A resposta do brasileiro para solucionar problemas ambientais
problemas ambientais
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

A resposta do brasileiro para solucionar problemas ambientais

Camila Luz em 7 de agosto de 2016

Será que o brasileiro realmente se preocupa com problemas ambientais? Ele confia nas instituições que se propõem a resolvê-los, como ONGs e o próprio governo? As pessoas acreditam que questões serão resolvidas pela tecnologia ou por uma mudança de comportamento? O Instituto Market Analysis elaborou uma pesquisa que responde essas perguntas.

rio poluído com lixos ao lado

Poluição de rios, lagos e oceanos foi considerado, com 93% dos votos, como o problema mais sério. Foto: Istock/Getty Images

O relatório aponta que há um consenso entre os brasileiros desde o início do século de que o meio ambiente está atravessando uma profunda crise. Emissões de gases que poluem o ar e escassez de água potável são os principais medos da população hoje. Por outro lado, esses problemas perdem em urgência para outras dificuldades financeiras, relacionadas à instabilidade governamental.

Problemas ambientais, em sua maioria, são considerados como “muito sérios” pela maioria das pessoas, mas ainda ocupam um papel pouco significativo na lista de prioridades. O estudo feito pelo Market Analysis acredita que instituições devem ter um papel mais assertivo para liderar uma mudança de consciência. No entanto, o sucesso desse movimento depende da credibilidade despertada por esses órgãos nos cidadãos, e aí reside o principal problema.

Leia mais:
10 gráficos mostram que já estamos vivendo em um mundo melhor
Mudanças climáticas podem destruir patrimônios da humanidade
Desperdício de alimentos: o tamanho do problema

Governo sem moral

A pesquisa mostra o quanto os brasileiros confiam em órgãos governamentais e particulares para resolver problemas ambientais. O governo nacional é o que está pior cotado: 71% das pessoas consultadas não confiam nada na sua atuação em relação ao meio ambiente.  Apenas 1% tem muita confiança, enquanto 9% tem alguma confiança e 19% não confia muito.

Brasileiros parecem acreditar mais em grandes empresas nacionais: 51% tem muita ou média confiança nessas instituições. No entanto, 49% não acredita nelas. Grandes multinacionais receberam respostas parecidas. Campeãs de aprovação são as ONGs, a sociedade civil, fundações e instituições de caridade, que receberam mais respostas positivas: quase 60%.

De acordo com a pesquisa, o governo brasileiro tem pouquíssimo poder na hora de gerar campanhas de conscientização e de mover a sociedade para um futuro mais sustentável. Grupos econômicos e entidades do terceiro setor têm maior poder convocatório, e mais iniciativas devem partir deles.

A resposta é: a tecnologia

No que diz respeito a soluções, parte dos brasileiros se sente culpada pelo seu impacto negativo no meio ambiente: 19% dos entrevistados disseram que concordam com a afirmação de que são culpados por danos ambientais, enquanto 33% concordaram em parte. Por outro lado, 47% discorda.

torres de energia eólica

Investimento em tecnologias para uso de energia limpa já é plano no Brasil. Foto: Istock/Getty Images

A maioria dos brasileiros apoia suas esperanças em inovações tecnológicas que tragam soluções, antes de considerar uma mudança de conduta. Mais de 50% dos entrevistados acredita que a tecnologia irá resolver problemas ambientais, acompanhados por pequenas mudanças comportamentais.

Segundo o estudo, colocar esperanças em inovações tecnológicas é tendência mundial. Aliadas a uma mudança de comportamento, podem transformar o mundo de forma efetiva, a partir de aplicativos que favoreçam o consumo compartilhado, plataformas para consumo consciente e o desenvolvimento de energias renováveis.

A pesquisa ainda aponta que, hoje, os cidadãos do mundo emergente são os mais entusiasmados com inovações tecnológicas, como indianos, russos, sul africanos e chineses.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence