OUT4S: LGBTQ reunidos para um mundo melhor
out4s_LGBTQ
Foto: Reprodução/OUT for Sustainability
Sustentabilidade > Na Rua

OUT4S: LGBTQ reunidos para um mundo melhor

Camila Luz em 30 de junho de 2016

OUT for Sustainability (OUT4S) é uma organização estadunidense que mobiliza o público LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queers) por um mundo melhor. Os voluntários participam de ações sociais que promovem a sustentabilidade.

O programa voluntário tem como objetivo expressar o orgulho LGBTQ através de serviços como restauração do meio ambiente, construção de parques e limpeza de comunidades. Também promove campanhas que apoiam o fim do desperdício, a redução da emissão de carbono na atmosfera e outras ações para atingir a sustentabilidade em todos os níveis (social, econômico e ambiental).

O que é a sustentabilidade para a comunidade LGBTQ

O OUT4S nasceu em outono de 2008, sob a premissa de que a identidade LGBTQ e os valores da sustentabilidade estão absolutamente interligados.

Para o OUT4S, sustentabilidade é um estado onde decisões e ações individuais, sociais ou ambientais são livres de consequências negativas e criam impactos positivos.

pessoas com placas de reciclagem e do OUT for Sustainability

Foto: Reprodução/Facebook OUT for Sustainability

A organização usa três conceitos para definir sua ideia de sustentabilidade: identidade, sociedade e ambiente.

O primeiro, “identidade”, prega que cada pessoa é única e importante. As características pessoais determinam a visão de mundo e as atitudes tomadas. Isso é necessário para entender como cada pessoa interage em sociedade e em grupo. A OUT4S identificou atributos importantes: idade, habilidade, classe, etnicidade, gênero e orientação sexual.

“Sociedade” diz respeito aos contratos sociais que definem quem detém poder e influência. O objetivo da OUT4S é buscar igualdade para que recursos estejam disponíveis a todos que precisam deles.  Além disso, é preciso encontrar uma forma de administrá-los para que estejam disponíveis às futuras gerações.

A organização reforça que ações tomadas hoje determinam o curso da história e causam impactos no futuro. A OUT4S definiu quatro recursos que devem ser aproveitados por todos e bem administrados: comunidade, educação, família, saúde, moradia e ocupação profissional.

O último, “ambiente”, refere-se aos recursos naturais disponíveis. Seu consumo inadequado traz grandes riscos para a sobrevivência da humanidade. No entanto, a organização aconselha: não entre em pânico! Basta encontrar soluções para administrar construções, energia, sistema de comida, transportes, água e recursos.

Leia mais:
A desigualdade de gênero no Vale do Silício além dos salários
Projeto fotográfico mostra que a diversidade cultural no Vale do Silício existe (e importa!)

Iniciativas promovidas pelo OUT4S

Earth Gay

A OUT4S é melhor conhecida pelo Earth Gay. O programa foi inspirado pelo Earth Day (Dia da Terra, 22 de abril), criado na década de 70 para gerar uma consciência comum em relação aos problemas ambientais.

O Earth Gay começou como um projeto voltado para celebrar o Dia da Terra em Seattle à la o público LGBTQ. O ativismo foi crescendo de forma orgânica e exponencial e acabou se tornando um programa de voluntariado.

pessoas com pás na mão para a plantação do earth gay

EarthGay em Tacoma. Foto: Reprodução/Facebook OUT for Sustainability

De acordo com o site oficial, o Earth Gay é a forma de ativismo ambiental LGBTQ com maior visibilidade e taxas de recrutamento. Hoje, o programa funciona em Seattle, Tacoma, Phoenix, Vermont, Bay Area e Nova York.

Para formar grupos de apoio nas cidades, voluntários promovem pequenos eventos para convidar a comunidade a participar.

Fab Planet

A OUT4S promove um encontro anual em Seattle para discutir questões de identidade e valores. Por meio da sustentabilidade, acreditam ser possível alcançar um “planeta fabuloso”. Toda o público LGBTQ é convidada a participar do evento, que é mais do que uma conferência. É um “lugar para se reunir, discutir e criar a mudança”.

Além do evento anual, a OUT4S hospeda encontros menores, para discutir temas como “impacto social dos sistemas alimentares” e construções sustentáveis. Quem não pode ir aos eventos Fab Planet e entende inglês tem a opção de ouvi-los pelo Soundclound. Para participar de forma mais ativa, é possível entrar para o grupo de discussões online criado pela OUT4S.

Greener Pride

Para a OUT4S, membros LGBTQ podem ser líderes em sustentabilidade. Devem usar o orgulho que sentem para mostrar o que há de melhor nessa comunidade, especialmente no que diz respeito à responsabilidade ambiental.

O Greener Pride trabalha com eventos LGBTQ, como a “Pride Parade” e outros festivais, para que os participantes se comprometam com a busca por ideais sustentáveis, como a redução das emissões de carbono para a atmosfera e o fim dos desperdício. Membros da comunidade que já contribuem com um mundo mais verde podem contar enviar suas histórias aqui.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence