Esfoliante e pasta de dente podem contaminar o oceano e seres humanos
esfoliante
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

Seu esfoliante para o corpo pode contaminar o oceano e até suas refeições

Camila Luz em 23 de novembro de 2016

O esfoliante que você usa para tirar as impurezas da sua pele e deixá-la lisinha pode estar prejudicando o meio ambiente. As microesferas que regeneram sua cútis  são feitas de pedaços de partículas de plástico, que chegam até os oceanos e contaminam seres humanos e outros animais.

Essas microesferas geralmente medem menos de 1mm e são feitas de polipropileno. São inseridas em produtos de beleza e higiene de uso diário, como o esfoliante para rosto, corpo e até pastas de dente. À primeira vista, parecem bolinhas inocentes que removem impurezas e até causam sensação agradável em contato com o corpo.

No entanto, o impacto negativo causado no ambiente é alto. Assim que são usadas para limpar a pele ou os dentes, descem pelo ralo e entram no sistema de água. Como são muito pequenas para serem captadas por sistemas de filtragem, chegam aos lagos, rios e oceanos.

O esfoliante contamina até suas refeições

O resultado do acúmulo dessas microesferas é semelhante ao da moagem de garrafas de plástico, que são descartadas em grandes volumes de água. Mas o esfoliante chega a causar dano ainda maior, pois os peixes se alimentam das partículas, confundindo-as com ovos. Segundo o site Refinery99, estudo recente mostrou que um quarto dos peixes encontrados em mercados da Califórnia tinha ingerido o plástico.

Além de terem sua saúde prejudicada, os peixes são consumidos por humanos. “Isso é um problema, pois sabemos que o plástico no oceano e nas águas atrai produtos químicos”, explica Anna Cummins, diretora executiva e co-fundadora da ONG 5Gryes, ao Refinery99. As microesferas absorvem pesticidas e metais pesados, substâncias tóxicas que acabam inseridas em nossas dietas.

LEIA MAIS
França é o primeiro país a banir copos e pratos descartáveis de plástico

“O plástico também é feito com produtos químicos, e esses produtos mergulham nos tecidos de organismos que comem as partículas de plástico e, em seguida, fazem seu caminho na cadeia alimentar até chegarem em nossos pratos”, completa.

Segundo o Washington Post, as microesferas usadas em pastas de dente também estão causando danos à saúde bucal. O dentista Michael Apa explica: “ao longo do tempo podem causar abrasão (desgaste no esmalte do dente) quando usados com escovas de dentes sônicas, e já ouvi falar de pacientes com microesferas alojadas em suas gengivas, o que pode levar a irritação e perda óssea, se não forem devidamente removidas”.

Além disso, os estragos ambientais causados pelo uso dessas partículas dos esfoliantes é praticamente incalculável. Afinal, seguem se fragmentando e ficando cada vez menores na natureza, o que torna impossível mensurar o tamanho da contaminação.

Mudança de comportamento

Estudo feito este ano pela University of Uppsala, na Suécia, relatou fenômeno curioso: larvas do peixe Perch (Perca fluviatillis) preferem ingerir plástico em vez de zooplâncton (organismos aquáticos como crustáceos e moluscos). De acordo com outra pesquisa, publicado na revista Nature, uma única microesfera plástica tem o potencial de ser até um milhão de vezes mais tóxica do que a água que a rodeia.

esfoliante

Foto: Istock/Getty Images

Essa mudança nos hábitos alimentarem reduz a natalidade dos peixes e causa mudanças no seu comportamento. Eles não conseguem reconhecer o cheiro de seus predadores após a ingestão do material, por exemplo. De acordo com o estudo publicado na Nature, os peixes que se alimentaram de partículas de plástico foram devorados quatro vezes mais rápido. Em grande escala, isso resultaria em uma grande perturbação ecológica.

O tamanho do problema é tão grande que, este ano, o presidente Barack Obama proibiu a comercialização de esfoliantes e outros produtos de higiene compostos de microesferas de plástico. No Brasil, no entanto, ainda não há lei que os proíba.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence