Bike Anjo ajuda quem quer aprender a pedalar em segurança
bikeanjo
Foto: Bike Anjo/Divulgação
Sustentabilidade > Na Rua

Bike Anjo ajuda quem quer aprender a pedalar em segurança na cidade

Redação em 18 de abril de 2016

Substituir o carro ou o ônibus pela bicicleta polui menos, gera menos trânsito, é saudável e gratuito. Porém, como se sentir seguro em desbravar o asfalto? O Bike Anjo te dá a resposta.

O projeto acredita que incentivar as pessoas a andar de bike significa aprimorar a qualidade de vida nos centros urbanos. Assim eles se definem, no site oficial: “Bike Anjo é uma rede de ciclistas apaixonados pela bicicleta, que promove, mobiliza e ajuda pessoas a começarem a utilizar esse veículo nas cidades.”

Acreditamos que a bicicleta é uma ferramenta de transformação social e quanto mais gente, melhor serão nossas cidades.

Pedalar na cidade tem seus desafios. O trânsito pode ser perigoso, as ruas esburacadas e certos trechos são mais violentos. Usar uma bicicleta como meio de transporte é bem diferente de usá-la para lazer. Por isso, o projeto reúne ciclistas experientes que acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas pela cidade: indicam rotas, passam conceitos de comportamento no trânsito e ensinam o básico sobre a bicicleta.

O trabalho é voluntário e, hoje, cobre 499 cidades e 11 países, como Austrália, Portugal e Estados Unidos.

Como Participar do Bike Anjo

Para receber ou oferecer ajuda no Bike Anjo, basta preencher o formulário no site do projeto.

Quem nunca teve o prazer de pedalar sobre duas rodas pode aprender em um dos eventos mensais da Escola Bike Anjo. Essas aulas acontecem ao ar livre, em praças ou parques, em várias capitais brasileiras. Qualquer pessoa que quiser aprender pode participar, independente da idade. As aulas são gratuitas.

A Rede Bike Anjo, formada pelos voluntários, conta em seu vídeo institucional que o projeto vai além da plataforma para prestação de serviços. Os voluntários prestam consultoria para empresas, fazem palestras educativas e passeios coletivos.

Veja o vídeo:

 

Outros benefícios de ir trabalhar de bicicleta

  • Quem vai de bike, chega mais rápido. Independente do trânsito, o ciclista sempre leva o mesmo tempo para chegar em cada destino. Ônibus e carro são opções que estão sempre sujeitas aos engarrafamentos que, nas grandes cidades, são rotineiros.
  • Uma bicicleta é muito mais barata do que um carro e exige pouca manutenção. Ir de bike também economiza o dinheiro que seria gasto com o transporte público.
  • Andar de bike pode te deixar mais tranquilo. O exercício feito ao pedalar libera endorfinas que melhoram o humor.
  • Quem vai de bike também respira um ar menos poluído. De acordo com a Cetesb, o ar dentro do carro é mais poluído do que o do lado de fora. Isso acontece porque dentro do carro os poluentes, que entram pelo filtro, não se dissipam.

Além de tudo, quem usa a bicicleta como meio de transporte é mais saudável e, de quebra, queima calorias e aumenta a massa muscular. Pedalar ao ar livre é um exercício que ainda aprimora a capacidade respiratória, pode prevenir doenças cardíacas, controlar o diabetes e diminuir a ocorrência de doenças crônicas.

Assim, você pode até pensar em cancelar a academia. Utilizar a bicicleta como meio de transporte não é um compromisso, e sim um meio para deixar a rotina menos estressante e mais prática, ocupando um tempo que antes era improdutivo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence