Holanda constrói ciclovias feitas com papel higiênico reciclado
ciclovias feitas com papel higiênico (1)
Sustentabilidade > Na Rua

Holanda constrói ciclovias feitas com papel higiênico reciclado

Aretha Yarak em 24 de outubro de 2017

Conhecida como um paraíso para os amantes de bicicletas, a Holanda acaba de lançar um projeto piloto que promete inovar a maneira como as ciclovias são construídas e, assim, deixá-las ainda mais sustentáveis. E o mais legal de tudo é que parte de uma matéria-prima que ninguém imaginava: papel higiênico.

Durante dois anos, o centro de tratamento de esgotos Geestmerambacht, localizado perto de Alkmaar e ao norte de Amsterdã, vai retirar celulose de papéis higiênicos encontrados no esgoto. Depois de tratada, a celulose será usada como matéria-prima para a construção e manutenção de ciclovias. No processo tradicional de tratamento de esgoto, toda essa celulose é incinerada e descartada.

A celulose é o principal ingrediente do papel higiênico. Estima-se que a Holanda jogue fora cerca de 180 mil toneladas desse produto todos os anos. “E a preferência holandesa por papel higiênico de luxo significa que essa celulose encontrada no esgoto é de alta qualidade”, disse Carlijn Lahaye, diretora da CirTec, uma das empresas envolvidas no projeto, ao jornal britânico The Guardian.

Papel higiênico reciclado vira ciclovia

Com a nova tecnologia que está sendo testada no centro de tratamento, uma peneira industrial recolhe uma média diária de 400 quilos de celulose . Essas fibras são limpas, esterilizadas em altas temperaturas e então transformadas em um produto final comercializável — um material macio ou mesmo pellets (um substrato bem parecido com os grãos de ração de cachorro e gato).

LEIA MAIS
Ciclovia solar na Holanda produz mais energia do que o esperado
LEIA MAIS
Ciclovia coberta na Alemanha terá opções de lazer e vai gerar energia

Quando misturada ao asfalto, essa celulose reciclada confere mais permeabilidade ao solo, aumentando a absorção de água da chuva e a durabilidade da pista. O primeiro teste com o material foi realizado em 2016, com a construção de um circuito com um quilômetro de distância entre as cidades de Leeuwarden e Stiens, ambas na província de Frísia.

Além de ainda não ter apresentado problemas na pavimentação, é praticamente impossível distinguir a porção que usa a celulose do resto da ciclovia a olho nu.

Celulose reciclada com fins comerciais

No primeiro semestre deste ano, a mesma mistura foi usada para reforçar um canal na ilha de Ameland e para repavimentar o estacionamento de um zoológico em Groningen, ambas cidades holandesas. Além disso, de acordo com o site CityLab, a capital Amsterdã também demonstrou interesse no uso da celulose, mas como matéria-prima a ser empregada em rodovias.

Com uma produção diária elevada, as empresas envolvidas na reciclagem da celulose pretendem exportá-la como matéria-prima para a criação de biocompostos (mistura de resina com fibras naturais).

Além disso, a Universidade Brunel, no Reino Unido, já vem recebendo uma parte do que é produzido na Holanda. Por lá, eles trabalham no desenvolvimento de uma tecnologia capaz de transformá-la em fonte de energia, garrafas plásticas e outros produtos. O material deve ainda ser empregado na construção civil.

Holanda: país das ciclovias

Com mais de 30 mil quilômetros de ciclovias espalhados pelo país, a Holanda está à frente de projetos inovadores de incentivo ao uso da bicicleta. Em 2016, o país divulgou a criação de uma ciclovia coberta com nove quilômetros de extensão. O trajeto deve contar ainda com opções de lazer e descanso e, no futuro, será sustentável, gerando energia por meio do atrito dos pneus da bicicleta com o solo.

Em 2014, a cidade de Eindhoven, localizada ao sul de Amsterdã, inaugurou uma pista que brilha no escuro. Feita com pequenas luzes de LED, ela foi inspirada no quadro “A Noite Estrelada”, do pintor holandês Vincent Van Gogh. A iniciativa tinha o objetivo de aumentar ainda mais o uso de bicicletas como meio de transporte para o trabalho — a iluminação proporcionada pelo brilho ajuda a evitar acidentes à noite, na volta para casa.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence