Saiba o que são ecovilas e onde visitá-las no Brasil
ecovila
Ecovila El Nagual no Rio de Janeiro Foto: Reprodução/Facebook
Sustentabilidade > Na Rua

Saiba o que são ecovilas e onde visitá-las no Brasil

Camila Luz em 28 de agosto de 2016

Ecovilas são comunidades rurais ou urbanas formadas por pessoas que vivem em harmonia com a natureza e lutam por um estilo de vida sustentável. Para isso, criam esquemas de apoio familiar e social, produzem alimentos orgânicos, investem na permacultura, nas energias limpas e renováveis e em práticas de preservação.

Esse tipo de comunidade se baseia nos três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. Pensam em formas efetivas de combater sistemas que degradam o homem e seu habitat. Não há, por exemplo, exploração do trabalho, descarte inadequado de resíduos ou uso impróprio de matérias-primas.

As ecovilas resgatam o modo de sobrevivência mais primário da humanidade, baseado na vida em comunidade e no respeito aos ciclos naturais da Terra.

Ecovilas pelo mundo e suas definições

O termo “ecovila” foi criado em 1991 por Diane e Robert Gilman. Em um seminário promovido pela organização Gaia, na Dinamarca, apresentaram o relatório “Ecovillages and Sustainable Communities: A Report for Gaia Trust” (“Ecovilas e Comunidades Sustentáveis: Um relatório para a Gaia Trust”, em tradução livre).

O projeto feito pelo casal identificou uma variedade de assentamentos bem estabelecidos, como o Solheimer na Islândia, o Findhorn na Escócia, o Crystal Waters na Austrália e o Lenbesgarten na Alemanha.

O elemento comum entre todos eles era o sistema de valores adotados. Todos os locais tinham a visão de que estar em pequenas comunidades é divertido e bom. Ao mesmo tempo, conservavam o espírito de contato com a natureza e demonstravam que viver de forma simples é importante.

Leia mais:
Os 12 princípios da permacultura
14 alimentos que você pode replantar em casa
Hortas urbanas ao redor do mundo estimulam contato entre pessoas

Desde então, ecovilas estão espalhadas pelo mundo e são diferentes em seus sistemas culturais e de produção. Cada região tem comunidades que vivem de acordo com costumes históricos e, também, com as condições naturais de cada local. Afinal, só utilizam o que a Terra pode fornecer, sem apelar para formas artificiais que possam agredir o meio ambiente.

No entanto, todas seguem basicamente os mesmos princípios norteadores. A Global Ecovillage Network, rede que conecta ecovilas do mundo todo, as define da seguinte maneira: “Ecovila é uma comunidade intencional ou tradicional que utiliza processos participativos locais para integrar de forma holística as dimensões ecológicas, econômicas, sociais e culturais da sustentabilidade, a fim de regenerar ambientes sociais e naturais”.

Em 1998, consagraram-se como uma das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável, segundo uma lista divulgada oficialmente pela ONU.

Ecovilas para conhecer no Brasil

Clareando — São Paulo

Considerada uma das principais ecovilas do estado de São Paulo, consiste em um condomínio rural que reúne pessoas com um mesmo objetivo: viver em harmonia com a natureza, utilizando os recursos naturais de forma sustentável. Localiza-se entre as cidades de Piracaia e Joanópolis, na Serra da Mantiqueira, entre vales e montanhas da Mata Atlântica.

Asa Branca — Distrito Federal

Localizada a 23km de Brasília, é um centro de permacultura que dispõe de habitações ecológicas, sistemas de abastecimento e tratamento de água e um viveiro de mudas do cerrado. Também abriga interessados em serviço voluntário que queiram viver a experiência da ecovila.

Aldeia Arawikay — Santa Catarina

Instalada na cidade de Santo Antônio, estimula a aproximação entre os vizinhos e a relação respeitosa com o ambiente. Pretende criar um “anel ecológico” para receber novos moradores nos entornos, ampliando a pequena “bioaldeia” na região.

El Nagual — Rio de Janeiro

Existe há mais de 20 anos na cidade de Magé e promove a gestão sustentável de recursos e as boas práticas de convívio, para preservar o respeitar o meio ambiente.

Karaguatá — Rio Grande do Sul

A ecovila em Santa Cruz do Sul pretende rever conceitos como propriedade privada, consumismo e baixa qualidade de vida. Os moradores são unidos pelo cuidado com si mesmos, com os outros e com a natureza. As ações são norteadas por princípios da agroecologia, permacultura, agricultura biodinâmica e economia solidária.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence