Confira um passo a passo para ter uma horta em casa
horta em casa
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Cartilha ensina a ter uma horta em casa

Pedro Katchborian em 23 de novembro de 2016

Ter uma horta em casa é o sonho de muita gente que procura uma alimentação saudável e balanceada. Pensando nisso, a UNESP fez uma cartilha online em que dá dicas para qualquer um conseguir plantar, seja em casa com grandes quintais ou em apartamentos, sua própria horta.

Antes, a cartilha resume a importância do consumo regular de hortaliças. “As hortaliças podem nos fornecer carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas. Além disso, podem ter propriedades nutracêuticas, ou seja, além de nutrir, possuem substâncias naturais que trazem benefícios à saúde, incluindo a prevenção e o tratamento de doenças”, diz.

Onde instalar a sua horta em casa

A escolha do local para plantar a sua horta em casa deve ser feita a partir de três quesitos:

Local ensolarado: as hortaliças precisam de luz para crescer. Logo, devem ficar longe de árvores, muros e paredes que façam sombra.

Água potável: o ideal é que o local seja próximo a uma fonte de água de boa qualidade e em abundância.

Terrenos bem drenados: como as raízes das hortaliças respiram muito, o terreno precisa ser bem drenado. Caso seja encharcado, a quantidade de ar disponível no solo é insuficiente e atrasa o crescimento das plantas.

Preparando o terreno

A cartilha sugere formar canteiros de 15 a 20 centímetros de altura, com cerca de 1 metro de largura, com um corredor entre os canteiros de 40 a 50 cm de largura para a circulação.

Os canteiros precisam ser muito bem adubados, já que as hortaliças usam muitos nutrientes do solo. A indicação é usar esterco curtido ou composto orgânico. Não esqueça de capinar o mato e arrancar tocos de árvore, pedras, cacos de telha ou vidro e entulho.

Propagação

Em hortaliças como cenoura, beterraba, rabanete e rúcula, a semeadura pode ser feita em sulcos rasos, de 1 a 3 centímetros de profundidade. Em hortaliças que produzem frutas, como melão ou melancia, a semeadura precisa ser feita em covas de 3 a 5 cm de profundidade. Depois de semeadas, deve-se cobrir com um pouco de terra e molhar bem todos os dias.

Clima

O clima tropical do Brasil ajuda as hortaliças. Logo, elas podem ser plantadas em quase toda época do ano. Na primavera e no verão, a cartilha recomenda o plantio de abóboras, abobrinha, berinjela, melão, melancia, pimenta, quiabo e tomate. Já no outono ou inverno, a sugestão é ervilha, nabo, rabanete, rúcula e couve.

Produção de hortaliças em recipientes

Quem não tem muito espaço pode optar por ter uma horta em casa dentro de recipientes. Antes, lembre-se de escolher um recipiente resistente à umidade: vasos de cerâmica, sacos, tubos plásticos, latas, garrafas ou caixotes.

A cartilha divide as hortaliças em duas: as que podem ser plantadas em recipientes com 20 a 25 centímetros de profundidade, que são agrião, alface, chicória, beterraba, rúcula, salsa, coentro, espinafre, morango e cebolinha. E as que podem ser plantadas em vasos ou sacos com 30 a 50 cm de altura — berinjela, jiló, couve, brócolis, repolho, ervilha torta, pepino, pimentão, pimenta, quiabo e tomate.

O documento, que foi feito em parceria com a empresa Sodexo, traz mais detalhes sobre os cuidados com a horta e um glossário de cada hortaliça. Clique aqui para ver a cartilha completa.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence