Before The Flood: filme de Leonardo DiCaprio sobre mudanças climáticas
before-the-flood_divulgacao
Foto: Divulgação
Sustentabilidade > Na Rua

Before The Flood: filme de Leonardo DiCaprio fala sobre mudanças climáticas

Pedro Katchborian em 21 de outubro de 2016

O documentário “Before The Flood”de Leonardo DiCaprio, chega aos cinemas americanos nesta sexta-feira (21). O longa tem como tema principal as mudanças climáticas. Pelo trailer, sabemos que DiCaprio viajou para o ártico e conversou com personalidades, cientistas e até Barack Obama e o Papa Francisco sobre o assunto.

No trailer, DiCaprio demonstra toda a preocupação com o problema das mudanças climáticas. “É o assunto mais importante da nossa era”, afirma.

Ellie Shechet, do Jezebel, já assistiu “Before The Flood” e deu as suas impressões: “No começo do documentário, que foi produzido por Martin Scorsese, DiCaprio diz que a ONU pode ter escolhido o cara errado — em alusão a escolha de DiCaprio para ser o Mensageiro da Paz, dizendo que ele não estava se sentindo muito otimista sobre o futuro do planeta”.

Depois, Ellie Shechet questiona o próprio DiCaprio. “É impossível esquecer que Leonardo DiCaprio é um símbolo do consumo excessivo, apesar dos seus anos de ativismo ambiental?”, comenta. Mesmo assim, para ela o filme passa uma mensagem poderosa. Entre os locais visitados estão o Canadá, os corais na Austrália e plantações na Sumatra.

O momento mais poderoso do filme, para Ellie, é na visita a Índia, em que DiCaprio reconhece que o seu consumo — e o dos Estados Unidos — excessivo para a ambientalista e ativista Sunita Narain. “São pessoas como Narain, não Leonardo DiCaprio ou até mesmo o Papa, que fazem o filme valer a pena“, comenta Ellie.

O trailer de “Before The Flood” também mostra conversas DiCaprio com Barack Obama, no jardim da Casa Branca. No trecho, Obama diz que ele não tem certeza que “há uma capacidade do mundo de sobreviver aos tipos de consequência que os cientistas estão prevendo”, conta Ellie. Outro destaque do longa é a participação de Elon Musk, bilionário por trás da Tesla, SpaceX e tantas outras empresas. Em seus projetos, Musk trabalha por fontes renováveis.

O longa ainda conta com a participação de Ban Ki-Moon, secretário geral da ONU. Dirigido por Fisher Stevens, o filme está disponível completo no YouTube, em inglês. Veja:

“Before the Flood” não é o único documentário de DiCaprio

Leonardo DiCaprio é engajado em relação a temas de sustentabilidade e meio ambiente há anos. Em 2007, ele narrou o documentário ecológico “A Última Hora”, focado no aquecimento global. No longa, são entrevistados 54 especialistas sobre as mudanças climáticas. Ao contrário de “Uma Verdade Inconveniente”, em que são apresentados muitos números e informações sobre o aquecimento global, a “Última Hora” foca em histórias e em pessoas. Veja o trailer do longa abaixo:

Em 2015, ele ajudou a produzir o filme Cowspiracy, em que revela o que chama da “indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje” — a agropecuária. O longa mostra o problema da agropecuária além do maltrato aos animais: a indústria é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição. Assista ao trailer do filme, que está disponível na Netflix:

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence