Construção sustentável na Suíça será autossuficiente em energia
sustentabilidade suiça
foto: divulgação
Sustentabilidade > Na Rua

Construção sustentável na Suíça será autossuficiente em energia

Camila Luz em 5 de maio de 2016

A Suíça pode ter desenvolvido o primeiro edifício autossuficiente em energia do mundo. A fonte será a luz do sol. Segundo a Umvelt Arena, empresa responsável pelo construção sustentável, uma hora de luz solar será o bastante para suprir toda a necessidade dos moradores por um dia e uma noite.

O “prédio do futuro” fica em Brütten, cidade próxima da capital, Zurique. A inauguração aconteceu em abril e os primeiros habitantes chegam no meio do ano, durante o verão europeu.

O edifício não está conectado à rede de abastecimento de eletricidade do município. Os habitantes dos apartamentos vão poder tomar banho, carregar o celular e ligar o fogão usando somente a energia gerada pelo sol.

Mas como a construção sustentável é possível?

Para garantir que o prédio seja autossuficiente em energia, a Umvelt Arena instalou painéis solares na fachada e no telhado. Eles são compostos por células fotovoltaicas, que captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica.

A empresa também projetou o edifício para gastar o mínimo de energia possível. As lâmpadas são de LED, o tipo mais econômico de todos. Os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos possuem alta eficiência energética.

Veja a construção do prédio no vídeo abaixo:

 

A Suíça fica localizada no Hemisfério Norte, em uma região onde o clima varia muito. No inverno, neva e as temperaturas ficam quase sempre negativas. No verão, faz mais calor (no máximo, 28 ºC), mas chove muito. O vilarejo de Brütten fica localizado em uma região conhecida pela predominância de fortes neblinas, o que dificulta a chegada dos raios solares.

Mesmo assim, a autossuficiência energética está garantida. Nos dias em que o sol durar mais de uma hora, será possível armazenar energia em baterias para serem usadas em um período de três a quatro dias.

No inverno, a energia solar será transformada em hidrogênio, que pode ser estocado por quase 25 dias.

Veja o infográfico: Os 12 princípios da permacultura

 

Construção sustentável mesmo

Além de garantir a autossuficiência energética, a Umvelt Arena pretende estimular um estilo de vida todo sustentável.

Os moradores do prédio terão à sua disposição dois carros — um elétrico e um movido a biocombustível. Os resíduos orgânicos também serão reaproveitados. Por meio de uma tubulação especial, serão divididos do lixo reciclável e transformados em biomassa.

Para morar no “prédio do futuro”, é preciso pagar um aluguel de 2500 francos suíços, o equivalente a R$ 9,5 mil. Para os brasileiros, o preço parece bastante salgado. Mas para os suíços, essa quantia está dentro das tendências do mercado imobiliário do país.

Para construir o prédio, a empresa afirma que gastou apenas 10% a mais do que seria gasto na construção de um edifício normal.

Há nove apartamentos disponíveis no edifício. Um deles será usado pela Umvelt Arena como show room. Outros três farão parte de uma espécie de reality show promovido pelo canal Blick. A publicação selecionou os moradores e irá acompanhar a rotina deles de perto.

Os cinco restantes foram rapidamente alugados. Todos os apartamentos possuem quatro quartos.

Suíça Sustentável

A Suiça, assim como os outros países nórdicos, é um exemplo quando o assunto é sustentabilidade. De acordo com SwissInfo, apesar do crescimento populacional, as emissões de gás carbônico (CO2) caíram entre 2000 e 2013.

Um estudo recente mostra que isso se deve, principalmente, aos investimentos em edifícios e carros que usam fontes de energia limpa.

A Suíça possui poucos recursos naturais que podem ser convertidos em energia. Ao mesmo tempo, está localizada em uma região fria, que demanda o uso intenso de aquecedores. Para driblar essa dificuldade, o governo também investe na conscientização dos moradores.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence