Veja dicas e cuidados para plantar temperos em casa
temperos
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Em Casa

Como plantar temperos em casa

Kaluan Bernardo em 27 de dezembro de 2016

Afim de economizar uma grana e ainda ter a certeza de que o que você come é saudável, livre de agrotóxicos e cultivado da maneira correta? Então a dica é plantar seus próprios temperos em casa.

Nem precisa de muito espaço. Muitos você consegue criar até mesmo dentro de um apartamento, desde que tenho um ambiente arejado e ensolarado – e que esteja protegido dos seus animais de estimação.

Plantar os temperos em casa já não é algo de nossas avós ou de pessoas que moram no interior. Os pequenos vasos com ervas podem ficar em um cantinho na área de serviço, na bancada da cozinha ou mesmo na sacada de um apartamento.

A ideia de plantar seus temperos em casa ainda tem tudo a ver com o conceito de permacultura, criado pelos ecologistas Bill Mollison e David Holmgren, e que fala sobre criar ambientes em que nossas vidas sejam integradas harmonicamente à natureza. Ele foi pensado na década de 1970 e tem 12 princípios que você pode conhecer em nosso infográfico.

LEIA MAIS
Aprenda a comprar, conservar e cozinhar suas hortaliças
LEIA MAIS
Aprenda a produzir menos lixo mudando seus hábitos

É claro que para plantar e manter seus temperos são necessários alguns cuidados. Cada alimento tem suas necessidades específicas. O gosto e o aroma dependem diretamente do quão bem você cuidar do plantio.

Você pode comprar mudas em fornecedores certificados e de confiança, ou ainda as sementes, que vêm aos montes em embalagens — só tome cuidado de guardar as sementes que não forem plantadas em um frasco fechado e em um lugar arejado e sombreado.

temperos

Foto: Istock/Getty Images

salsa_temperos

Salsa Foto: Istock/Getty Images

alecrim_temperos

Alecrim Foto: Istock/Getty Images

Oregano_temeperos

Orégano Foto: Istock/Getty Images

tomilho_temperos

Tomilho Foto: Istock/Getty Images

hortelã_temperos

Hortelã Foto: Istock/Getty Images

Temperos que você pode ter em casa

Tomilho

Ele pode ser cultivado em praticamente qualquer lugar, já que cresce bem em temperaturas altas e baixas (o ideal é entre 4°C e 28°C). Eles precisam receber luz solar direto ao menos cinco horas por dia. O solo deve ser bem drenado, leve e, idealmente, arenoso ou pedregoso. Irrigue-o com frequência para que o solo esteja sempre úmido, mas sem exagerar. A colheita deve acontecer entre 60 e 90 dias após o plantio, quando a planta estiver florescendo.

Hortelã

No plantio, o espaçamento recomendado entre as plantas varia entre 30 cm e 40 cm. Não é aconselhado usar sementes, mas mudas tiradas de plantas bem desenvolvidas. A hortelã tem muitas espécies invasivas, que devem ser mantidas sob controle com bastante poda. Cultive em vasos e jardineiras para controlar melhor. O solo deve ser rico em matéria orgânica e deve se tomar cuidado para que ele não congele. Ela pode ser cultivada em lugares ensolarados ou com sobra parcial, que é o ideal para manter o solo úmido e fresco – irrigue o suficiente para que ele nunca seque.

Alecrim

Você pode plantar usando sementes ou mudas. Escolha pequenos vasos e deixe as plantas em uma distância de 80 cm. O solo deve ser bem drenado e leve, idealmente calcário com pH neutro ou alcalino. O sabor e aroma tendem a ficar melhor em solo pobre, mas nutrientes e que não retenham muita água. Quando as plantas forem jovens, irrigue com frequência para que o solo fique sempre úmido, mas quando elas se tornaram maduras, a irrigação deve ser mais esparsa. A colheita virá 90 dias após o plantio.

Salsa

A salsa ou salsinha pode ser cultivada em regiões de clima ameno. Altas temperaturas são perigosas para ela. O ideal é que sejam lugares ensolarados ou de sombra parcial, com um solo drenado fértil, rico em matéria orgânica. Ele deve ficar sempre úmido. As sementes podem demorar de duas a seis semanas para germinar, então tenha paciência. Já a colheita deverá vir entre 60 e 90 dias após o plantio.

Orégano

Deve ser plantado em solo drenado e fértil, apesar de crescer também em solos pobres. Deve sempre ficar úmido, mas quando estiver bem desenvolvido não tem problema ficar seco por um tempo. Ele necessita de muita luminosidade e, quanto mais luz solar receber, mais aromático será.  O clima ideal é em ameno, entre 21°C e 25°C. A colheita deve ser feita quando começarem a surgir flores.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence