Veja 18 plantas para purificar o ar segundo a NASA
plantas em casa
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

18 plantas para purificar o ar segundo a NASA

Pedro Katchborian em 30 de setembro de 2016

O trabalho da NASA vai muito além da exploração dos planetas e do espaço. A agência espacial também faz outros tipos de pesquisas. Em um desses estudos, a organização elencou algumas plantas para purificar o ar aqui na Terra. Veja a lista abaixo:

18 plantas para purificar o ar

Antúrio

A planta é capaz de absorver a amônia liberada por produtos de limpeza, além de reduzir a presença de pó e acrescentar umidade. O antúrio é uma das flores tropicais mais comercializadas do mundo e se adapta bem às condições climáticas do Brasil. Ela se desenvolve bem em temperaturas que variam de 20 e 28 graus.

Planta-aranha

A planta-aranha foi outra estudada como uma ótima alternativa para purificar o ambiente de casa. De fácil cultivo, a planta-aranha pode ser plantada em temperaturas que variam de 5 a 30º C.

Café-de-salão

Mais uma das plantas para purificar o ar, as mudas de café-de-salão necessitam de cuidados mínimos, podendo florescer em ambientes com poucas luz.

Crisântemo

Em uma diversidade de cores, o crisântemo é bem popular no Brasil. Mais uma das plantas para purificar o ar, ela costuma florescer naturalmente no inverno. A temperatura ideal para o seu cultivo é de 18 a 25ºC.

Dracena-de-Madagascar

A dracena-de-madagascar é uma planta que pode chegar a cinco metros de altura e que é ideal para interiores. Ela necessita de grandes vasos e ambiente com boa iluminação. Vale ressaltar que ela é tóxica para animais, portanto deve ser evitada em casas com cães ou gatos.

Dracena Janet Craig

Outra planta da família das dracenas, a Janet Craig cresce melhor em ambientes com baixa luminosidade. Portanto, o ideal é deixá-las em cantos da casa sem janelas.

Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge foi eleita pela NASA a mais versátil das plantas para purificar o ar. Pesquisas científicas mostram que ela limpa do ar elementos como benzeno, metanal, tricloroetileno, xileno e tolueno, além de produzir oxigênio durante à noite. Resistente, a planta pode suportar calor tropical ao frio, sendo uma das poucas capazes de suportar ar-condicionado e até fumaça de cigarro.

Figueira

Nativa da Ásia, a Figueira é muito utilizada nos bonsais. Muito usada em ambientes internos, o principal cuidado que deve existir com a planta é o crescimento excessivo: ela deve ser podada ou pode atingir muitos metros de altura.

Gerbera

A gerbera tem pelo menos 20 tonalidades diferentes é uma das plantas preferidas para ter no quarto. Além de purificar o ar, ela também tem um efeito calmante e pode ajudar na insônia.

Hera-Inglesa

Mais uma entre as plantas para purificar o ar, a hera-inglesa tem outra grande vantagem: ela umedece os ambientes. Ela foi indicada pelos pesquisadores da NASA como melhor filtro de ar. Tolera climas frios e quentes e podem ser cultivadas em qualquer época do ano.

Leia mais:
Plantas em casa: cultive-as dentro de uma luminária autossuficiente
Os principais benefícios de ter plantas em casa

Jiboia

Outra planta popular no Brasil, a Jiboia é uma planta que cresce em áreas com luz, mas não com sol diretamente. O ideal é um ambiente com janelas, desde que ela não fique exposta diretamente.

Lírio-da-paz

Chegando a meio metro de altura, o lírio-da-paz tem esse nome por causa da sua cor branca. Também de fácil cultivo, ela pode absorver a fumaça do cigarro.

Liriope

É uma das plantas mais resistentes da lista. Depois de bem estabelecida, ela pode aguentar um longo período sem ser regada, além de tolerar um clima tropical.

Palmeira-ráfis

A planta não precisa de ambientes com luz, o que facilita o seu cultivo. O grande destaque é que ela absorve substâncias tóxicas de produtos de limpeza, sendo ideal para locais como área de serviço.

Pau D’Água

A planta pode chegar a seis metros e tem como principal característica o gosto pela água. Nativa da África, ela pode chegar a incríveis 30 metros em seu habitat natural.

Samambaia-americana

A samambaia-americana é uma das plantas para purificar o ar que pode ser pendurada na parede, o que é ideal para ambientes com pouco espaço. Resistente, é uma das plantas mais utilizadas para a decoração.

Samambaia-Kimberly

Parecida com a samambaia-americana, a diferença dessa espécie é a exigência de cuidados: ela precisa ser regada constantemente.

Tamareira-anã

Também chamada de palmeira-anã, essa planta é resistente ao clima gelado e consegue se adaptar a diferentes tipos de solo. Pode chegar até a quatro metros de altura.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence