Ciclovia solar está produzindo mais energia do que o esperado
Ciclovia Solar
Primeira ciclovia solar do mundo. Foto: Reprodução/Solaroad
Sustentabilidade > Na Rua

Ciclovia solar na Holanda está produzindo mais energia do que o esperado

Camila Luz em 13 de maio de 2016

A primeira ciclovia solar do mundo, localizada na Holanda, está gerando mais energia do que o esperado. Seu sucesso prova que é possível pavimentar ruas com um material que gere eletricidade a partir da luz do sol.

A energia solar geralmente é produzida a partir de placas fotovoltaicas instaladas no topo de edifícios ou em outras estruturas.  No caso da ciclovia localizada em Kromennie, cidade que fica a noroeste de Amsterdã, não se trata de uma cobertura. O próprio pavimento foi criado para fazer esse processo.

Leia mais: Construção Sustentável na Suíça será autossuficiente em energia

A ciclovia tem 70 metros de extensão. Após um ano de testes, está gerando cerca de 70 quilowatts/hora por metro quadrado. Isso é o suficiente para abastecer três casas por doze meses.

Sten de Wit, da SolaRoad, empresa responsável pelo empreendimento, disse a Fast.Co Exist que o investimento foi de US$ 3.75 milhões, mas é viável e deve se pagar em 15 anos.

SolaRoad Netherlands from SolaRoad on Vimeo.

 

Ciclovia solar X painéis solares e estradas comuns

Painéis solares em topos de prédios são mais baratos e mais fáceis de construir. A SolaRoad, no entanto, defende que há mais espaço disponível nas ruas do que nos edifícios. Quando os telhados estiverem saturados, maneiras alternativas de produzir energia solar serão valorizadas.

A empresa acredita que pavimentar as ruas para que produzam energia pode ser viável financeiramente.  Os custos totais se baseiam em uma média entre investimento financeiro e benefício proporcionado. O retorno, no caso, é a energia gerada para os moradores.

Sten garante que, quando o cálculo é feito, as estradas solares são mais baratas do que as atuais. “Para cidades e agências responsáveis pela construção e manutenção de estradas, esta é uma proposta interessante”, disse.

As dificuldades de construir a ciclovia solar

arquiteto segurando projeto da ciclovia solar

Painéis Solares Foto: Reprodução/Solaroad

Desenvolver a ciclovia solar foi um pouco difícil. Variações na temperatura poderiam prejudicar o material que compõe o pavimento especial. Foi preciso instalar um revestimento para proteger as células solares.

Utilizar painéis solares comuns também não seria possível, pois são escorregadios e frágeis. Poderiam quebrar devido ao fluxo constante de pessoas pedalando.

Apesar disso, os esforços se mostraram valiosos, pois foram destinados à construção de um espaço que, antes, gerava energia suja.

Em seu site oficial, a empresa relata que a ciclovia solar é “inovação no campo da colheita de energia”. O conceito é único: converter a luz solar que incide na superfície de uma estrada em eletricidade. A rede rodoviária funciona como uma fonte inesgotável de energia verde. É sustentável e, na prática, pode ser usada de muitas maneiras diferentes.

Ciclovia é melhor do que estrada para carros

A SolaRoad escolheu pavimentar uma ciclovia, e não uma estrada para carros, pois essa foi a forma de tornar seu empreendimento ainda mais limpo. Bicicletas, diferente de veículos motorizados, não emitem gases que poluem a atmosfera. Também contribuem para a diminuição do trânsito nas ruas e deixam os indivíduos mais saudáveis, pois praticam exercícios físico enquanto pedalam.

Para os ciclistas, pedalar na ciclovia solar não é muito diferente de pedalar em uma normal. Segundo Sten, muitos usuários nem sentem a diferença. É exatamente isso que a SolaRoad pretende alcançar: estradas que cumpram suas funções originais enquanto produzem energia solar e contribuem para o funcionamento da cidade.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence