Dia Mundial Vegano: 7 leituras imperdíveis sobre o tema
vegano
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

Dia Mundial Vegano: 7 leituras imperdíveis sobre o tema

Kaluan Bernardo em 1 de novembro de 2016

Dia primeiro de novembro é o Dia Mundial Vegano. A data é comemorada desde 1944, quando foi criada a Sociedade Vegana. Foi a primeira vez que membros da Sociedade Vegetariana decidiram que era necessário criar um conceito para especificar a diferença entre não comer carne e não consumir nenhum produto de origem animal.

O veganismo, mais do que um estilo de vida, é um ato político. Ao não consumir produtos e alimentos de origem animal, você está mudando seu impacto no meio ambiente e em diversas cadeias produtivas.

Independente de seguir ou não o movimento, é válido conhecer quais são as motivações e inovações do veganismo. Aqui no Free The Essence nós somos um tanto ligados em questões ambientais. Por isso, e para comemorar o Dia Mundial Vegano, relembramos sete textos que fizemos sobre o tema. Confira:

8 milhões de mortes seriam evitadas se uma dieta vegana fosse adotada no mundo todo

Além das questões éticas relacionadas ao ato de não consumir alimentos e produtos de origem animal, há diversos debates ambientais e de saúde sobre o tema.

Estudo publicado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostra que, se uma dieta vegana fosse adotada por todos os cidadãos do mundo até 2050, 8 milhões de pessoas deixariam de morrer até lá; emitiríamos dois terços a menos de gases poluentes; e ainda economizaríamos US$ 1,4 trilhão por ano. Fizemos até um infográfico com outros números reveladores.

Veganismo, dieta macrobiótica e tipos de vegetarianismo: entenda as diferenças

O vegetarianismo e o veganismo são dietas que prometem ser melhores para a saúde e o meio ambiente. Há diferentes formas de adotá-las de acordo com os alimentos consumidos, como ovos, laticínios, mel e corantes. Inclusive, vale explicar direitinho qual a diferença entre veganismo, dieta macrobiótica e outras variáveis. Nós detalhamos essas diferenças.

Restaurantes veganos e vegetarianos para conhecer em São Paulo

Quem mora em São Paulo não pode reclamar sobre falta de opção. Na capital há muitas e boas alternativas tanto para quem é vegetariano quanto para quem é vegano. Lugares oferecem de rodízios de pizza a alimentos com base nos preceitos da filosofia Hare Krishna.

Congolinária: o restaurante criado para compartilhar a cultura do Congo

Falando em restaurante, recentemente São Paulo ganhou uma opção interessantíssima: o Congolinária. Pithou Luambo é um refugiado congolês que resolveu compartilhar a culinária de seus país com brasileiros. Como lá no Congo eles raramente comem carne, o congolês aproveitou para levantar a bandeira do veganismo em seu cardápio.

Conheça o Armazém VegAninha, um açougue vegano com lixo zero

E se a gente te disser que Curitiba, no Paraná, tem, literalmente, um açougue vegano. É o Armazém VegAninha. Eles oferecem bife, linguiça, bacon, queijo… tudo feito de ingredientes que não envolvem nada de origem anima. Há também opções sem glúten ou sem soja. O estabelecimento ainda dispensa o plástico e toma diversos cuidados para não produzir lixo.

Atletas veganos: as vantagens de uma dieta sem alimentos de origem animal

Há ainda quem acredite que sem a proteína animal não dá para ser saudável. O melhor exemplo do quão errados eles estão são os atletas veganos — que cada vez mais conquistam resultados expressivos em diferentes modalidades. Basta comer legumes, nozes, sementes e soja para se abastecer das proteínas necessárias e ganhar músculos.

Insecta Shoes e o design de seus sapatos ecológicos

Por fim, para lembrar que veganismo não é só sobre alimentos, vale conhecer a Insecta Shoes. Eles criam sapatos a partir de materiais de segunda mão e sem fazer o uso de matéria-prima animal, como o couro. A maior parte do material vem de reciclagem de garrafas de plástico, restos de borracha e reaproveitamento de tecidos encontrados em brechós.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence