças. Logo, elas podem ser plantadas em quase toda época do ano. Na primavera e no verão, a cartilha recomenda o plantio de abóboras, abobrinha, berinjela, melão, melancia, pimenta, quiabo e tomate. Já no outono ou inverno, a sugestão é ervilha, nabo, rabanete, rúcula e couve.

LEIA MAIS
Aprenda a fazer uma composteira caseira
LEIA MAIS
9 plantas fáceis de cuidar para alegrar sua casa

Produção de hortaliças em recipientes

Quem não tem muito espaço pode optar por ter uma horta em casa dentro de recipientes. Antes, lembre-se de escolher um recipiente resistente à umidade: vasos de cerâmica, sacos, tubos plásticos, latas, garrafas ou caixotes.

A cartilha divide as hortaliças em duas: as que podem ser plantadas em recipientes com 20 a 25 centímetros de profundidade, que são agrião, alface, chicória, beterraba, rúcula, salsa, coentro, espinafre, morango e cebolinha. E as que podem ser plantadas em vasos ou sacos com 30 a 50 cm de altura — berinjela, jiló, couve, brócolis, repolho, ervilha torta, pepino, pimentão, pimenta, quiabo e tomate.

O documento, que foi feito em parceria com a empresa Sodexo, traz mais detalhes sobre os cuidados com a horta e um glossário de cada hortaliça. Clique aqui para ver a cartilha completa.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 205 [2] => 76 [3] => 222 [4] => 157 [5] => 12 [6] => 249 [7] => 94 [8] => 97 [9] => 267 [10] => 68 [11] => 115 [12] => 186 [13] => 17 [14] => 173 [15] => 175 [16] => 238 [17] => 62 [18] => 92 [19] => 276 [20] => 236 [21] => 25 [22] => 153 [23] => 125 [24] => 16 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence