O que a vitória de Trump significa para a tecnologia e meio ambiente
Donald Trump
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

O que a vitória de Donald Trump significa para a tecnologia e meio ambiente

Kaluan Bernardo em 10 de novembro de 2016

Donald Trump será o presidente dos Estados Unidos da América pelos próximos quatro anos. A maioria das pesquisas eleitorais apontavam um resultado favorável a Hillary Clinton e por isso a votação final surpreendeu muita gente. Sua vitória está causando discussões, tensões e aflições nos mais diferentes campos humanos. A tecnologia e o meio ambiente são dois deles.

Trump é uma ameaça ao meio ambiente?

“O conceito do aquecimento global foi criado por e pelos chineses para deixar a fabricação dos Estados Unidos não competitiva”, tuitou Donald Trump em 2012, ignorando todo o consenso científico de que o mundo está sim ficando mais quente e os humanos são responsáveis por essas mudanças.

“O que ele [Trump] planeja parece um desastre absoluto para o planeta (e para as pessoas nele). Especialmente, todo o progresso frágil porém importante que foi feito em relação ao aquecimento global nos últimos anos, está agora sob o risco de ser mandado para o inferno”, escreveu Brad Plumer, um dos editores do site Vox.

Não é exagero. Além de descreditar uma das mais importantes discussões ambientais em voga, Trump já ameaçou descartar os planos de expansão de energia limpa dos Estados Unidos; sinalizou que acabaria com o Departamento de Proteção Ambiental; e considerou cortar os gastos federais em energias renováveis.

A vitória de Trump trouxe grandes preocupações em Marrakesh, onde acontece, até 18 de novembro, a Cop 22, evento da ONU para países darem prosseguimento ao Acordo de Paris e reduzirem em 70% as emissões de gases poluentes.

Durante sua campanha, o novo presidente dos Estados Unidos disse que cancelaria a participação do país no acordo. “Qualquer regulação que seja atrasada, desnecessária, ruim para os trabalhadores ou contrária aos interesses nacionais será descartada completamente”, comentou em discurso se referindo ao Acordo de Paris.

LEIA MAIS
Arquitetos mexicanos mostram que muro de Trump é inviável e megalomaníaco

Tecnicamente, ele não pode simplesmente sair do acordo. “No momento em que 103 países que representam a emissão de 70% dos gases de efeito estufa ratificaram o acordo de Paris, ele não pode revertê-lo, diferentemente do que ele disse”, afirmou Segolene Royal, ministra francesa de Meio Ambiente e presidente em fim de mandato do fórum da ONU, à rádio francesa RTL. Teremos que esperar para ver o desfecho dessa história.

Trump é um “analfabeto tecnológico”?

O site holandês The Next Web publicou um artigo chamando Trump de “o presidente mais analfabeto tecnológico” do mundo; o blog Gizmodo questiona se Trump sequer já usou um computador; e, segundo a página TechCrunch, investidores na área de tecnologia estão perdendo a cabeça.

Trump deixou várias pistas de que sua relação com a tecnologia não é das mais próximas. A Bloomberg diz que ele não usa e-mail e sequer anda com um celular. Segundo o The New York Times, em 2007 Trump afirmou não ter um computador nem em seu escritório. Em outro momento, ele chegou a sugerir que militares se comunicassem por cartas escritas.

Em um dos debates, ele fala que “devemos nos preocupar com ‘o cyber'” de uma forma um tanto vaga, sem conseguir definir qual exatamente é sua preocupação com o mundo digital. Em outro momento, ele disse que conversaria com Bill Gates e outras pessoas para fechar a internet em “certas áreas” — crendo que o criador da Microsoft é capaz de desligar a web ou algo do tipo.

Diversas empresas de tecnologia têm funcionários estrangeiros. Estima-se que 51% das startups bilionárias dos Estados Unidos tenham sido fundadas por imigrantes. Em uma série de mudanças de opinião, Trump não mostrou muito interesse em dar vistos a imigrantes altamente qualificados. No geral, preferiu dizer que priorizaria trabalhadores estadunidenses.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence