Caça ilegal de animais é tema da Semana do Meio Ambiente 2016
semana-mundial-meio-ambiente
foto: iStock, Getty Images.
Sustentabilidade > Na Rua

Caça ilegal de animais selvagens é tema da Semana do Meio Ambiente 2016

Camila Luz em 24 de maio de 2016

Desde 1972, o dia 5 de junho também é  conhecido como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, ocupa hoje uma semana inteira.

Por isso, todos os anos, durante a primeira semana do mês de junho, países se organizam para promover eventos que conscientizem a sociedade sobre a importância da sustentabilidade. Em 2016, o foco será a caça ilegal de animais selvagens, como rinocerontes e tigres.

Já nas décadas de 70 e 80, logo após ser criada, a data ajudou a alavancar discussões e a gerar uma dinâmica política em torno de problemas como a destruição da camada de ozônio, produtos químicos tóxicos, desertificação e aquecimento global.

Em 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que todo o território nacional deve promover a Semana do Meio Ambiente. Nas décadas seguintes, mais países aderiram e se revezaram para sediar as celebrações oficiais. México, Suécia, Coréia do Sul e África do Sul foram alguns dos anfitriões na década de 90. Os principais focos foram o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas.

Em 2016, Angola, na África, será ao país-sede das comemorações. O tema do ano foi escolhido em razão da caça ilegal de rinocerontes neste país. O chifre desse animal é usado em forma de pó para fazer remédios que aliviam a febre e tratam outras doenças.

Angola como país-sede

Segundo o site oficial da Semana Mundial do Meio Ambiente, promovida pela ONU, Angola é um pais que busca restaurar suas manadas de elefantes e conservar sua vida selvagem rica em biodiversidade. O país está se reerguendo após mais de um quarto de século de guerra civil.

Angola

Angola. foto: iStock, Getty Images.

O comércio ilegal de animais selvagens é um crime que prejudica não só a natureza, mas também a economia e a segurança dos países – principalmente dos que estão em desenvolvimento. “O comércio ilegal de animais selvagens, em particular o comércio de chifre de marfim de rinocerontes, é um grande problema no nosso continente”, disse a ministra angolano do Meio Ambiente, Maria de Fátima Jardim em comunicado.

“Ao hospedar este dia de celebração e conscientização, pretendemos enviar uma mensagem clara de que tais práticas, em breve, serão erradicadas”, concluiu.

Como você pode ajudar a promover a Semana do Meio Ambiente?

A Semana do Meio Ambiente pode ser celebrada de diversas maneiras: por meio de exibições artísticas, festivais de cinema, competições, teatro, poesia, flash mobs, engajamento nas redes sociais e atividades esportivas.

No site oficial do evento, a ONU dá um passo a passo explicando como cada indivíduo pode fazer sua parte.

1 – Construa um time

montar um time semana para a semana mundial do meio ambiente

foto: iStock, Getty Images.

Convide familiares, amigos, grupos ambientais, membros do governo local e pessoas da sua comunidade para organizar um evento com você. Juntos, pensem em como ele deve funcionar e qual deve ser seu foco.

2 – Se informe

Descubra quais serão os eventos internacionais, nacionais, regionais e locais para a Semana do Meio Ambiente. No Twitter, siga a hashtag #worldenviromentday e cheque o site oficial.

3 – Apoie o tema

Busque por maneiras divertidas e interessantes de linkar suas atividades com o tema oficial de 2016. Pense em mensagens fortes que vão atrair atenção e motivar os outros a se envolverem com ele.

4 – Faça um plano

Planejar com cuidado é essencial. Bole um plano de ação com um cronograma para concretizar todos os passos até o dia 5 de junho. Se você está planejando um evento público, verifique se precisa pegar autorização com autoridades locais. Procure por parceiros e patrocinadores para organizar e fornecer materiais, como logos e cartazes.

5 – Chame bastante gente para celebrar!

Celebrar sozinho não faz sentido. Registre-se no site oficial da Semana Mundial do Meio Ambiente e atraia mais pessoas para participar da sua atividade. O engajamento de outros indivíduos no esforço feito por você para proteger o planeta fará a diferença.

site da semana mundial meio ambiente

foto: reprodução

 

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence