Pequenas casas: veja lados negativos de viver em uma dessas tendências
pequenas casas
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Os lados negativos de viver em pequenas casas

Camila Luz em 10 de agosto de 2016

Viver em pequenas casas virou tendência nos últimos anos, pois são mais baratas, têm baixa manutenção e trazem um estilo de vida mais simples. No entanto, viver em um local minúsculo tem suas desvantagens. É preciso considerá-las antes de fazer uma grande mudança.

Pequenas casas podem ser uma forma de solucionar o problema do espaço para moradia, principalmente em grandes metrópoles. Este ano, a empresa japonesa Muji lançou uma coleção com três casas pré-fabricadas de estilo minimalista com preços acessíveis. São facilmente transportáveis e feitas de materiais de baixo impacto ambiental, como cortiça, alumínio e madeira.

Leia mais:
Muji vende casas pré-fabricadas com design japonês
Urban 3D, a empresa que quer imprimir casas populares
Aqua, a casa sustentável que pode ser desmontada em poucas semanas

A Muji, assim como outras empresas que estão produzindo pequenas casas pré-fabricadas, pretendem trazer simplicidade e conforto aos espaços funcionais. No entanto, como nem tudo são flores, o site de moradia Domain fez uma lista mostrando os lados negativos de viver em um local como esse.

O que ninguém te conta sobre viver em pequenas casas

Perfeição X Realidade

Pequenas casas podem parecer mais desorganizados do que as maiores. Em um espaço apertado, um item fora de lugar pode ser suficiente para deixar o ambiente a cara da bagunça.

As belas imagens de pequenas casas, à la Pinterest, podem corresponder à realidade, desde que o morador seja bastante preocupado com a organização e a limpeza.

Nada de festinhas

Festinhas pequenas, com dois ou três convidados, podem funcionar, mas simplesmente não há espaço para eventos um pouco maiores em pequenas casas.

Receber hóspedes também pode ser um problema, pois muitas dessas casas têm apenas uma cama que, muitas vezes, é dobrável para economizar espaço.

Intimidade forçada

Se você planeja morar com outra pessoa, se prepare para abrir mão do espaço pessoal. Você irá dividir praticamente tudo com ela e terá um compromisso ainda maior com limpeza e organização.

Não há espaço para preparar duas refeições ao mesmo tempo, por exemplo, ou para assistir TV até tarde da noite, caso seu companheiro vá dormir mais cedo.

Detalhes técnicos

Pequenas casas são desenhadas para funcionarem em qualquer lugar. Podem ter um sistema de água que pode ser conectado em mangueiras, quando estacionada em quintais, banheiros com composteira ou meios de coletar água da chuva. Apostar nisso é interessante para o meio ambiente, mas é mais trabalhoso quando comparado a um encanamento tradicional.

via GIPHY

Mudanças no seu estilo de vida

Antes de mudar para uma pequena casa, pense no que planeja para os próximos anos. Se quiser ter filhos em breve, viver em um espaço tão pequeno pode não ser a melhor opção.

Além disso, há problemas de saúde que podem dificultar sua vida em uma pequena casa, como acidentes que causem mobilidade reduzida ou doenças que exijam mais infraestrutura.

Tendências pessoais

Quem gosta muito de decorar o ambiente, ou de cuidar do jardim durante o final de semana, pode acabar se frustrando. Há pouco o que decorar em micro espaços. No entanto, quem detesta manutenção e prefere passar a maior parte do tempo fora pode ter o estilo de vida adequado para pequenas casas.

Dê adeus a muitos de seus pertences

Prepare-se para se livrar de muitos dos seus pertences, principalmente os que ocupam bastante espaço. A ideia de se mudar para uma pequena casa tem a ver com a adoção de um estilo de vida mais simples, que contraria o acúmulo de bens. Se você ainda não está pronto para se desfazer das bonecas que herdou da sua avó ou da sua coleção de sapatos, continue vivendo em um local maior.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence