9 dicas para adotar uma rotina de beleza consciente
rotina de beleza
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

9 dicas para adotar uma rotina de beleza consciente

Camila Luz em 15 de julho de 2016

Para adotar uma rotina de beleza sustentável, é preciso investir em produtos ecológicos e tomar uma série de atitudes que economizem água, energia e recursos materiais. Rituais de beauté conscientes também ajudam a evitar doenças causadas por produtos tóxicos e até a deixar pele e cabelo mais bonitos.

Comer menos carne, andar de bicicleta e tomar banhos mais curtos são pequenas atitudes que podem fazer bem para o meio ambiente. Mas quem deseja viver de forma consciente, sem prejudicar o planeta, também deve prestar atenção à quantidade de produtos de beleza parados no armário do banheiro.

Leia mais: Três aplicativos de beleza delivery para se cuidar em casa

Assim como roupas, sapatos e acessórios, há pessoas que adoram colecionar cremes e maquiagens. Mas cada um desses tubinhos significa menos recursos naturais disponíveis no mundo. Alguns deles podem ter até custado a vida de seres vivos, pois certas marcas fazem testes em animais para bolar seus cosméticos.

Passos para adotar uma rotina de beleza sustentável

1 – Use produtos com refil, recicle e reutilize

Cada creme que você compra é um pedaço de plástico que vai demorar séculos para se decompor na natureza. Muitos produtos oferecem a opção refil, evitando que tubos se acumulem no lixo.

Caso precise de um produto que não tem a opção refil, descarte da maneira adequada, procurando por locais que façam reciclagem. Outra opção é reutilizar esses recipientes de forma criativa, customizando-os para que virem itens de decoração ou objetos funcionais.

Atenção: não os utilize para guardar alimentos ou remédios, pois produtos de beleza podem conter substâncias tóxicas ao organismo.

2 – Use produtos que não foram testados em animais

Infelizmente, a marca de maquiagem que você tanto adora pode estar sacrificando animais para bolar cosméticos novos. Procure por empresas responsáveis nesse sentido, como Natura, Farmaervas, Impala, Mahogany, Vult e Quem Disse Berenice.

3 – Use tintas orgânicas para cabelo

Evite substâncias como a amônia, por exemplo, pois pode causar problemas de saúde e de respiração, por causa do cheiro forte. Além disso, ela altera o pH do cabelo, prejudicando-o. O ideal é procurar por tintas orgânicas e totalmente naturais, sem aditivos químicos.

via GIPHY

4 – Gaste menos energia usando um secador econômico. Ou simplesmente abra mão dele

O ideal é secar menos os cabelos e não abusar da chapinha e do babyliss, pois as altas temperaturas ressecam os fios e os deixam quebradiços, além de gastar muita energia.

Caso não seja possível abrir mão desses aparelhos, fique atento na hora da compra para escolher os mais econômicos no quesito energia.

via GIPHY

5 – Use produtos que sirvam para mais de uma utilidade

Há maquiagens que são, ao mesmo tempo, batom, blush e sombra, por exemplo. Além de gastar menos recursos do ambiente, essas opções são práticas para levar na bolsa e economizam espaço na necessaire.

6 – Lave menos os cabelos e não repita a operação duas vezes

Lavar os cabelos todos os dias só é necessário para quem tem cabelos muito oleosos. Nesse caso, vale a pena tentar um shampoo seco, que segura a oleosidade por pelo menos um dia.

Vidros de shampoo dizem que é preciso lavar o cabelo mais de uma vez. Isso também não é necessário, já que uma pequena quantidade de produto é suficiente para deixar o cabelo limpo.

7 – Experimente No/Low Poo

Shampoos tradicionais contêm sulfato e outras substâncias que prejudicam a saúde dos fios a longo prazo, deixando-os opacos e sem vida. O Low Poo é uma técnica que consiste em deixar esses produtos de lado, substituindo-os por shampoos com caráter de limpeza leve, que não agridem a fibra capilar.

Já o No Poo sugere a total abolição do shampoo. Nesse caso, todos os produtos derivados do petróleo são deixados de lado, como cremes e finalizadores. A lavagem é feita pelo co-wash, um único produto que não contém silicone e serve para todos os fins de uma só vez. Já pensou em substituir todos os seus potinhos de shampoos, condicionadores, cremes para pentear, hidratantes e finalizadores por um só?

8 – Opte por pincéis e escovas feitas de materiais sustentáveis

Escovas e pincéis devem ser feitos de materiais sustentáveis, como o bambu, e as cerdas devem ser sintéticas. Evite os que são produzidos com pelos de animais.

via GIPHY

9 – Desligue o chuveiro

Quando estiver tomando banho, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou deixa o creme hidrante agir no cabelo. Essa dica parece meio boba, mas poucas pessoas de fato a seguem. Além disso, se estiver calor, use água gelada. A água quente resseca a pele e o cabelo e ainda gasta energia.

A sua rotina de beleza é sustentável? Você pratica alguma dessas dicas? Conte para a gente.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence