Festival debate a relação entre mulheres e bicicleta
iStock_000083650207_Large bicicultura 2016
Foto: iStock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

Festival debate a relação entre mulheres e a bicicleta

Diana Assennato em 24 de maio de 2016

Entre os dia 26 a 29 de maio, São Paulo recebe mais uma edição do Bicicultura, um dos maiores festivais de mobilidade urbana e cicloativismo do país. Além de divulgar, debater e fomentar o uso da bicicleta em grandes centros urbanos, a edição deste ano promete abordar o tema sob a ótica feminina e mostrar as possibilidades de empoderamento proporcionadas pela cultura da bicicleta. O festival tem uma programação especial gratuita focada em mulheres e bicicleta, com atividades espalhadas pela Galeria Olido, Theatro Municipal e Praça das Artes, no centro da cidade.

As atividades são divididas em internas (que exigem inscrição prévia) e externas. Toda a programação tem entrada franca e é formada por palestras com convidados internacionais, painéis, oficinas e mesas de debate com especialistas.

Além da palestra magna de abertura do festival no dia 26, com o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o Bicicultura também recebe o arquiteto colombiano Jaime Ortiz, criador das ciclovias de Bogotá; Lake Sagaris, PhD em Planejamento Urbano pela Universidade de Toronto e profissional conhecida por seu trabalho de criação de ciclovias em Santiago; e Russell Meddin, considerado o guru dos sistemas de bicicletas compartilhadas no mundo, que irá falar sobre o “World Bike Sharing Map”, plataforma com a maior base de dados sobre todos os sistemas de bicicletas compartilhadas do mundo.

Na rua e de graça

Um dos grandes destaques da programação de rua é a 1ª Mostra de Vídeos e GIFs do Bicicultura, que acontece na noite do dia 26. No dia 27, está prevista uma bicicletada noturna. No dia 28, acontece o campeonato de BMX de rua, na Praça Ramos (lateral do Theatro Municipal), que vai reunir os melhores atletas da modalidade do Brasil.

Na programação ainda estão a Etapa do Circuito Nacional de BMX Flatland, Atravecity (gincana de bicicleta em que os participantes percorrem a cidade completando provas), Bike Polo e shows. Para ajudar a montar a sua agenda, separamos algumas palestras e atividades que você não pode perder sobre mulheres e bicicleta:

Quinta-feira, 26/5

Painel – Mulheres e a experiência urbana: ativismos e direito à cidade

Local: Sala Olido
Horário: 16h às 17h30

A grande pergunta deste painel é: por que o gênero determina limites e possibilidades das mulheres no espaço público? Mediada pela cientista social e pesquisadora na área de gênero e mobilidade urbana Marina Harkot, a mesa pretende debater questões como o acesso democrático à cidade com a participação de militantes feministas e de outros movimentos sociais urbanos.

Oficinas de mecânica básica para mulheres

Pedal das Gurias (exclusiva para mulheres)

Local: Espaço Mão na Roda – Praça das Artes
Horário: 13h30 às 14h

Sua Bici seu Mundo (exclusiva para mulheres)
Local: Espaço Mão na Roda – Praça das Artes
Horário: 14h às 15h30

Sexta-feira, 27/5

Palestra Magna – Ativismo, bicicletas e o empoderamento feminino e local

Local: Praça das Artes – Hall
Horário: 9h30h às 11h

A escritora e jornalista Lake Sagaris irá compartilhar a sua vivência utilizando métodos de pesquisa de ação participativa e parcerias entre comunidade e governo. O objetivo do seu trabalho é promover o uso de meios de transportes mais sustentáveis, com forte ênfase na justiça social, inclusão e resiliência. Ela também se dedica a pesquisar a relação entre a participação dos cidadãos no transporte urbano e a democracia.

Leia também:
Infográfico: Como andar de bicicleta em grandes cidades
Conheça sete serviços para viver sem carro
Usar bicicleta é seis vezes mais barato do que andar de carro

Sábado, 28/5

Reunião Aberta – Escola Bike Anjo Mulheres

Local: Olido – Sala de Ensaio Café
Horário: das 14h às 15h30

grupo de mulheres posando com suas bicicletas

Grupo de “Bike Anjas” Foto: divulgação

O Bike Anjo é uma rede de ciclistas experientes e apaixonados por bicicleta que ajudam mais pessoas a terem boas experiencias ao pedalar na cidade. Já falamos deles por aqui. Com um serviço gratuito, os bike anjos ensinam como se comportar no trânsito, melhores trajetos, noções de legislação do ciclista e cuidados básicos.

Domingo, 29/5

Painel – Bicicleta e a imprensa

Local: Praça das Artes – Hall
Horário: 11h30 às 13h30

Como é a relação da bicicleta e da ciclomobilidade com a imprensa? Qual o papel da internet, das novas mídias e plataformas no cenário atual? A mesa será mediada pelo jornalista, historiador e consultor de políticas de mobilidade urbana Daniel Guth, que desde 2008 atua com gestão de projetos especiais para mobilidade urbana e promoção do uso de bicicleta no Brasil. Os convidados são Kelly Hekally (Ciclovida/ Fortaleza), Rafael Italiani (Jornalista/ São Paulo), Renata Florentino (Rodas da Paz/Brasília), Renata Falzoni (Bike é Legal/ São Paulo), Nina Tangerina (Blogueira e documentarista).

Confira a programação completa aqui e bom pedal!

Bicicultura 2016
O Bicicultura, maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, acontece entre 26 e 29 de maio de 2016 em São Paulo. Organizado pela sociedade civil, busca ser o expoente máximo da bicicleta em todas as suas vertentes: cultural, social, política, artística, econômica e ambiental.
Starts: 05/26/2016 09:30 am
Ends: 05/29/2016
Duration: 20 hours:
Galeria Olido, na Praça das Artes e no Theatro Municipal, no centro de São Paulo.
São Paulo, SP
BR
Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence