Nyle Ferrari: beleza natural e perigos dos cosméticos tradicionais
beleza natural
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Nyle Ferrari fala sobre beleza natural e perigos dos cosméticos tradicionais

Camila Luz em 4 de agosto de 2016

Você já parou para ler o rótulo dos cosméticos que utiliza? Aquele xampu que promete fazer maravilhas pelo seu cabelo pode conter substâncias que fazem mal à saúde. Para incentivar consumidores a adotarem uma rotina de beleza natural, que evite produtos perigosos, a blogueira Nyle Ferrari lançou o livro online gratuito “Beleza Tóxica – saiba o que está por trás do seu cosmético”.

Nyle Ferrari

Nyle Ferrari. Foto: Divulgação

Nyle Ferrari é jornalista e dona do blog Lookaholic, no qual dá dicas práticas sobre beleza natural e expõe os perigos de usar produtos que contêm substâncias como parabenos, formol e ftalatos. No novo livro, lançado em parceria com a marca de cosméticos orgânicos “Matriz Natural”, usa linguagem simples para conscientizar o maior número possível de leitores.

“As pessoas ainda não entendem o valor de comprar um cosmético orgânico”, diz Nyle. Segundo a autora, muitos ainda pensam que adotar uma rotina de beleza natural é difícil e caro — um verdadeiro bicho de sete cabeças. Mas ela garante que isso não é verdade.

O perigo dos cosméticos tradicionais

Nyle descobriu a beleza natural há três anos, quando começou a buscar marcas que não fazem testes em animais. “Sou uma pessoa muito curiosa e sempre procurei me informar ao máximo sobre as coisas. Pesquisando sobre o assunto, me deparei com alguns blogs estrangeiros que falavam não só sobre produtos testados, mas também sobre a química por trás dos cosméticos”, recorda.

cosméticos sobre mesa azul

Foto: Istock/Getty Images

“Quando me deparei com tudo isso, fiquei muito desconfiada e surpresa, pois nunca passou pela minha cabeça que cosméticos pudessem ter ingredientes nocivos, para mim utilizá-los sempre foi normal”, completa. Começou a pesquisar e se deparou com a realidade de que os produtos que usava estavam cheios de substâncias perigosas e eram testados em animais.

Nyle explica que ingredientes presentes em cosméticos podem causar efeitos diversos, como alergias, identificadas a partir de coceira, vermelhidão na pele e outras reações imediatas.

Outro problema mais preocupante está relacionado ao efeito cancerígeno que alguns cosméticos podem ter. “Alguns ingredientes podem facilitar a formação de tumores, pois desequilibram o sistema hormonal e fazem com o que corpo passe a produzir células de forma desordenada”, explica. “Parabenos, por exemplo, são capazes de imitar o estrogênio no organismo”.

Cosméticos orgânicos são mais caros?

Cosméticos orgânicos e naturais, assim como produtos feitos de forma consciente, podem ter custo mais elevado do que outros regulares. No entanto, Nyle explica que algumas marcas baratas tradicionais podem utilizar substâncias de procedência duvidosa, explorar mão-de-obra e ainda causar impactos negativos no meio ambiente.

Por isso, produtos naturais e orgânicos possuem valor agregado que pode resultar em um preço mais elevado. “A pessoa precisa estar ciente de que está fazendo um investimento comprando um produto mais caro”, argumenta.

Nyle entende que produtos orgânicos ainda estão fora da realidade da maioria dos brasileiros por causa do preço. Entretanto, há marcas de cosméticos tradicionais que são mais caras e amplamente consumidas. “Você consegue pagar mais barato em um batom orgânico do que em um da MAC, ou em um shampoo natural do que em um da L’Óreal”, exemplifica. Para os consumidores que têm poder aquisitivo mais alto, é questão de consciência.

É engraçado, as pessoas acabam criticando os cosméticos orgânicos ou conscientes por serem caros, mas aceitam pagar caro por produtos que fazem mal ao ambiente, que são testados em animais. É uma inversão de valores. Pessoas estão dispostas ao que convém para elas.

Para quem tem menos grana, é preciso ficar atento ao que é vendido por campanhas como a de low poo/no poo. “Esse método se popularizou principalmente entre mulheres de baixo poder aquisitivo, pois é acessível, é para todo mundo”, explica.

No entanto, o produto liberado para low e no poo não necessariamente é seguro para a saúde. Apesar de não conter substâncias como petróleos, silicones e sulfatos, pode ter ingredientes nocivos, como conservantes sintéticos, corantes, fragrâncias sintéticas e ftalatos. “Por isso insisto que blogueiras que têm parcerias com marcas de low poo e no poo as estimulem a retirar ingredientes que fazem mal. Devem ser bons para o cabelo, mas não prejudiciais para a saúde”, argumenta.

Primeiros passos para adotar uma rotina de beleza natural

Como adotar uma rotina de beleza natural? Nyle diz que é mais simples do que muitos imaginam. Ela própria começou de forma gradativa, retirando os produtos que usava diariamente, como sabonetes para o rosto e hidratantes para o corpo.

Leia mais:
9 passos para adotar uma rotina de beleza consciente
Três aplicativos de beleza delivery para se cuidar em casa

Agir de maneira drástica, jogando todos os tubos de cosmético fora, não é interessante para o meio ambiente, pois vai gerar muito lixo, e nem é bom para o bolso. Nyle aconselha a começar substituindo produtos que são utilizados todos os dias e que ficam em contato com o corpo durante muito tempo.

Outra estratégia consiste em evitar produtos em spray, optando pela versão cremosa, e escolher hipoalergênicos, que costumam ter menos ingredientes nocivos na fórmula. Ler rótulos também é importante, pois eles informam se há substâncias como parabenos.

ilustração de mão segurando ipad com o livro beleza tóxica aberto

Beleza Tóxica é um e-book gratuito. Foto: Reprodução/Site

Para receber mais dicas como essas e entender quais substâncias podem ser prejudiciais, vale a pena baixar o livro online da Nyle, “Beleza Tóxica – saiba o que está por trás do seu cosmético”, disponível para download gratuito.

Já começou a adotar a sua rotina de beleza natural? Conte para a gente qual foi seu primeiro passo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence