Empresa holandesa cria casa de papelão prática e sustentável
wikkelhouse_casa-de-papelao
Foto: Divulgação
Sustentabilidade > Negócios

Empresa holandesa cria casa de papelão prática e sustentável

Camila Luz em 7 de setembro de 2016

O estúdio de design holandês Fiction Factory projetou uma casa de papelão sustentável que pode ser montada em apenas um dia. Chamada de Wikkelhouse, promete ser durável e adaptável, atendendo todas as necessidades do cliente.

O protótipo é predominantemente feito de pedaços de papelão. São 24 camadas do material, coladas por uma cola de alta resistência. Elas formam blocos de 1,2 metros de largura, que podem ser usados ou não. Quanto mais blocos, maior é a casa. O mínimo são três, mas a quantidade pode ser infinita.

A construção é prática e pode ser facilmente transportada. Além disso, tamanho e formato são definidos pelo cliente. As camadas de papelão são enroladas em torno de um molde. “Você pode mover a casa para diferentes locais se necessário, ou aumentar o tamanho adicionando mais segmentos”, diz o site oficial da empresa holandesa.

casa de papelão sendo construida

Processo de colagem de material para produção dos blocos. Foto: Divulgação

Por que usar papelão?

De acordo com a Fiction Factory, o protótipo é três vezes mais sustentável do que uma casa normal. O papelão usado para construir a Wikkelhouse é feito pela própria empresa, que garante a qualidade do material. “Por usar papelão como principal material de construção, Wikkelhouse é uma casa sustentável de ponta com um belo design e força construtiva excepcional”, explica o site oficial.

O vídeo de divulgação também reforça que as árvores cortadas para construir as casas são substituídas por novas. Veja:

O papelão é coberto com madeira por fora, para deixar a estrutura mais resistente. Internamente, também há um revestimento personalizado, que pode ser feito de madeira ou de outros materiais escolhidos pelos moradores. Essa finalização garante que a casa seja resistente às chuvas, ao frio e a outras condições naturais, pois o papelão é um excelente isolante térmico.

Onde posso colocar a casa de papelão?

Em qualquer lugar. Assim que a Fiction Factory termina de construir a casa de papelão, ela é transportada até o local escolhido pelo cliente, como uma praia, a beira de um rio, o interior de um barco, o topo de um prédio ou até mesmo dentro de um escritório.

A casa também tem alta durabilidade. “Atende ao critério de habitação temporária ou permanente”, disseram os designer responsáveis ao site Deezen.

Pode ser três vezes mais durável do que uma construção tradicional tem uma vida útil prevista de pelo menos 50 anos.

A Wikkelhouse é feita para acomodar cozinha, banheiro e quartos, sendo assim totalmente funcional. Os clientes podem customizar a casa de acordo com suas preferências, escolhendo como será a parede interior e o design do piso, assim como fachadas envidraçadas ou não.

Para garantir a alta qualidade das casas, são fabricadas apenas 12 por ano, que por enquanto são entregues apenas na Europa. Custam a partir de US$ 28 mil.

Papelão em todo lugar

Objetos funcionais feitos de papelão estão ficando cada vez mais populares entre designers do mundo todo. Projetos recentes incluem um carro japonês, uma catedral e uma bicicleta.

Leia mais:
Ikea lança coleção de móveis feitos de materiais reciclados
Aqua, a casa sustentável que pode ser desmontada em poucas semanas
MateriaBrasil, o design sustentável e a biblioteca de materiais conscientes

Aqui no Free the Essence, falamos sobre uma bateria de papelão acústica e prática, que pode ser usada tanto por profissionais, quanto por iniciantes. Ela tem a vantagem de ser mais barata do que as tradicionais, menos barulhenta e fácil de transportar. Leia o artigo completo para conhecer os pontos positivos do DRUMKIT.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence