5 receitas vegetarianas para não sentir saudades da carne
comida vegetariana
Hambúrguer vegetariano Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

5 receitas vegetarianas para não sentir saudades da carne

Kaluan Bernardo em 11 de novembro de 2016

Muitas pessoas, embora convencidas pelos argumentos do vegetarianismo, sofrem dificuldade em abrir mão da carne – principalmente porque gostam do sabor e da textura do alimento.

No entanto, basta se aprofundar um pouco mais no vegetarianismo que você descobrirá uma série de receitas que dispensam o uso de carne, mas tem gosto e aparência semelhantes.

Como observa Cadry Nelson, vegana e autora do blog Candry’s Kitchen, muito do gosto que as pessoas associam ao da carne está mais relacionado ao tempero (vegetal) ou até mesmo ao formato cilíndrico e achatado das salsichas e hambúrgueres.

“As pessoas agem como se a versão feita de carne é natural e intocada, enquanto a versão baseada em vegetais é falsa, mas ambas envolvem um processo de tempero”, comenta.

Veja abaixo algumas receitas de pratos que normalmente levam carne, mas você pode substituir por alternativas vegetais.

5 opções vegetarianas à carne

Estrogonofe de carne de soja

Esqueça o preconceito com a carne de soja. Quando bem temperada pode ser extremamente saborosa. Nesse estrogonofe, que leva todos os ingredientes de um convencional, basta adicionar a proteína e o caldo de legumes. Veja a receita aqui.

Espaguete com molho à Carbonara

O molho à Carbonara é um dos preferidos dos fãs de macarrão. A receita original é cheia de bacon, parmesão e ovos. No entanto, há alternativas vegetarianas e leves, que leva cogumelos shitake, ricota e abobrinha no lugar do bacon. É uma delícia, veja aqui.

Coxinha de jaca verde

Sim, vegetarianos podem comer coxinha! A massa é frita tal como a da coxinha. Mas, no lugar do frango, é usado jaca verde – fruta muito comum em pratos salgados e que pode ter consistência bem parecida com a do frango desfiado. Também é possível usar palmito de jaca, veja a receita aqui.

Leia também:
Sem carne: será que teremos um futuro vegetariano?
Cinco dicas para ser vegetariano com saúde

Feijoada vegetariana

Um dos mais tradicionais e saborosos pratos brasileiros também tem sua versão vegetariana. Toda a carne gordurosa do porco é substituída por ingredientes como tofu, shitake, berinjela, batata doce, abóbora, cenoura, inhame e outros. Veja uma ótima receita aqui.

Quibe vegetariano

E para quem sente falta do salgado árabe, há uma ótima opção sem carne, que leva o trigo para quibe, proteína de soja texturizada, cenoura, azeitona e cebola. Conheça uma boa receita aqui.

Empresas vegetarianas deixam a carne para trás

A procura por pratos vegetais que se pareçam com carne não vem de hoje. Há até startups, como a estadunidense Impossible Foods, que recebeu mais de US$ 80 milhões para estudar os componentes da carne e tentar substitui-los por vegetais. Eles acabaram de lançar um hambúrguer vegetariano que promete ser muito parecido com um de carne e até “sangra”.

Aqui no Brasil há o Armazém VegAninha, que se considera um açougue vegano e funciona em Curitiba, no Paraná. Vendem linguiças, bifes, “perus”, “bacon”, todos feitos de ingredientes como mandioca, soja ou tofu, por exemplo. Eles contam até com tábuas de frios, com linguiças e queijos feitos de ingredientes que dispensam qualquer ingrediente de origem animal, incluindo leite. Todos os produtos são vendidos a granel ou em embalagens retornáveis.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence