UseBike: aplicativo para rotas de bicicleta
usebike_aplicativo para bike
Foto: IStock/Getty Images
Sustentabilidade > Na Rua

UseBike: o aplicativo para ciclistas que vai além do ponto-a-ponto

Diana Assennato em 9 de junho de 2016

Uma das primeiras perguntas de quem começa a pedalar por grandes centros urbanos costuma ser: “mas qual é o melhor aplicativo para andar de bicicleta pela cidade?” A verdade é que até pouco tempo atrás não existia nenhum app realmente bom para traçar rotas seguras para ciclistas.

O próprio Google Maps, por exemplo, só começou a mostrar caminhos para bicicletas há pouco mais de um ano, mas não sem alguns problemas. Muitas vezes as rotas sugeridas desconsideram ruas que são contramão ao valorizar o caminho com a menor inclinação possível, o que pode deixar o trajeto mais perigoso.

O UseBike, aplicativo lançado este ano por um grupo de quatro amigos, pretende ser “o waze das bicicletas” e quer criar um ecossistema geolocalizado para ajudar o ciclista urbano a se locomover com conforto e segurança.

screenshot do mapa do aplicativo para bike

Foto: Divulgação

Bicicleta muito além do ponto-a-ponto

Ao escolher o seu destino, o app traça as melhores rotas e reúne uma série de opções baseadas em tempo médio de deslocamento, grau de inclinação do trajeto e distância total. Ao escolher a opção desejada, o usuário pode escolher acrescentar outras camadas de informação ao mapa, como pontos para estacionar a bicicleta (paraciclos e bicicletários), prestadores de serviço, estabelecimentos que são bike-friendly, como lojas, bike-cafés bares, restaurantes, lojas, mercados, centros de cultura e lazer espalhados pela região.

O app também ajuda a encontrar os principais tipos de serviço que podem salvar sua bicicleta em uma emergência, como oficinas e lugares para tomar uma ducha para não chegar suado ao seu compromisso.

O ciclista também pode escolher fazer o caminho pelo maior número de ciclovias possível ou desabilitar por completo essa opção, para priorizar rotas mais rápidas, compartilhadas com carros. Para quem não tem bicicleta, o sistema também oferece os principais programas públicos de localização de bikes compartilhadas.

screenshot das opções de rota do aplicativo para bike

Foto: Divulgação

Um mapa de ciclistas para ciclistas

Um dos diferenciais do UseBike é a colaboração. A empresa está construindo uma grande base de dados abertos, compartilhados pela comunidade de ciclistas que usam o app. Cada usuário tem um papel fundamental na construção de uma cidade melhor, seja sugerindo um ponto, enviando um alerta ou simplesmente usando o aplicativo em seus deslocamentos diários de bicicleta.

Leia também:
Andar de bicicleta é seis vezes mais barato do que carro
Bike Anjo ajuda quem quer aprender a pedalar em segurança na Cidade
Sete serviços para viver sem carro

A startup já tem parcerias com outras entidades, como as “bikes do Itaú”. O app não só mostra os pontos de aluguel das laranjinhas, como também quantas bicicletas estão disponíveis e quantas vagas estão liberadas. Tudo isso em tempo real.

Hoje o sistema já tem quase 400 estabelecimentos cadastrados, 14 mil pontos de aluguel, 3.200 pontos de serviço e oficinas e mais de 400 “vagas” para estacionar a sua magrela.

Como começar a pedalar em grandes cidades

Um dos maiores medos na hora de pedalar pela cidade em pleno dia de semana é a segurança no trânsito. Sim, é preciso ter medo, pois ele é mesmo caótico, mas a única forma de não se deixar paralisar é subir na bicicleta e começar a pedalar.

Peça ajuda de amigos que já pedalam ou entre em contato com grupos de bike anjo para ganhar confiança no começo. Estude o mapa da sua casa até o trabalho e analise todas as possibilidades.

Se quiser mais dicas, dê uma olhada neste infográfico que preparamos com o passo-a-passo para quem quer começar a andar de bicicleta.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence