Degradação do solo ameaça nutrição na América Latina e no Caribe
degradação do solo (1)
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

Degradação do solo ameaça segurança alimentar na América Latina e no Caribe

Camila Luz em 6 de julho de 2016

Erosões e secas na América Latina e no Caribe ameaçam a segurança alimentar de populações, principalmente das mais carentes. Deter a degradação do solo é fundamental para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o site Inter Press Service (IPS), mais de 68% do solo da América do Sul foi afetado pela erosão:100 milhões de hectares foram degradados pelo desmatamento, enquanto 70 milhões foram transformados em pasto. No Brasil, a região nordeste apresenta 55% de terra desertificada.

Na América Central, a situação é parecida. De acordo com a edição de 2014 do Atlas do Solo da América Latina e do Caribe, produzido pela EUROCLIMA, a erosão afeta cerca de 75% do solo em El Salvador. Na Guatemala, 12% está ameaçado pela desertificação.

Para a ONU (Organização das Nações Unidas), reduzir esses efeitos é urgente. “Provavelmente, não há nenhum problema mais grave do que a questão da terra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pós-2015”, diz o texto que comemora o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, celebrado em 17 de junho.

“Desde o alimento que comemos, até as roupas que vestimos e as casas em que vivemos —tudo provém de recursos do solo”, afirma a ONU. A organização acredita que eliminar a degradação deve “estar na vanguarda para atender nossa necessidades de desenvolver a sustentabilidade”.

via GIPHY

A degradação do solo ameaça populações carentes

Em 2016, o evento realizado em 17 de junho para falar sobre o combate à desertificação e à seca aconteceu em Beijing, na China. Na ocasião, discutiu-se a importância de deter a degradação do solo para atingir outros objetivos da sustentabilidade. O ponto principal é o desenvolvimento econômico inclusivo, que deve abraçar populações carentes.

95% da comida consumida em todo o mundo vem da terra. Infelizmente, 33% do solo está degradado. “Sem uma solução a longo prazo, a desertificação e a degradação da terra não irão afetar apenas a disponibilidade de comida”, disse o secretário geral da ONU Ban Ki-moon durante o evento promovido pela organização. “Eles irão aumentar a migração e ameaçar a estabilidade de muitas nações e regiões”, completou.

Em entrevista à IPS, Pilar Román, da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), concorda com o ponto de vista do secretário. “Inúmeros estudos demonstram que as comunidades mais pobres e vulneráveis são as que têm pior acesso aos insumos”, disse, referindo-se à recursos como água, sementes, maquinário e terra fértil. Por isso, acabam migrando ou entrando em conflito.

As principais causas da degradação do solo são desmatamento, destruição de florestas, incêndios florestais, mudanças climáticas, manipulação intensiva do solo e poluição química causada pela agropecuária.

via GIPHY

Leguminosas na América Latina e no Caribe

Combater a degradação do solo na América Latina e no Caribe pode assegurar a segurança alimentar nessas regiões por mais um motivo específico: os países têm grande potencial para produzir leguminosas, alimentos acessíveis, sustentáveis e altamente nutritivos.

A ONU declarou que 2016 é o Ano Internacional das Leguminosas. A FAO, responsável pelas campanhas e comemorações, destaca a importância desses alimentos para América Latina e Caribe.  Os países da região são a fonte originária do feijão e de outras sementes. A organização acredita que esses alimentos podem ajudar a erradicar a pobreza e quadros de desnutrição.

Leia mais:
Cultivo de leguminosas pode reduzir mudanças climáticas
Entenda por que 2016 é o Ano Internacional das Leguminosas

Leguminosas possuem o dobro das proteínas encontradas no trigo e três vezes mais do que no arroz. São economicamente acessíveis e podem ser cultivadas por pequenos produtores, funcionando como fonte alimentar e de renda.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence