4 documentários na Netflix para repensar a relação com sua comida
comida_food-chains
Food Chains Foto: Divulgação
Sustentabilidade > Em Casa

4 documentários na Netflix para repensar a relação com sua comida

Kaluan Bernardo em 30 de novembro de 2016

As vezes, tudo o que você precisa para começar a se alimentar melhor é de mais informação. Mostrar a cadeia por trás da comida que está em seu prato, o impacto que ela tem no seu corpo e quais são os interesses de grandes corporações podem te ajudar a repensar tudo o que você come.

E alguns documentários são muito bons nisso. Capazes de denunciar as mais diferentes questões por trás da indústria alimentícia, ou mesmo mostrar como a comida se relaciona com a cultura de cada local, eles cumprem seu papel de informar e provocar reflexão. Na Netflix há vários de qualidade — inclusive alguns produzidos pela própria plataforma. Selecionamos alguns deles, confira:

Documentários na Netflix sobre comida

Food Choices (2016)

O diretor Michael Siewierski passou três anos estudando e gravando entrevistas para entender o impacto da comida na saúde das pessoas, do planeta e de outras espécies ao redor do mundo. A ideia é desmistificar muitas crenças populares sobre alimentação.

Ele conversou com 28 especialistas médicos, atletas, chefs, músicos, atletas, nutricionistas, entre outros. Ao abordar saúde, meio ambiente e ética animal, ele mostra como nossa dieta não precisaria ser tão abundante em carne ou produtos de origem animal. É um bom filme para questionar a indústria da carne.

Food Matters (2008)

O filme também discute o impacto de nossa alimentação na nossa saúde e na do planeta — mas ele parte de uma perspectiva mais voltada a agrotóxicos e modificações genéticas. A história por trás da produção começa em 2013, quando o pai do diretor James Coloquhon teve síndrome de fadiga crônica, passou a ser medicado e entrou em um ciclo de pioras.

Foi quando ele e sua esposa, a também diretora Laurentine ten Bosch, resolveram intervir. Começaram a pesquisar sobre alimentos para curá-lo e descobriram como a indústria alimentícia é responsável por tantos problemas de saúde. Viram também como sair dessa lógica e ter uma dieta saudável.

Após ajudarem o pai de James, a dupla resolveu compartilhar seu conhecimento sobre o tema com o maior número de pessoas que conseguissem. Foi quando decidiram gravar o documentário. Viajaram pela Holanda, Inglaterra, Estados Unidos e Austrália para falar com médicos, nutricionistas, cientistas e especialistas.

Food Chains (2014)

O documentário acompanha a história de um grupo de fazendeiros de tomates na Flórida que resolvem peitar uma rede gigante de supermercados. Eles passam a revolucionar o trabalho no campo e trazer esperança e transparência para a cadeia de alimentos.

A partir dessa narrativa, o filme mostra como grandes corporações influenciam no trabalho de fazendeiros, muitas vezes em condições sub-humanas, e quanto poder elas têm sobre sistemas agrícolas.

Cooked (2016)

Autor de sete livros, o escritor, professor, ativista e filósofo Michael Pollan é um dos maoires críticos da atual cultura gastronômica. Ele acredita que a indústria alimentícia não é nada transparente e defende a importância de saber a origem do que comemos.

Em 2016, ele passou a apresentar a série documental “Cooked”, baseada no livro “Cozinhar, Uma História Natural da Transformação”, que mostra a relação entre civilizações e como a culinária nos faz humanos. É uma boa forma de entender como a comida molda nossa cultura e é um ato político.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence