Cientistas dizem que temos 10 anos para salvar a Terra
salvar  a Terra
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

Cientistas dizem que temos 10 anos para salvar a Terra das mudanças climáticas

Pedro Katchborian em 24 de abril de 2017

Cientistas colocaram um prazo para salvarmos a Terra de mudanças climáticas drásticas: 10 anos. De acordo com o International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), se os seres humanos não diminuírem a emissão de gases na próxima década, os resultados serão catastróficos e possivelmente irreversíveis, especialmente com o Acordo de Paris não sendo cumprido. O novo estudo, publicado na Nature Communications, mostrou que fontes de energia renováveis precisam ser exploradas para que se atinja a meta do aumento de 1,5ºC na temperatura global até 2100.

Antes, é necessário entender que a emissão de gases ainda não atingiu o seu pico, de acordo com os dados dos pesquisadores sobre os combustíveis fósseis. Para começar a mudar, é preciso chegar o quanto antes nessa emissão máxima. Só após de chegar ao pico da emissão é que podemos começar a diminuir.

A pesquisa aponta que o uso de combustíveis fósseis precisa ser reduzido para 25% de toda a energia global. Atualmente, esse número é de 95%. Além disso, os cientistas indicam a necessidade de implementar ações que diminuam o desmatamento.

A combinação da mudança nas fontes de energia e da preservação do meio ambiente deve diminuir em 42% a emissão de gases até o final do século, mas, para isso, é necessário que a emissão de gases atinja o pico nos próximos anos.

“Este estudo dá uma ampla noção do dióxido de carbono na nossa atmosfera, de onde vem e para onde vai. Levamos em conta não apenas as emissões de combustíveis fósseis, mas também a agricultura, o uso da terra, a produção de alimentos, a bioenergia e a absorção de carbono pelos ecossistemas naturais”, explica o consultor do Banco Mundial, Brian Walsh, que liderou o estudo enquanto trabalhava como pesquisador do IIASA.

Os pesquisadores montaram quatro cenários diferentes para o futuro da energia na Terra, com a mistura de fontes renováveis e fósseis. Em um cenário em que fontes como energia eólica e solar aumentam cerca de 5% ao ano, as emissões poderiam atingir um pico em 2022. Mesmo assim, esse caminho indica que a temperatura global cresceria 2,5ºC até 2100 — não cumprindo o Acordo de Paris.

Walsh destaca que o cenário é ambicioso, “mas não impossível”. Vale lembrar, por exemplo, que a produção de energia renovável cresceu 2,6% entre 2013 e 2014. No entanto, continuar confiando nos combustíveis fósseis é perigoso: com a energia renovável crescendo de 2 a 3% por ano, o pico das emissões iria para o fim do século, mas causando um aumento estimado de 3,5ºC até 2100.

Cientistas estão tentando alertar sobre mudanças climáticas

A pesquisa feita pelo IAASA é mais uma comprovação das mudanças climáticas. Em setembro de 2016, 375 cientistas membros da National Academy of Sciences, dos Estados Unidos, publicaram uma carta aberta para chamar a atenção sobre os impactos do aquecimento global no planeta.

LEIA MAIS
Iniciativa privada avança na luta contra mudanças climáticas
LEIA MAIS
O que é aquecimento global, por que ele é real e por que você deve se preocupar

A mudança climática causada pelo homem não é crença, farsa ou conspiração. É uma realidade física”, diz o início da carta. “Combustíveis fósseis alimentaram a Revolução Industrial. Mas a queima de petróleo, carvão e gás também causou a maior parte do aumento histórico em níveis atmosféricos de gases do efeito estufa que retêm calor. Este aumento de gases do efeito estufa está mudando o clima da terra”, dizem no texto.

Em artigo publicado no jornal Washington Post, Kerry Emanuel e Ben Santer — dois dos cientistas autores da carta — explicaram que o clima está mudando em níveis perigosos e nós somos os responsáveis. E isso não é questão de opinião: a “esmagadora maioria” da comunidade científica está de acordo, baseada em evidências sólidas que se confirmam a cada ano.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 157 [3] => 12 [4] => 237 [5] => 97 [6] => 249 [7] => 222 [8] => 62 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 236 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence