Ciclovia coberta na Alemanha terá lazer e vai gerar energia
Radbahn U1_ciclovia
Foto: Divulgação
Sustentabilidade > Na Rua

Ciclovia coberta na Alemanha terá opções de lazer e vai gerar energia

Camila Luz em 22 de junho de 2016

Ciclistas que vivem em Berlim, na Alemanha, podem usar a bike em dias de chuva sem se molhar. Sim! Um projeto está construindo a ciclovia Radbahn embaixo do viaduto U1. Além de coberta, será cheia de opções de lazer e descanso. No futuro, também deverá ser sustentável, gerando energia por meio do atrito dos pneus da bike com o solo.

O caminho já existe, mas afasta usuários por causa do trânsito intenso. O projeto está tornando-o mais seguro, mantendo-o completamente separado dos carros. A ciclovia terá 9km de extensão. Veja como a ciclovia está hoje:

O foco principal é proporcionar aos cidadãos a primeira ciclovia coberta da Alemanha. O longo percurso vai interligar quatro bairros: Charlottenburg, Schöneberg, Kreuzberg e Friedrichsain. De acordo com o site oficial, além dos objetivos puramente práticos e ambientais, o “projeto ainda vai trazer o espírito criativo de Berlim para a sua realização e fazer avançar o debate sobre a mobilidade de bicicletas na cidade”. Veja o projeto de reestruturação:

O potencial da ciclovia

O Viaduto U1 fica embaixo de uma linha ferroviária que tem 120 anos de idade e é um dos ícones mais memoráveis da cidade. O espaço embaixo dele é utilizado apenas como estacionamento para carros. Com a ciclovia, vai se tornar uma rota de trânsito “sustentável e vibrante”, com espaço para atividades econômicas e sociais.

O percurso deverá oferecer espaços de descanso e alimentação, como cafés. Assistências técnicas de bicicletas estarão disponíveis, assim como lojas para alugá-las. O projeto prevê até o cultivo de uma horta urbana coletiva. Qualquer cidadão poderá usufruir dela.

Com foco na sustentabilidade, o Radbhan vai testar diferentes superfícies para o trajeto, para determinar quais materiais são mais confortáveis para os ciclistas e menos agressivos ao meio ambiente.

O material usado na superfície também deverá ser sensível ao contato das bicicletas. O atrito entre chão e pneus vai gerar eletricidade para abastecer as luzes da ciclovia e outras instalações existentes ao longo dela.

desenhos da ciclovia por cima de uma foto do local

Foto: Divulgação

Leia mais:
Ciclovia solar na Holanda está gerando mais energia do que o esperado
Como andar de bicicleta em grandes cidade
Economia: usar bicicleta é seis vezes mais barato do que andar de carro

Um pouco de Copenhagen e Amsterdã em Berlim

O projeto destaca Copenhagen, capital da Dinamarca, e Amsterdã, capital da Holanda. Nessas cidades, ciclistas são reconhecidos como parte do tráfego urbano, tão importante quanto carros, pedestres e transporte público. Lá, os benefícios de se locomover de bike são reconhecidos.

A Radbahn quer trazer essa realidade para Berlim. Ela promove uma ideia simples: mais pessoas vão andar de bike diariamente caso a infraestrutura disponível seja segura e confortável. “A Radbhan vai mostrar aos residentes de Berlim o quão divertido pode ser navegar de forma sustentável pela cidade, independente do tráfico intenso”, diz o site oficial.

O projeto afirma que o número de ciclistas está crescendo todos os anos e que a capital alemã favorece a instalação de ciclovias.  Além disso, possui uma rede excepcional de transporte público e serviços de aluguel de carro e bicicleta. Integrados, todos esses sistemas podem contribuir com o desenvolvimento sustentável. Entretanto, o que falta para a cidade é dar prioridade aos usuários que não são motorizados.

Por isso, na ciclovia construída pelo projeto, ciclistas terão prioridade. A Radbahn será a primeira do mundo em que o ritmo dos faróis será determinado pelo ritmo das bikes. Além disso, ao longo da rota, os usuários serão notificados sobre a velocidade em que devem se manter. Dessa forma, poderão continuar pedalando de forma ininterrupta.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence