Oficinas ensinam a fabricar e customizar roupas em São Paulo
customizar roupas
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Oficinas ensinam a fabricar e customizar roupas em São Paulo

Camila Luz em 6 de setembro de 2016

Customizar roupas que estão paradas no armário é uma forma de ganhar novas peças e preservar o planeta. A indústria têxtil é responsável por impactos ambientais negativos, como o desperdício de água e o alto uso de inseticidas em plantações de algodão. Comprar menos é preciso.

Poucas pessoas têm o costume de reformar as próprias roupas. Com tantas opções de lojas de departamento, que vendem peças a preços acessíveis, é mais prático comprar uma nova calça jeans quando a antiga perde um botão ou sai de moda. Você sabia que para fabricar apenas uma peça são gastos 10 mil litros de água? Isso equivale a uma pessoa que bebe dois litros de água por dia durante 15 anos.

O fast fashion causa destruição ambiental em vários níveis e esgota os recursos naturais. Há maneiras de se vestir bem sem ficar escravo de lojas que trocam suas coleções o tempo todo, incentivando o consumo desenfreado. A primeira delas é comprar de pequenos consumidores responsáveis, que não exploram mão-de-obra e trabalham com materiais que causam menos impacto negativo.

A segunda é reaproveitar o que já existe, o tal upcylingou até mesmo fabricar as próprias roupas. Há oficinas colaborativas que ajudam pessoas a costurar para si próprias.

Leia mais:
Roupa Livre ensina a ter estilo e comprar menos
Tecidos africanos e o negócio social da brasileira Julia Pinheiro
Vestidos da marca Ada unem sustentabilidade e feminismo

Aprenda a customizar roupas em São Paulo

Ateliê Vivo

O Ateliê Vivo permite que qualquer pessoa construa a própria roupa a partir de um acervo de modelos clássicos e modernos doados por estilistas. No entanto, quem for utilizar o espaço deve ter conhecimentos básicos de corte e costura, além de levar o próprio tecido. A “biblioteca pública de modelagens” oferece, também, maquinário e orientação técnica.

Café com Costura

A iniciativa é promovida pelo Roupa Livre. São oficinas para iniciantes, que aprendem a costurar suas primeiras peças e a ter mais autonomia. Quem já costura também é bem-vindo, pois tem a chance de aprender coisas novas com outros participantes. Nas oficinas, são produzidos presentes costurados para outros projetos.

O Roupa Livre costuma promover mais eventos de costura em São Paulo. Acompanhe a agenda no site oficial.

Fashion Lab

Esse espaço é voltado para profissionais que precisam fazer novas conexões e aperfeiçoar suas técnicas. O Fashion Lab funciona como um espaço de coworking e negócio social, pois seu objetivo é trazer soluções sustentáveis para os negócios de moda.

O espaço possui máquinas e material de costura, manequins, provadores, salas de reunião, estúdios de gravação e ambientes compartilhados para que profissionais possam colaborar e aprender uns com os outros.

Rainhas da Costura

O projeto é interessante por oferecer aulas para crianças de 7 a 12 anos, para que sejam incentivadas a fabricar suas próprias roupas desde cedo. O Rainhas da Costura também oferece cursos de modelagem para iniciantes, que aprendem a tirar as próprias medidas e a confeccionar roupas para si mesmos.

Re-Roupa

O Re-Roupa, da estilista Gabriela Mazepa, cria novas peças a partir de fins de rolo de tecido, roupas com defeito ou que estão fora de moda. Mensalmente, promove oficinas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na capital paulista, fazem parte da programação do projeto Roupa Livre.

As atividades duram três horas. Qualquer pessoa pode ir até a oficina e transformar as próprias roupas. Uma saia pode virar uma blusa, uma camisa pode virar um casaco e assim por diante. Ideal para quem ainda não sabe costurar.

Não mora em São Paulo? Aprenda a customizar roupas online

A Costureirinha

O canal do Youtube é comandado por Elisa Dantas, que dá dicas de costura, customização e ensina o passo a passo para produzir peças de roupas e acessórios.

Customizando.net

O site pretende ensinar a customizar roupas, acessórios e objetos de decoração. O objetivo é ensinar pessoas a economizar e a descobrir uma nova forma de trabalho sustentável. O Customizando.net também incentiva o consumo consciente, propondo o uso de materiais recicláveis.

A fundadora do site, Mariely Del Rey também possui um canal no Youtube onde ensina as técnicas de customização.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence