7 dicas para reduzir seu consumo de plástico e ajudar o meio ambiente
plastico (1)
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

7 dicas para reduzir seu consumo de plástico e ajudar o meio ambiente

Aretha Yarak em 28 de setembro de 2017

Reduzir nosso consumo de plástico nunca foi tão urgente. Estima-se que um milhão de garrafas pet sejam produzidas por minuto no mundo e que mais de oito milhões de toneladas do material sejam descartados nos oceanos todos os anos. É um verdadeiro mar de lixo. Mas, felizmente, é possível reverter a situação. Uma importante parcela da sociedade já consome de maneira mais consciente e privilegia produtos sustentáveis com pouco impacto ambiental.

LEIA MAIS
França é o primeiro país a banir copos e pratos descartáveis de plástico
LEIA MAIS
Quase invisível: microplástico é ameaça à biodiversidade marinha

7 dicas de como reduzir seu consumo de plástico

Pare de fumar

O hábito vem perdendo adeptos com o passar dos anos, conforme seus danos à saúde são amplamente divulgados. Mas, além de ser extremamente prejudicial ao pulmão, o cigarro ainda ajuda a agravar a crise de plástico: os filtros contêm acetato de celulose, um tipo de plástico que demora centenas de anos para se decompor.

Beba café à moda antiga

Foto: Istock/Getty Images

Apesar de serem extremamente práticas, convenientes e saborosas, as cápsulas de café são muito difíceis de reciclar. Por isso, a maioria acaba simplesmente sendo descartada em lixões sem utilidade alguma. E acabam engrossando a enorme montanha de lixo de cápsulas de café, que não para de crescer.

Sabonete de caixinha

Sempre que puder, opte por produtos que tenham pouco ou nenhum plástico na sua composição. Em vez dos sabonetes líquidos, por exemplo, fique com os de barra. Assim, você evita o consumo de mais embalagens e garrafinhas feitas do material.

Segure seu canudinho

Cerca de meio bilhão de canudinhos são usados nos Estados Unidos todos os anos. Por aqui, esse montante não fica atrás e, infelizmente, acaba se acumulando pelas ruas, bueiros, rios e oceanos. Mas algumas alternativas vêm ganhando força e podem ser uma boa opção para reduzir o consumo de plástico. Na gôndola, prefira os canudinhos feitos de materiais alternativos, como bambu, papel e trigo, que são mais fáceis de reciclar.

Cotonetes verdes

O plástico está, literalmente, em todos os ambientes da casa. Até um inocente cotonete pode ser um colaborador silencioso para aumentar as pilhas do material que se acumulam pelo mundo. Quando for comprar o produto, procure as versões mais sustentáveis, que trazem o cabinho feito em papel.

Lâminas descartáveis

Bilhões de lâminas de barbear descartáveis são jogadas no lixo todos os anos. Grande parte delas, que, claro, também são de plástico,e  não são recicladas. Que tal escolher um desses produtos que podem ser reutilizados e reduzir o impacto ambiental de fazer a barba? Uma pequena ação que pode ajudar a salvar o planeta.

Troque a garrafa PET por uma mais durável

Substituir as garrafinhas de plástico descartáveis por opções mais duráveis e reutilizáveis, por exemplo, é uma maneira de preservar o ambiente. E isso fica ainda melhor quando, além de sustentável, o produto agrega sabor como a dupla Pod e Vessel, de Drinkfinity.

O sistema de bebidas combina água com ingredientes em pó para produzir bebidas deliciosas sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, a Drinkfinity se preocupa com o destino dos seus Pods e por isso tem um processo próprio de reciclagem e um programa de desconto para quem ajuda a cuidar do planeta.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 157 [3] => 12 [4] => 237 [5] => 97 [6] => 249 [7] => 222 [8] => 62 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 135 [22] => 173 [23] => 238 [24] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence