Floresta flutuante em Nova York vai fornecer alimento gratuito
floresta
Foto: Divulgação
Sustentabilidade > Na Rua

Floresta flutuante em Nova York vai fornecer alimento gratuito

Camila Luz em 27 de junho de 2016

Os portos de Nova York, nos Estados Unidos, ganharam nova função: receber uma floresta flutuante que irá fornecer alimentos gratuitos e fresquinhos para a população. Mais de 80 tipos serão cultivados no espaço itinerante.

A barca, chamada Swale, mede 24×9 metros. Ela utiliza a água do rio para cultivar o solo. O líquido é filtrado por vegetações próprias de áreas úmidas, que podem fornecer água para outras plantas. Além disso, as espécies plantadas são perenes e possuem longo ciclo de vida, reduzindo a necessidade de manutenção.

Segundo o site oficial do projeto, comida fresca e saudável deve ser um serviço público, e não um produto caro. “Swale, um projeto alimentar colaborativo flutuante, é dedicado a repensar e desafiar a ligação de Nova York com o meio ambiente”, diz a plataforma online.  “Funcionando como escultura e ferramenta, fornece comida gratuita e saudável na intersecção entre arte e serviço público”.

O objetivo é reforçar a ideia de que a água é um bem comum. Para a artista Mary Mattingly, criadora da floresta flutuante, comida fresca deve ser um bem comum também.

Por que uma floresta flutuante?

Uma floresta que forneça alimentos de forma gratuita simplesmente não pode existir em terra firme na cidade de Nova York. Mary Mattingly, em entrevista ao site City Lab, explicou que essa prática é proibida por lei. “A lei data de meados do século 19, quando um certo ideal de beleza estava sendo estabelecido”, diz. “Após a criação dos parques urbanos — Central Park em 1857, Prospect Park dez anos depois — planejadores queriam manter um senso de ordem, e temiam que o fornecimento de alimentos em público destruíssem uma paisagem perfeita”, completa.

Desde então, o ideal de espaço público evoluiu. Antes, devia ser decorativo. Hoje, deve ser produtivo. Com a floresta flutuante, Mary pretende reforçar a ideia de que a cidade pode fornecer serviços públicos eficientes aos seus moradores sem muito esforço.

floresta flutuante de perto

Foto: Divulgação

Leia mais:
Orgânicos custam menos em feiras e grupos de consumo Indiano ensina a plantar floresta densa em espaço reduzido

O conceito da Swale vem de um projeto iniciado por Mary em 2009, chamado Waterpod. Ela e outras quatro pessoas viveram por seis meses em uma embarcação que continha um ecossistema autossuficiente. “Queria provar que é possível existir de um jeito independente da cadeia global de fornecimento”, afirma. A artista e seus companheiros cultivavam a própria comida no barco e utilizavam energia solar.

Para criar o Swale, Mary entrou em contato com o artista e permaculturista Casey Tang. Outras pessoas também são convidadas a participar do projeto, como artistas, engenheiros, estudantes e quem mais queira ajudar.

No site oficial, é possível se tornar um patrocinador. Em troca de doações, que se destinam a causas específicas, o doador recebe brindes que variam de acordo com a quantia fornecida. É possível contribuir com valores entre US$ 5 e US$ 5.000.

floresta flutuante com prédios de NY de fundo

Foto: Divulgação

Comida é um direito humano

Para Mary, Swale é uma peça de arte funcional que pretende explorar novas formas de vida. Deverá motivar a colaboração mútua e suporte entre as pessoas. Sobretudo, seu objetivo é reconsiderar o sistema de alimentos, para estabelecer a ideia de que comida é um direito humano e deve estar disponível de forma gratuita no espaço público.

Em Seattle, também nos Estados Unidos, a mesma ideia está sendo aplicada, mas fora da água. A Beacon Food Forest ocupa uma área do Seattle City Park. Desde 2012, alimenta moradores. Voluntários cultivam sementes e árvores de forma sustentável. Mais de 200 tipos de alimentos frescos são produzidos na área. Seguindo o mesmo ideal, florestas públicas similares começam a aparecer em outras cidades do país, como Baltimore e Los Angeles.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence