10 filmes que você não pode perder na 5ª Mostra Ecofalante
10 filmes que você não pode perder
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

10 filmes que você não pode perder na 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Pedro Katchborian em 20 de maio de 2016

Assine nossa newsletter

Com temas como sustentabilidade, meio ambiente, consumo e mudanças climáticas, a 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece de 16 a 29 de junho em São Paulo. Serão exibidos mais de 100 filmes, desde produções nacionais até de países como Canadá, Alemanha, Turquia, China, França, Quirguistão, Reino Unido e outros.

“O público pode esperar, mais uma vez, filmes de grande qualidade cinematográfica, que abordam questões socioambientais e contribuem para despertar a reflexão e promover o debate em torno desses temas tão presentes em nosso dia a dia”, disse Chico Guariba, diretor do evento, em comunicado à imprensa.

As produções serão exibidas em seis salas na capital paulista: Caixa Belas Artes, Reserva Cultural, Cinemateca, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido e Matilha Cultural. Além dos filmes, a mostra também vai terá debates sobre temas que envolvem o cinema ambiental.

Os longas e curtas apresentados serão divididos em 10 categorias: cidades, consumo, economia, mudanças climáticas, povos e lugares, recursos naturais, competição latino-americana, panorama histórico, sessões especiais, concurso curta ecofalante e circuito universitário.

cartaz da mostra ecofalante de cinema

foto: divulgação

O que você não pode perder na Mostra Ecofalante

Embora a programação ainda não tenha sido divulgada, os filmes que serão exibidos já estão no site da mostra. Separamos 10 destaques, um de cada tema:

O Verdadeiro Preço (Estados Unidos, 2015)

O documentário aborda o impacto da moda nas pessoas, alertando como o mercado do fast fashion pode estar prejudicando o planeta. 

Auto-Fitness (Alemanha, 2015)

A tragicômica animação tem como mote as ações automatizadas do ser humano no dia a dia e traz uma reflexão da nossa relação com tempo e dinheiro.

imagem do filme auto-fitness em breve em cartaz

foto: reprodução do site da mostra

O Céu e a Geleira (França, 2015)

Luc Jacquet, responsável por A Marcha dos Pinguins, está por trás deste longa francês. Desta vez, o filme mostra a atuação de Claude Lorius, um glaciologista que usa a sua pesquisa na Antártica para provar que o aquecimento global é provocado pela ação humana.

Leia mais: O que muda na imagem de um cinema para o outro?

Para Onde Foram as Andorinhas  (Brasil, 2015)

O filme brasileiro tem direção de Mari Corrêa. A produção mostra como os índios do Xingu lidam com as mudanças de clima e como isso afeta o modo de vida de seu povo.

o filme andorinhas em breve em cartaz no cinema

foto: reprodução do site da mostra

A Experiência Cecosesola (França, 2015)

Um experimento de economia solidária e colaborativa na Venezuela é o tema deste filme francês.

Somente as Horas (França, 1926)

Primeiro filme do diretor Alberto Cavalcanti, a produção da década de 20 mostra a vida em Paris: o amanhecer, os ricos, os pobres, as belezas e os problemas, com alguns comentários do diretor.

Ninguém Nasce no Paraíso (Brasil, 2015)

As histórias das mulheres que ficam grávidas em Fernando de Noronha, ilha paradisíaca que não permite nascimentos no local. A partir dos 7 meses, elas são forçadas a deixar suas casas e ir para Recife, sem assistência médica.

Renascer (Brasil, 2015)

O filme faz parte do concurso curta ecofalante e traz uma breve história de como um grupo de jovens agricultores criou um projeto de proteção de nascentes de água no Paraná.

O Veneno Está na Mesa (Brasil, 2011)

Participante do circuito universitário, o filme de Silvio Tendler evidencia os riscos do uso de agrotóxicos e lembra que o Brasil é o país que mais consome fungicidas, herbicidas e pesticidas.

Como Mudar o Mundo (Reino Unido, 2015)

O premiado filme britânico conta a história de como um grupo de amigos que protestavam contra um teste nuclear acabou fundando o Greenpeace e definindo o que é o movimento verde atual.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão.

ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 76 [2] => 222 [3] => 12 [4] => 205 [5] => 249 [6] => 94 [7] => 97 [8] => 267 [9] => 115 [10] => 17 [11] => 173 [12] => 238 [13] => 92 [14] => 62 [15] => 157 [16] => 276 [17] => 153 [18] => 25 [19] => 125 [20] => 16 [21] => 236 [22] => 66 [23] => 67 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence

Assine nossa newsletter

e receba nossas novidades em primeira mão.