10 filmes que você não pode perder na 5ª Mostra Ecofalante
10 filmes que você não pode perder
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

10 filmes que você não pode perder na 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Pedro Katchborian em 20 de maio de 2016

Com temas como sustentabilidade, meio ambiente, consumo e mudanças climáticas, a 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece de 16 a 29 de junho em São Paulo. Serão exibidos mais de 100 filmes, desde produções nacionais até de países como Canadá, Alemanha, Turquia, China, França, Quirguistão, Reino Unido e outros.

“O público pode esperar, mais uma vez, filmes de grande qualidade cinematográfica, que abordam questões socioambientais e contribuem para despertar a reflexão e promover o debate em torno desses temas tão presentes em nosso dia a dia”, disse Chico Guariba, diretor do evento, em comunicado à imprensa.

As produções serão exibidas em seis salas na capital paulista: Caixa Belas Artes, Reserva Cultural, Cinemateca, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido e Matilha Cultural. Além dos filmes, a mostra também vai terá debates sobre temas que envolvem o cinema ambiental.

Os longas e curtas apresentados serão divididos em 10 categorias: cidades, consumo, economia, mudanças climáticas, povos e lugares, recursos naturais, competição latino-americana, panorama histórico, sessões especiais, concurso curta ecofalante e circuito universitário.

cartaz da mostra ecofalante de cinema

foto: divulgação

O que você não pode perder na Mostra Ecofalante

Embora a programação ainda não tenha sido divulgada, os filmes que serão exibidos já estão no site da mostra. Separamos 10 destaques, um de cada tema:

O Verdadeiro Preço (Estados Unidos, 2015)

O documentário aborda o impacto da moda nas pessoas, alertando como o mercado do fast fashion pode estar prejudicando o planeta. 

Auto-Fitness (Alemanha, 2015)

A tragicômica animação tem como mote as ações automatizadas do ser humano no dia a dia e traz uma reflexão da nossa relação com tempo e dinheiro.

imagem do filme auto-fitness em breve em cartaz

foto: reprodução do site da mostra

O Céu e a Geleira (França, 2015)

Luc Jacquet, responsável por A Marcha dos Pinguins, está por trás deste longa francês. Desta vez, o filme mostra a atuação de Claude Lorius, um glaciologista que usa a sua pesquisa na Antártica para provar que o aquecimento global é provocado pela ação humana.

Leia mais: O que muda na imagem de um cinema para o outro?

Para Onde Foram as Andorinhas  (Brasil, 2015)

O filme brasileiro tem direção de Mari Corrêa. A produção mostra como os índios do Xingu lidam com as mudanças de clima e como isso afeta o modo de vida de seu povo.

o filme andorinhas em breve em cartaz no cinema

foto: reprodução do site da mostra

A Experiência Cecosesola (França, 2015)

Um experimento de economia solidária e colaborativa na Venezuela é o tema deste filme francês.

Somente as Horas (França, 1926)

Primeiro filme do diretor Alberto Cavalcanti, a produção da década de 20 mostra a vida em Paris: o amanhecer, os ricos, os pobres, as belezas e os problemas, com alguns comentários do diretor.

Ninguém Nasce no Paraíso (Brasil, 2015)

As histórias das mulheres que ficam grávidas em Fernando de Noronha, ilha paradisíaca que não permite nascimentos no local. A partir dos 7 meses, elas são forçadas a deixar suas casas e ir para Recife, sem assistência médica.

Renascer (Brasil, 2015)

O filme faz parte do concurso curta ecofalante e traz uma breve história de como um grupo de jovens agricultores criou um projeto de proteção de nascentes de água no Paraná.

O Veneno Está na Mesa (Brasil, 2011)

Participante do circuito universitário, o filme de Silvio Tendler evidencia os riscos do uso de agrotóxicos e lembra que o Brasil é o país que mais consome fungicidas, herbicidas e pesticidas.

Como Mudar o Mundo (Reino Unido, 2015)

O premiado filme britânico conta a história de como um grupo de amigos que protestavam contra um teste nuclear acabou fundando o Greenpeace e definindo o que é o movimento verde atual.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence