A hidrelétrica na Suíça que fica abaixo da terra e estoca energia
hidrelétrica_Lindhal1
Imagem aérea da zona da hidrelétrica. Foto: Reprodução/GE Reports
Sustentabilidade > Na Rua

Conheça a hidrelétrica na Suíça que fica abaixo da terra e pode estocar energia

Pedro Katchborian em 13 de julho de 2016

Você pode nunca ter ouvido falar da cidade de Linthal, na Suíça, mas o local tem uma das maiores inovações quando o assunto é energia renovável. A cidade abriga uma hidrelétrica que fica abaixo da terra e pode fornecer energia para 1 milhão de pessoas. O detalhe é que a hidrelétrica pode funcionar como uma bateria gigante, utilizando água para literalmente guardar eletricidade.

gif mostrando interior de montanha com hidrelétrica

Foto: Reprodução/GE Reports

A hidrelétrica usa dois reservatórios de água, localizados em alturas diferentes. Quando é necessário usar energia, a água vai do reservatório mais alto para o mais baixo, passando por turbinas no caminho, que giram e geram eletricidade. Ou seja: ela usa apenas a gravidade para funcionar.

À noite ou em tempos em que a demanda é baixa, a sobra de eletricidade é utilizada para reverter as turbinas, que jogam a água de volta para o reservatório mais alto, guardando a energia para uso futuro. “É como se o sistema estivesse recarregando o reservatório mais alto”, diz Maryse François, da General Eletric, no site da empresa, que é responsável pela tecnologia. “O sistema se torna uma bateria gigante e natural, pronta para ser usado quando necessário”, afirma. A tecnologia monitora com precisão o excesso de eletricidade na rede, movendo apenas a quantidade certa na direção certa.

A planta usa dois lagos das montanhas dos Alpes Suíços, separados por 600 metros de distância verticalmente e conectados por um túnel. A água passa entre o lago Mutt (mais alto) para o lago Limmern (mais baixo), que pode guardar 23 bilhões de galões de água. A eficiência da planta é de 80% — ou seja, apenas 20% da força gerada é utilizada para levar a água de volta para o lago mais alto.

Leia mais:
Como o Brexit pode impactar a sustentabilidade no Reino Unido
Mais de 8 milhões de pessoas estão empregadas por energias renováveis

Quando estiver operando em suas totais condições, a planta vai gerar 1,450 megawatts, o suficiente para dar energia para 1 milhão de casas. Essa capacidade pode ser comparada a de plantas nucleares que são utilizadas na Alemanha, sendo que as plantas nucleares não tem a capacidade de guardar energia.

Além da hidrelétrica em Linthal, a General Eletric está envolvida com projetos similares em Nant de Drance, também na Suíça, e em Tehri, na Índia. François também fala sobre o potencial dessa tecnologia: “Combinada com a tecnologia correta, a hidrelétrica é uma das mais poderosas ferramentas para a energia renovável“.

Hidrelétrica segue tendência europeia da energia limpa

A Suíça segue a tendência europeia da energia renovável. Em maio de 2016, a Alemanha conseguiu produzir tanta energia sustentável que as pessoas receberam dinheiro para usar energia durante algumas horas. A missão do país alemão é chegar a 100% de energia limpa até 2050.

torres de energia eólica e por do sol de fundo

Foto: Istock/Getty Images

A Dinamarca é outro exemplo europeu da energia sustentável. No país, a energia eólica já chegou a produzir mais eletricidade do que o país consome. A solução encontrada foi exportar o excesso para Alemanha, Noruega e Suécia.

Outro país que tem batido recordes de energia sustentável é Portugal. Em maio de 2016, a rede elétrica portuguesa funcionou por quatro dias abastecida apenas com energias renováveis.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence