Plantas em casa: luminária cria ambiente autossuficiente para cultivá-las
plantas em casa_1
Foto: Reprodução/Site
Sustentabilidade > Em Casa

Plantas em casa: cultive-as dentro de uma luminária autossuficiente

Camila Luz em 30 de agosto de 2016

Para cultivar plantas em casa, dentro de locais com pouca ou nenhuma luz solar, é preciso fornecer algum tipo de iluminação artificial que permita seu desenvolvimento. O escritório de design alemão We Love Eames bolou uma solução para esse problema que também funciona como elemento decorativo.

Emilia Licht e Arne Sebrantke desenvolveram uma luminária que vem com uma planta dentro. A Mygdal Plantlamp é equipada com lâmpadas de LED e um pequeno reservatório de terra. O objetivo é recriar o ambiente ideal para que a planta faça fotossíntese e se desenvolva. De acordo com o site do escritório, adquirir a luminária é mais prático do que cultivar plantas em vasos, pois não exige nenhum tipo de cuidado humano, como ventilação ou irrigação.

Inovação em cultivo de plantas

A Mydgal Plantlamp faz uso da semelhança física entre LED e luz solar para que as plantas possam realizar fotossíntese. A luminária funciona como um ecossistema autossustentável, no qual a planta pode crescer por anos sem intervenção humana.

O escritório explica que a luminária fornece um novo tipo de revestimento de vidro eletricamente condutor, capaz de transmitir eletricidade invisível ao longo da superfície. Essa inovação dispensa a necessidade de um cabo que conecte a fonte de energia à lâmpada de LED.

A luminária tem a capacidade de iluminar bem o ambiente e funciona como elemento decorativo. Cultivar plantas em casa é uma forma de deixar o local mais aconchegante e convidativo. Para as designers alemãs, a combinação entre luz e natureza tem capacidade ainda maior de criar uma “atmosfera relaxante”.

As luminárias são feitas em dois formatos: um de mesa e outro suspenso.

Leia mais:
Os principais benefícios de ter plantas em casa
Aplicativos ajudam a plantar uma horta em casa
14 alimentos que você pode replantar em casa

Luzes artificiais para cultivar plantas em casa

Mesmo em ambientes com janelas, cultivar plantas em casa pode ser complicado. Há cidades que enfrentam invernos rigorosos ou grandes períodos chuvosos. Em lugares onde a incidência solar é constante, posicionar vasos perto da janela nem sempre funciona, pois a quantidade de luz pode não ser suficiente, ou a fonte pode ser direta demais.

Uma boa solução é investir em luzes artificiais que forneçam a quantidade exata de luz na intensidade necessária para cada tipo de planta. Algumas espécies precisam de seis horas de sol por dia, enquanto outras exigem muito mais.

Há diferentes tipos de luzes que ajudam a cultivar plantas em casa. Azuis são usadas durante o estado vegetativo, quando espécies estão realizando fotossíntese para o desenvolvimento. Vermelhas ajudam plantas a florescer, depois que os primeiros gomos já foram formados.

Esses dois processos podem ser combinados em lâmpadas de espectro total, que unem luz quente e fria para criar a luz branca.

Plantas que precisam de mais do que seis horas de luz por dia, como orquídeas e flores tropicais, são as que mais se beneficiam de iluminação artificial. Outras, como o mini cacto, a echeveria e a zamioculca ficam melhor em ambientes onde não estão expostas a luz direta do sol. São boas opções para decorar escritórios e outros locais onde a incidência solar é reduzida.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence