Fazenda de orgânicos nos EUA é cultivada por moradores de rua
fazenda_moradores-de-rua3
Foto: Reprodução/Facebook
Sustentabilidade > Na Rua

Fazenda de orgânicos é cultivada por moradores de rua nos Estados Unidos

Camila Luz em 9 de novembro de 2016

Uma fazenda de alimentos orgânicos em Miami, nos Estados Unidos, está combatendo a falta de moradia e de trabalho, assim como a insegurança alimentar, de uma só vez.  Os oito hectares de terra são cultivados somente por moradores de rua, gerando emprego para milhares de pessoas.

homem trabalhando em horta

Foto: Reprodução/Facebook

A Verde Community Farm & Market está localizada em um pedaço de terra que fazia parte da Base da Força Aérea de Homestead, distrito de Miami famoso por seu rendimento agrícola. A Base da Força Aérea foi dizimada em 1992 pelo furacão Andrew e permaneceu subdesenvolvida por anos.

Em 2008, a ONG Trust Homeless Miami-Dade introduziu a agricultura biológica na região. Gradativamente, a área foi se recuperando até se tornar uma propriedade adequada para a produção alimentar. Desde 2014, a fazenda produz alimentos orgânicos certificados, como frutas, vegetais, sucos e plantas comestíveis. Os produtos são vendidos para mercados e clientes no atacado.

A fazenda já ajudou mais de 10 mil moradores de rua e hoje é fonte de renda para 145 famílias.

Segurança alimentar e habitação para ex- moradores de rua

Os membros da Verde Community geralmente têm pouca ou nenhuma experiência na área. Eles são treinados para cultivar os alimentos na fazenda comunitária e também para conquistar vagas em empregos fora da comunidade. “Isso mudou nossas vidas para sempre e fez ser possível ajudar outros [moradores de rua]”, disse a residente Alma Santos ao site Natural Society. Ela e seu filho de 14 anos trabalham e moram na propriedade.

“Meu filho nunca teve seu próprio quarto. Agora tenho um lugar onde ele pode descansar, um lugar para chamarmos de lar”, declarou Alma em outra entrevista, ao Huffington Post.

A fazenda é gerida pela Carrefour Supportive Housing, instituição sem fins lucrativos que pretende garantir habitação para moradores de rua. Quem trabalha no projeto ganha o suficiente para alugar residência nas proximidades, em uma bairro habitado por mais de 580 ex-moradores de rua.

homens trabalhando em plantação

Foto: Rerodução/Facebook

Segundo o site oficial da Verde Community, os objetivos do projeto – além de tirar pessoas das ruas — são cultivar orgânicos de forma sustentável, desenvolver habilidades profissionais, educar e oferecer deliciosos produtos para a comunidade local.

O papel da comunidade

Os residentes de Homestead são fundamentais para o bom funcionamento do projeto. “Nós não conseguiríamos fazer o que fazemos sem o suporte de nossa comunidade. Na verdade, não teríamos razão para fazer isso se não fosse nossa comunidade”, diz o site.

LEIA MAIS
Tribo Viva: orgânicos e consumo colaborativo para mudar a cara do País
LEIA MAIS
CSA Brasil: consumidores e agricultores unidos para a produção de orgânicos

Habitantes da cidade se engajam no projeto ao participar de um programa de assinatura para receber orgânicos frescos produzidos durante as estações, que funciona de abril a novembro. Outra forma de ajudar é participar de visitas na propriedade, para entender como funciona o cultivo de orgânicos.

O projeto também oferece um programa de educação específico para crianças. O objetivo é que os pequenos realmente sujem as mãos de terra e se conectem com a produção de alimentos, para reforçar a importância da alimentação saudável e das escolhas de vida que respeitem o meio ambiente. Os estudantes participam de atividades para aprender sobre composição e fertilidade do solo e anatomia das plantas, por exemplo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence