60% dos primatas estão ameaçados de extinção, diz estudo
primatas
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

60% dos primatas estão ameaçados de extinção, diz estudo

Kaluan Bernardo em 20 de janeiro de 2017

Ao menos 60% dos primatas estão ameaçados de extinção. É o que indica um novo estudo, publicado na revista Science Advances, e realizado por uma equipe de 31 pesquisadores. O número é bem pior do que em décadas recentes e os grandes culpados são a devastação causada pela agricultura, as caças e a mineração.

“Acredito que teremos um bom número de extinções nos próximos 50 anos se as coisas continuarem desse jeito”, comentou Anthony B. Rylands, um cientista sênior da Conservation International, co-autor do estudo, ao jornal The New York Times.

primatas

Foto: Istock/Getty Images

As espécies que estão com mais chances de sobreviver são justamente as que não são muito específicas e têm a evolução mais flexível. Infelizmente, são minoria. Gorilas, chimpanzés, bonobos, gibões e orangotangos estão ameaçados. “É pior do que pensamos 10 anos atrás”, comentou Katherine C. MacKinnon, antropóloga na Saint Louis University e uma das autoras do estudo, ao The New York Times.

A caça é especialmente trágica em regiões como África oriental, na qual mercados locais demandam carne de primatas. “As florestas ainda estão de pé, mas eles atiraram em tudo dentro delas”, comentou Rylands. O incentivo não é só local. Países como China, por exemplo, compram os animais mortos por acreditar que eles têm poderes de cura.

Na Amazônia a ameaça é a atividade agropecuária. Florestas devastadas para plantações de soja e criação de gado ameaçam os primatas. Em Madagascar, as florestas dão lugar ao cultivo de arroz.

Até mesmo os celulares entram na conta. Em países como o Congo, no quais trabalhadores mineram em busca de coltan e cobalto — materiais usados na fabricação de baterias de lítio –, as pessoas ainda se alimentam principalmente de carne de primatas.

Algumas das espécies restantes sobrevivem em apenas algumas dezenas de animais.

Além de questões éticas, a sobrevivência dos primatas é importante para a manutenção do ecossistemas. Eles são importantes na polinização de árvores, por exemplo. Além disso, os primatas — na Terra há mais de 80 milhões de anos — nos ajudaram muito a entender o ser humano, principalmente em aspectos neurológicos. Se eles se extinguirem, perderemos oportunidades únicas de estudos.

“É preciso parar de caçá-los e dar-lhes um lugar para viver”, disse Rylands. Algumas comunidades podem lucrar mais no longo prazo promovendo o turismo sustentável em florestas do que devastando-as para agricultura, defende o pesquisador.

Descobertas de novas espécies de primatas ajudam na pesquisa

Ao todo são 505 espécies de primatas no mundo — 85 identificadas desde 2000. Ainda deverão ser anunciadas novas sete em 2017. Há uma certa pressa em catalogar as espécies justamente porque elas estão sendo extintas e poderão sumir do mundo sem sequer sabermos de sua existência.

LEIA MAIS
Girafa, raias e tubarões: animais ameaçados de extinção em 2016
LEIA MAIS
Contaminação e clandestinidade: os riscos para o Aquífero Guarani

Algumas dessas espécies estão na Terra há milhões de anos e, embora pareçam muito similares entre si, têm importantes mutações no DNA que nos ajudam a entender a evolução das espécies. A pesquisa foi considerada histórica. “É alarmante sem ser alarmista”, comentou Anne D. Yoder, diretora do Duke Lemur Center, braço de biologia da Universidade Duke, e que não participou do estudo, ao New York Times.

Não se sabe ao certo quantas espécies o ser humano já extinguiu. Estima-se, por exemplo, que desde que a raça humana surgiu, já foram eliminadas 17 espécies de lêmures. Outras, como o gibão branco e o colobus vermelho, também nunca mais foram vistos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence